Marketing Digital 19/03/2012

Você acredita mesmo que o seu negócio pode ter sucesso?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O fato de agora estar a tentar aprender um pouco mais sobre empresários de sucesso nas últimas semanas tem me feito aprender um pouco mais sobre a forma como eles pensam nas suas ideias de negócio e como eles vêm as suas empresas. Tenho tentado responder a uma pergunta bastante simples: O que diferencia um empreendedor bem sucedido de outro que tenha fracassado? Afinal de contas, os dois têm objetivos em comum. Querem ter mais clientes ou pretendem ganhar uma posição de destaque no mercado. Então, afinal, o que faz com que um consiga ficar para a história e outro fique pelo caminho?

Essa pergunta também tentei responder enquanto era mais novo e praticava tênis. Tentava entender a razão de um jogador ter mais sucesso que o outro. Afinal de contas, todos treinávamos o mesmo e não havia segredos a nível técnicos, já que a informação em livros e sites era igual para todos. Com o tempo, fui entendendo que havia um fator que distinguia os melhores dos demais. E esse mesmo fator também está presente nos empresários de sucesso: é o acreditar que o seu negócio pode ter sucesso. É essa força mental que fez com que Steve Jobs fique para sempre recordado na história, ao contrário do seu sócio Stephen Wozniak, por exemplo, que será apenas lembrado como um dos fundadores da Apple e pouco mais.

negócio de sucesso

VOCÊ ACREDITA NO QUE ESTÁ FAZENDO?

Medir se acredita mesmo no que está fazendo não é fácil. É difícil conseguir dizer se você está com mais vontade do que o seu principal concorrente ou se quer pedalar mais para chegar aos seus objetivos do que a maioria dos trabalhadores da sua área. Terá sempre que ser uma análise pessoal. Contudo, existem alguns indicadores que o podem ajudar a entender até que ponto você está acreditando no seu projeto. Em outro artigo, perguntei ao leitor se estava preparado para iniciar um projeto. Mas no texto de hoje vou um pouco mais longe. Neste artigo pretendo fazer perceber ao leitor se está realmente motivado para levar a sua ideia de negócio ao sucesso e entender se tem feito o suficiente para atingir determinadas metas.

ACREDITAR É PRECISO, MAS TRABALHAR É AINDA MAIS NECESSÁRIO

Ao querer ter sucesso, quer seja com um simples blog ou com uma startup, acreditar que irá atingir o topo é algo indispensável. Na verdade existem muitos sonhadores, mas muitas pessoas têm dificuldade em transformar os seus sonhos em algo real. “Eu tenho tanta vontade de criar este produto inovador, mas na verdade não tenho muito tempo para isso”. Esta frase é bastante comum e é a forma mais simples de fugir de uma responsabilidade muito grande, como a de criar um produto ou serviço que faça a diferença na sociedade.

Em outros posts do blog, expliquei o que era necessário para criar um plano de negócios ou o que é necessário para iniciar um negócio de freelancer. Mas isso são apenas os primeiros passos. É preciso que comece a transformar todas as suas intenções em algo real. Faça daquele seu pequeno projeto da faculdade em algo muito maior do que uma ideia cheia de boas intenções, mas que acabou por não sair do papel.

QUAIS SÃO AS SUAS METAS PARA O SEU PROJETO NOS PRÓXIMOS ANOS?

Outra das formas de você ver se está mesmo empenhado e focado no seu projeto é verificar se tem pensado no que pretende para os próximos anos. Pretende ter pessoas a trabalhar consigo? Quantos clientes quer ter? O que vai fazer de inovador nos próximos tempos? Saber olhar para o futuro e conseguir visualizar aquilo que o seu projeto vai se transformar é essencial. Por vezes grandes ideias surgem por acaso, mas a maioria delas são pensadas e concretizadas conforma a vontade dos seus criadores.

Quando definimos os objetivos para a Escola Freelancer em 2012, de certa forma desenhamos uma importante fatia do nosso futuro. Sabemos quantos ebooks e cursos pretendemos criar. Podemos nem sequer conseguir finalizar todas as nossas metas, mas pelo menos grande parte delas serão com certezas concretizadas. O pior que podíamos fazer era mesmo andar à deriva e não definir um caminho. Se o fizéssemos, com certeza seria um ano desperdiçado e sem novidades para os nossos leitores.

VOCÊ ESTÁ SEMPRE TENTANDO INOVAR?

Há alguns anos que navego pela internet e procuro sempre por blogs que me possam ajudar a aprender um pouco mais. Alguns continuam me incentivando, enquanto outros acabam por se tornarem chatos e repetitivos. Mas porquê isso acontece? É que enquanto alguns estão sempre tentando inovar (alterando o layout, tendo autores convidados ou adicionando novas ferramentas), outros continuam fazendo o mesmo há anos.

Quem conhece o blog pela primeira vez, com certeza não sente essa monotonia, mas quem segue a página há vários anos fica saturado com tanta repetição. A sensação com que fico é que as pessoas não acreditam mais no seu projeto. Quem gosta realmente da marca que criou, estará sempre procurando por novas formas de agradar aos seus leitores. Recentemente, nas Escolas Plus apostamos um pouco mais no video, com a criação das EscolasTV. Entendemos que isso seria uma forma interessante e diferente de passar o conteúdo para os nossos leitores. Até podemos explorar os mesmos temas que escrevemos no blog, mas só o fato de fazermos um video e explicarmos de forma inovadora o mesmo assunto aos nossos leitores, torna a ideia mais interessante.

COMO LIDA COM AS DESCULPAS?

“Eu tinha todas as condições para fracassar, por isso é que fui bem sucedido”. Esta frase explica bem qual o espírito que um empreendedor deve ter perante as dificuldades que vai enfrentar no dia-a-dia. Por mais que planeje ou que queira criar algo diferente, irão sempre existir problemas no seu trabalho. É aquele cliente que não paga a tempo. São as visitas do seu site que não crescem. São os emails que chegam a toda a hora. Mas aí dependerá sempre de você: vai usar as desculpas como um motivo para desistir ou vai utilizar as dificuldades para seguir em frente?

Uma das provas de que você não acredita no seu negócio é quando tudo é motivo para você não trabalhar. No livro de Gary Vaynerchuk, este empresário explica que se você quiser mesmo chegar ao sucesso no seu projeto, você encontrará sempre tempo. Mesmo que comece em part-time, a falta de tempo jamais poderá ser uma desculpa aceitável. “Eu não acredito que alguém não consiga três ou quatro horas do seu dia para trabalhar num negócio. Durma menos algumas horas ou veja menos televisão. Se você tiver mesmo vontade que isso aconteça, você vai encontrar tempo para isso”, referiu Vaynerchuk num dos trechos do livro. Por isso, aprenda desde cedo a lidar com as dificuldades e a usá-las a seu favor. Com certeza os seus concorrentes também tiveram problemas, mas eles continuam trabalhando.

E VOCÊ, ACREDITA MESMO QUE O SEU NEGÓCIO PODE TER SUCESSO?

A palavra acreditar será sempre algo muito vago, visto que não a podemos medir. Mas podemos tentar percebe-lo através de atitudes. Se tenho um amigo que diz que pretende ter sucesso na internet, mas que prefere ficar vendo TV do que produzindo conteúdo, consigo facilmente perceber que ele não acredita no sucesso do seu negócio. Por isso, se você prefere mesmo atingir o sucesso como afirma, mostre isso em atitudes. Só elas podem tornar uma ideia interessante em algo concreto.

E você, tem demonstrado que acredita no seu projeto? Quais têm sido as suas atitudes para se destacar no mercado?

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link