Marketing Digital 14/10/2011

10 vídeos TED que qualquer empreendedor devia ver

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quem gosta de passar horas por dia intermináveis no Youtube, com certeza já se encontrou algumas vezes alguns videos das conferências TED. Este site é um autêntica bíblia no que toca a novas ideias. Aliás, o slogan “Ideas worth spreading” resume bem o que podemos encontrar no TED. Nomes sonantes como Bill Gates, Seth Godin ou Chris Anderson são apenas alguns dos nomes que já passaram pelas palestras que são transmitidas para todo o mundo de modo gratuito. Apesar da oferta, existem pessoas a pagarem cinco mil dólares para poderem assistir às palestras ‘in loco’.

TED

Aconselho vivamente que veja todos os dez vídeos  e que tire as suas próprias conclusões. Todos eles contam histórias bastante diferentes: quais as novas tendências, como motivar as pessoas ou como pensam os consumidores na hora. Todos estes temas são importantes para qualquer freelancer ou que esteja a iniciar a sua própria startup. Caso não queira perder muito tempo (tem aqui quase 200 horas de video), leia o pequeno resumo e assista aos que mais lhe interessarem.

1. Simon Sinek

O que leva uma empresa como a Apple ou Martin Luther King a destacarem-se das outras pessoas do planeta? Porque são eles diferentes? Neste apresentação, Simon Sinek explica o que ela chama de “O círculo dourado”. Ou seja, o que leva algumas pessoas a terem sucesso e outras não. O palestrante demonstra que todos devemos olhar de dentro para fora, partindo de um objetivo bem claro, que depois irá dar origem a um resultado. Pegando novamente na Apple, ele acredita que a empresa primeiro acredita em fazer um design inovador para no fim pensar que deseja fazer um computador.

Outra das coisas que Simon Sinek refere é que o nosso cérebro controla grande parte das nossas decisões para adquirir um produto. Até aqui nenhuma novidade, mas o autor demonstra quais são essas partes e qual a forma de utilizar essas partes para potenciar os seus clientes a comprarem algo seu. Outro dos pontos falados por ele é o “Lei da difusão da inovação”, que explica como você deve conquistar um mercado e para que pessoas os seus produtos devem ser vendidos.

Frase marcante:

“As pessoas não compram o que fazemos, elas compram a razão porque o fazemos”

2. Adora Svitak

Esta “criança” de apenas 13 anos mostra-nos como o mundo dos adultos deveria dar mais asas à sua criatividade e ouvir um poucos mais as crianças. Para Adora Svitak, com o passar dos anos, as pessoas acabam ficando com traumas e experiências negativas, fazendo com que pensem duas vezes antes de começar qualquer coisa, o que faz com que percam grandes oportunidades.

Frase marcante:

“Talvez você tinha tido grandes planos, mas pararam, pensando: que é impossível ou que custa muito ou que não vai beneficiar a si próprio.”

3. Lary Lessig

Lary Lessig fala de um tema bastante polêmico nos dias de hoje e que deve interessar a todos os freelancers, principalmente aqueles que trabalham como jornalista ou fotógrafo: os direitos de autor. O palestrante explica que não poderemos ser tão rígidos ao ponto de proibir tudo mas nem tão permissivo ao ponto de deixar que se copie tudo. No fundo, apresenta uma solução que poderá de servir como solução para que se consiga avançar no tempo sem criar leias muito rígidas.

Frase marcante:

“Nossas crianças estão num crescente abolicionismo dos direitos dos autores, uma geração que rejeita a noção básica de para que serve o direito autorial”

4. Daniel Pink

Autor de diversos livros, Daniel Pink mostra-nos como a criatividade e a capacidade de improvisar são fundamentais nos dias de hoje. Ele explica também que as motivações monetárias dificilmente levam alguém a conseguir melhores resultados, bem pelo contrário, chegando muitas vezes a fazer com que os trabalhadores sejam menos produtivos. Daniel Pink explica que a evolução faz com que tarefas mais rotineiras comecem a ser feitas por software e que os grandes trabalhadores do futuro serão aqueles que conseguirem ter uma visão mais ampla e fugir ao óbvio.

Frase marcante:

“Os cientistas que têm estudado a motivação nos deram uma nova abordagem. É uma forma mais construída em torno da motivação intrínseca. Em torno de uma vontade de fazer as coisas porque elas importam, porque nós gostamos, porque são interessantes e porque são parte de algo importante.”

5. Seth Godin

Por melhor que seja o seu negócio, se não espalhar a ideia de forma correta dificilmente ela terá sucesso. Esta é a mensagem que Seth Godin tenta passar, falando de casos de sucesso e insucesso e explicando o porquê de isso ter acontecido. Ou por acaso você sabia que o pão fatiado não fez nenhum sucesso nos primeiros anos que foi comercializado, em 1910? Veja o vídeo e entende o porquê que a partir dessa altura o pão fatiado passou a ser comido por todos. No fundo, ele explica que precisamos de fazer algo diferente quando fazemos publicidade e fugir daquilo que é normal. Caso contrário, ninguém irá olhar para você.

Frase marcante:

“O fator que decidirá o que as pessoas falarão a seu respeito relativamente ao que você está fazendo, o que está mudando, o que está comprando ou o que está fabricando é: isto é notável?”

6.  Clay Shirky

Clay defende que as empresas e as pessoas não devem utilizar o seu tempo livre apenas para consumir ou para se divertirem, mas sim aumentarem a sua produtividade para ajudarem outras pessoas e criarem algo com valor para a sociedade. Ele também explica que muitas vezes, o ato da punição para proibir coisas que estejam erradas não levam empresas ao sucesso.

Frase marcante:

“Podemos ver que organizações criadas em torno da cultura de generosidade podem obter efeitos incríveis”

7. Chip Conley

O que podemos medir na nossa vida? Chip Conley, demonstra com dois exemplos do dia-a-dia que não é o valor do dinheiro ou outra coisa qualquer que possa ser mensurável que nos traz alegria, mas sim coisas como a felicidade é que nos podem tornar melhores pessoas neste mundo.

Frase marcante:

“Contamos números. Contamos com pessoas. O que realmente conta, é quando usamos nossos números para realmente levarmos em conta as pessoas com quem trabalhamos”

8. Malcolm Gladwell

Este animado apresentador ensina-nos um pouco do mundo dos negócios com a história de Howard Moskowitz. Ele explica que não devemos nos concentrar na perfeição de um produto, mas sim respeitar a diversidade e no meio da imperfeição e da perfeição, encontrar uma fórmula que respeite a diversidade de gostos, agradando a um maior número de pessoas.

Frase marcante:

“Ao abraçar a diversidade dos seres humanos, encontrámos um caminho mais garantido para a felicidade de verdade.”

9. Rory Sutherland

Rory mostra que para grandes campanhas de marketing não precisam de ter grandes custos para que sejam mais vistosas. O palestrante dá exemplos de empresas que mudaram apenas pequenos pormenores, de modo barato, mas que acabam por ficar na cabeça dos seus clientes.

Frase marcante:

“Aquilo que muda o nosso comportamento e muda nossa atitude com as coisas não é proporcional ao grau de despesas”

10. Jan Chipchase

Jan é um estudioso, que se dedica a estudar o comportamento das pessoas, tentando prever como pode ser o futuro. Ele explica que o celular será algo muito importante, visto que dentro de alguns o mundo inteiro terá condições de se comunicar. Depois do estudo, o jovem chegou a quatro conclusões:

Frase marcante:

“A rapidez das ideias será cada vez maior, os objetos móveis serão cada vez menores e com mais funções”

O que achou destes vídeos?

Se teve tempo para assistir aos vídeos, com certeza verificou que os temas variam bastante. Mas a verdade é que existem alguns pontos em comum que gostaria de ressalvar:

  • Faça notar-se. Seja diferente para que prestem atenção no que está dizendo
  • Analise os seus cliente e entenda como o seu público reage ao que você faz
  • Tente sempre antecipar as próximas tendências
  • Tenha sempre um cuidado quando ao fator social da sua empresa.
  • Ela não serve apenas para gerar dinheiroOs rendimentos nunca devem ser a sua motivação principal
  • Descubra o que o faz feliz

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.