Instagram 21/06/2018

Vídeos mais longos no Instagram são anunciados – conheça o IGTV

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Após diversos rumores que apontavam a inclusão de vídeos longos no Instagram em um futuro próximo, finalmente a rede social anunciou uma nova aba dentro do seu aplicativo dedicado aos vídeos: o IGTV. Funcionando como uma aba – de maneira semelhante ao Facebook Watch -, agora será possível publicar conteúdo em vídeo com mais tempo de duração que no feed. A iniciativa reforça a vontade do Facebook em desbancar o YouTube como a principal plataforma de vídeos na internet.

Através de um post em seu blog voltado à imprensa, o Instagram fez dois grandes anúncios. O primeiro é o alcance da marca de um bilhão de usuários ativos na plataforma, uma marca conquistada apenas por Facebook e YouTube. O segundo anúncio foi o da própria IGTV, que falarei nos próximos parágrafos

Leia também: 11 ferramentas para criar Instagram Stories facilmente

O que é o IGTV e qual a duração dos vídeos longos no Instagram?

Abreviação para Instagram TV, ele será um novo aplicativo do Instagram para que produtores de conteúdo e usuários possam publicar e assistir vídeos mais longos na plataforma. Apesar de ser um novo app à parte do Instagram, será possível acessar conteúdo feito nessa plataforma através do aplicativo nativo. O próprio Instagram o notificará de novos vídeos de seus produtores de conteúdo favoritos, como pode ver na imagem abaixo.

videos-longos-no-instagram-igtv2

Ou seja, produtores de conteúdo deverão criar conteúdo no aplicativo separado, mas espectadores poderão acessá-lo sem sair do Instagram. Uma das particularidades do IGTV é a possibilidade de gravar vídeos em tela cheia e na vertical, além do aumento na duração dos vídeos que serão publicados por lá. Enquanto o feed do Instagram permitem vídeos de até um minuto, será possível publicar vídeos com até uma hora de duração no IGTV.

Os vídeos começarão a rodar assim que abrir o aplicativo, com conteúdo feito por perfis que segue no Instagram ou outros vídeos que podem ser de interesse, igual ao feed do app principal. Para encontrar conteúdo novo, o IGTV conta com quatro categorias, uma com recomendações personalizadas, vídeos de perfis que segue no Instagram, vídeos populares e uma categoria chamada “continue a assistir”.

videos-longos-no-instagram-funcionamento

Assim como no Instagram, continuará sendo possível enviar curtidas, fazer comentários e compartilhar o conteúdo através do Direct. Porém, não foi falado se esses vídeos no IGTV poderão ser compartilhados no Stories, como já acontece com posts comuns no feed.

Cada criador de conteúdo terá um canal próprio, que será seu próprio perfil na rede social. Para enviar vídeos no IGTV, bastará criar o conteúdo e enviá-lo através do aplicativo para Android ou iOS. Também será possível enviar vídeos através do navegador em seu dispositivo mobile.

videos-longos-no-instagram-perfil

Monetização do IGTV: como acontecerá?

Além do anúncio, o TechCrunch reportou que o IGTV será mais uma maneira de incluir links no Instagram, algo possível apenas através da bio, do Instagram Shopping ou nas Stories – essa opção, no entanto, é limitada apenas para quem tem mais de 10.000 seguidores. Assim como no YouTube, criadores poderão incluir um link na descrição de seus vídeos.

Durante o evento de anúncio, o CEO Kevin Systrom informou que, a princípio, o IGTV não contará com anúncios, mas é bastante provável que isso aconteça em breve. O executivo também comentou ao TechCrunch que, diferente do Facebook, o Instagram não está investindo diretamente em criadores de conteúdo para a IGTV. Por conta disso, os anúncios seriam uma maneira de tornar a plataforma sustentável e uma maneira de gerar renda aos criadores que agora poderão criar vídeos longos no Instagram.

Leia também no blog: Instagram Stories – tudo que precisa saber

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link