Ferramentas 22/06/2012

Utilize Focus Booster para manter a produtividade no seu trabalho

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A internet e os computadores podem funcionar a seu favor ou contra si quando o assunto é produtividade. Se por um lado ficou mais fácil ficar-mos perdendo tempo com coisas pouco produtivas para o nosso dia-a-dia (redes sociais, email ou chats de conversação), por outro existem aplicativos que podem auxiliá-lo a manter a concentração no seu trabalho. Já falamos aqui no Rescue Time, no Paymo ou no Chrometa, que são excelente formas de ajudá-lo a manter a produtividade. Por outro lado, também demos listas de aplicativos para manter o foco no seu trabalho. No fundo, todos estes artigos com ferramentas são importantes para você saber quais as opções no mercado e para conseguir fazer mais tarefas num período de tempo mais curto. Hoje, vamos dar-lhe a conhecer mais uma: o Focus Booster.

Este aplicativo, que poderá ser utilizado em Mac ou Windows, foi inventado segundo o princípio da Técnica de Pomodoro. Para quem quiser saber mais sobre esta técnica de produtividade, aconselho que leia o nosso artigo, clicando aqui. O Focus Booster tem como objetivo obrigá-lo a fazer intervalos constantes no seu trabalho. Completamente gratuito, este aplicativo pode ser uma excelente forma de você verificar quanto tempo estará perdendo entre cada tarefa ou de ter um pequeno aviso para saber que já deveria ter terminado essa mesma tarefa.

Se você é viciado em aplicativos para controlar a produtividade, aconselho ainda que leia estes artigos:

COMO INSTALAR

Com referi anteriormente, o Focus Booster é completamente gratuito pelo que você não terá de investir um centavo para ter o seu tempo mais controlado a partir de agora. Para fazê-lo, vá a este site e clique na opção download. Depois do download concluído, em poucos minutos irá aparecer uma barra, previamente definida com 25 minutos de trabalho. Mas todas as opções desta barra podem ser editadas, visto que muitas pessoas conseguem manter o foco durante mais tempo do que 25 minutos. Para fazê-lo, vá a um pequeno ícone com o símbolo “i” que está no canto superior direito da barra de tempo do Focus Booster. Aí terá, as opções de editar o tempo, os sons, etc. Vejamos cada um deles:

Set session lenght: Aqui você poderá escolher o tempo de duração que irá trabalhar antes de fazer um intervalo. Assumindo que 25 minutos possa ser pouco para muitos freelas, poderá alterar para 45 minutos ou no máximo de 90 minutos o seu período de trabalho. Esta alteração é realizada de uma forma um pouco estranha. Ao passar o mouse por cima do tempo, ele irá ficar em formato de duas setas. Depois, deverá arrastar para a direita se pretender aumentar o tempo ou para a esquerda se pretende diminui-lo.

Set break lenght: Este é o tempo que você irá definir para fazer uma pausa no seu trabalho. Geralmente, aconselho que utilize pelo menos cinco minutos por cada hora. Saia do computar e vá dar uma volta para relaxar e depois volte com todas as suas forças.

Play ticking sound?: Nesta opção, você poderá deixar o Focus Booster fazendo o barulho de um relógio enquanto você trabalha. Eu aconselho que tenha esta opção em Off, visto que fica muito chato estar escutando o “tic-tac” enquanto você está trabalhando.

End of session/break alarms: Aqui, você irá acionar um som que o irá avisar quando o seu tempo terminar. Eu prefiro manter esta opção em On, pois fica mais fácil de controlar o período de trabalho e evita que esteja o tempo todo olhando para o relógio. Desta forma, ficarei sabendo quando o meu tempo terminou com um simples aviso.

Windows in front: Eu aconselho que tenha esta opção em modo On. Apesar de poder parecer um pouco estranho ter a barra sua janela de trabalho, verá que com o passar do tempo deixará de prestar atenção à mesma. Além disso, ao clicar no ícone com duas setas, você poderá diminuir esta barra, tornando a “poluição visual” ainda menor.

Bounce dock icon on finish: Para chamar ainda mais a atenção para quando terminar o seu tempo, este aplicativo permite que a sua barra “abane” quando terminar o tempo. Para fazê-lo, basta escolher o On nesta opção.

Se você não quiser instalar o Focus Booster, poderá ainda utilizá-lo apenas no seu browser, clicando neste link. O único contra nesta opção é a de que não poderá editar todas as suas configurações, podendo apenas alterar alguns pontos.

COMO UTILIZAR O FOCUS BOOSTER

Devido à sua simplicidade, não existem grandes segredos para você utilizar o Focus Booster de uma maneira correta. O meu conselho, em primeiro lugar, é que adeque este aplicativo ao seu ritmo de trabalho e principalmente à sua capacidade de concentração.  O Focus Booster é excelente para fazê-lo sentir a obrigação de ter que se manter focado durante um determinado período de tempo. Por isso, analise mais ou menos quanto tempo você consegue ficar trabalhando no computador de forma consecutiva e defina esse tempo no aplicativo.

Outro dos conselhos é que tenha o Focus Booster sempre na frente da janela do seu computador. Se o deixar para trás, facilmente irá esquecer-se dele. Isto porque o som que é transmitido no final do tempo é muito curto e torna-se fácil você deixá-lo passar. Ao ter o aplicativo mesmo na frente dos seus olhos, acrescenta uma pressão extra para se manter focado naquilo que está fazendo.

O meu último conselho é que acione os alarmes e a opção de o Focus Booster “tremer” quando acabar o tempo. Esta é mais uma forma de o manter alerta quando o tempo terminar.

FOCUS BOOSTER: PRÓS E CONTRAS

Para quem quiser um aplicativo simples e eficaz, o Focus Booster é das melhores opções no mercado. Rápido a fazer o download, com poucas opções, mas ao mesmo tempo cumpre tudo aquilo que se pede a uma aplicativo para controlar o tempo: ajudar-nos a sermos mais produtivos e evitar que fiquemos o tempo todo olhando para o relógio. Ao configurar as opções como demonstrei acima, fica mais fácil você prestar atenção ao seu tempo e ter menos trabalho na gestão do mesmo.

No entanto, nem tudo são rosas no Focus Booster. Em primeiro lugar, o fato de este aplicativo estar em inglês pode, a princípio, afastar alguns utilizadores de língua portuguesa. Depois, deveria ser possível editar a cor que fica na barra de tempo. Isto porque para muitos utilizadores, a cor preta pode não ter o destaque que se pretende. Outro dos pontos negativos é a forma como alteramos o tempo de trabalho. As setas não são muito eficazes, pelo que deveria ser possível, inserirmos o tempo que pretendemos. Por último, o alarme poderia ser um pouco mais “barulhento” ou até um pouco mais demorado. Isto porque se estivermos escutando uma música e se o tempo terminar, dificilmente saberemos que o nosso tempo acabou.

Para concluir, aconselho vivamente que experimente vivamente o Focus Booster. Uma ferramenta simples e que poderá bastante útil para você conseguir melhorar a sua produtividade no trabalho. Para quem não experimentou, deixo aqui o meu conselho: baixe este aplicativo e utilize-o.

E você, já conhecia o Focus Booster? Qual é a sua opinião sobre esta ferramenta?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link