Instagram 05/01/2018

Instagram Stories: tudo que precisa saber

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não há mais dúvidas de que as Stories do Instagram vieram para ficar. Apesar de sua polêmica adição ao Instagram – já que o formato havia sido criado pelo rival Snapchat -, o Instagram Stories superou o Snapchat logo no início de 2017. No começo do ano, o site Recode registrou que as Instagram Stories bateram a marca de 250 milhões de usuários ativos diariamente, contra os 166 milhões do rival.

tutorial-instagram-stories-snapchat

Enquanto o formato de histórias do Snapchat tinha apelo somente para uma faixa etária restrita e usuários de outras faixas não conseguiam o compreender, o Instagram já contava com uma base de usuários que viu a barra de Stories surgir. Ou seja, não foi necessário instalar um outro aplicativo e muito menos adicionar todo mundo de novo, já que bastava apenas começar a história para que todo mundo pudesse ver. Dessa maneira, fazia muito mais sentido testar o formato.

Tutorial Instagram Stories: 9 principais estatísticas

1 – Mais de um terço dos usuários do Instagram usam Stories: As Instagram Stories foram lançadas em 02 agosto de 2016. Pouco mais de um ano depois, os Stories bateram a marca dos 300 milhões de usuários ativos por dia – dados coletados ao final de novembro de 2017. O percentual representa aproximadamente 37% do número total de usuários do Instagram, que atualmente conta com 800 milhões de usuários ativos diariamente.

tutorial-instagram-stories-crescimento

2 – O Instagram prevê que atingirá 1 bilhão de usuários em 2018: Como falei no item anterior, o Instagram possui 800 milhões de usuários ativos diariamente, com 300 milhões deles usando as Stories. A previsão é que logo em janeiro de 2018 o Instagram atinja a histórica marca de 1 bilhão de usuários.

3 – O Instagram Stories derrubou uma significativa parte dos usuários do Snapchat: Muitos deixaram de usar o Snapchat após a chegada das Stories no Instagram. Estima-se que o número de visualizações no Snapchat caíram de 15 a 40% na rede social do fantasma, de acordo com o TechCrunch.

4 – Até os maiores influenciadores do Snapchat migraram para as Instagram Stories: Continuando a competição entre as redes, os principais influenciadores digitais americanos que usavam o Snapchat migraram para o Instagram Stories. Eles estão postando cerca de duas vezes em comparação com o Snapchat. Esse estudo indica que estas estrelas que surgiram no Snapchat tem postado cerca de 7,6 histórias por dia, enquanto o rival recebe cerca de 3,5 histórias diariamente.

tutorial-instagram-stories-inicio

5 – As Stories são responsáveis por manter usuários na rede social por mais 28 minutos: Um dos benefícios da plataforma para o Instagram foi o aumento no tempo de uso médio. Graças aos Stories, os usuários permanecem em média 28 minutos a mais no Instagram diariamente.

6 – Mais de um milhão de negócios produzem anúncios no Instagram: Não demorou muito para que profissionais de mídias sociais e negócios começassem a produzir anúncios na plataforma. Em março, o Instagram anunciou que bateu a marca de 1 milhão de anunciantes na plataforma. Cada um deles coloca um anúncio ao menos uma vez por mês na rede social, seja no feed ou nas Stories.

7 – Mais de 120 milhões de anúncios foram clicados por usuários: Seguindo a marca batida no item anterior, foi registrado também que mais de 120 milhões de usuários visitaram um site, preencheram um formulário de cadastro, entraram em contato por telefone ou email ou compraram um produto ou serviço por conta dos anúncios no Instagram.

8 – São Paulo é o segundo local mais marcado nas Stories e #bomdia é a nona hashtag mais utilizada: Em seu primeiro aniversário, o Instagram anunciou os filtros e stickers mais utilizados por seus usuários, além dos 5 locais mais marcados e as 10 hashtags mais usadas nesse primeiro ano. São Paulo foi a segunda cidade mais marcada em posts, perdendo apenas para Jakarta, na Indonésia. Já #bomdia foi a única hashtag em um idioma diferente do inglês.

tutorial-instagram-stories-tophashtag

9 – A maioria dos usuários do Instagram visualizam Stories com o som ligado: Embora a principal dica para quem produz conteúdo em vídeo para redes sociais seja a de usar legendas, ela não chega a ser tão necessária nas Stories. A dica de usar legendas é dada por conta dos usuários do Instagram e Facebook não assistirem vídeos com som. Porém, cerca de 70% dos usuários das Stories as assistem com o som ligado, como revelado por esse estudo. Ou seja, seus anúncios nos Stories podem ser criados com som sem problemas, embora continue a ser recomendável usar as legendas.

Tutorial Instagram Stories: como começar a publicar Stories

Publicar sua primeira história é bem menos difícil do que parece. Para começar: basta abrir o app do Instagram e deslizar a tela para a esquerda. Alternativamente, também pode clicar no botão escrito Você na barra superior do aplicativo.

O Instagram abrirá a câmera do seu telefone, mas antes, você deverá escolher entre os diferentes tipos de conteúdo, listados abaixo:

  • Ao Vivo: O único modo que não é necessariamente uma história. Nele, você pode transmitir uma live a partir do seu Instagram. Vale lembrar que seus seguidores receberão uma notificação sempre que iniciar um vídeo ao vivo, que também será mostrado na barra de Stories e continuará disponível por 24 horas. Confira também esse texto com 13 estatísticas para transmissões ao vivo que precisa tomar conhecimento!
  • Normal: Para publicar histórias comuns, sem nenhum recurso especial. Toque no ícone do meio para tirar uma foto ou segure para gravar um vídeo;
  • Boomerang: Permite publicar vídeos com efeito de “vai e vem” com sua câmera;

  • Rebobinar: Como as antigas fitas K7, esse modo permite gravar um vídeo, que será reproduzido de trás pra frente em sua história;
  • Mãos Livres: Apenas para vídeos, esse modo permite que grave os 15 segundos permitidos sem a necessidade de segurar o botão da câmera;

Após escolher o modo de publicar a história e tirar a foto ou vídeo, você poderá aplicar filtros, emojis, stickers – onde poderá marcar localização e incluir hashtags -, além de desenhar e inserir texto à sua história.

tutorial-instagram-stories-print

Outra possibilidade das Instagram Stories que acho que deveria explorar são as enquetes. Elas tem alto potencial de gerar engajamento nas suas Stories, já que convidam diretamente o seguidor que está navegando a opinar sobre qualquer assunto que abordar, bastando apenas que ofereça duas respostas às suas perguntas. Confira esse tutorial para saber como criar uma enquete nas Instagram Stories.

Com a chegada da Stories também no Facebook, você ganha mais uma oportunidade de gerar engajamento. Além do Instagram, sua história agora passa a poder ser publicada também no Facebook, atingindo os seguidores de sua Fan Page. O processo para publicar histórias do Instagram para o Facebook é bastante simples, como poderá ver nesse tutorial.

Por fim, é possível inserir links nas Stories do Instagram para encaminhar seus seguidores a um site de compra, conteúdo no blog ou formulário de cadastro. Porém, é necessário que tenha um perfil para negócios – clique no link para saber como criar um perfil para negócios no Instagram – e tenha, no mínimo, 10.000 seguidores.

10 melhores dicas para Instagram Stories

1 – Converta seu perfil para o de negócios: Para ter uma conta de negócios no Instagram, basta apenas criar uma Fan Page no Facebook e vincular sua conta a ela. Não é necessário nem criar uma conta nova, já que pode converter seu perfil pessoal. Mudar seu perfil para o comercial irá liberar ferramentas analíticas, que permitirá ver mais informações sobre o número de seguidores de seu perfil e o engajamento tanto nos posts do Instagram quanto nas histórias. Ter uma conta de negócios também é necessário para criar anúncios para Instagram, minha próxima dica.

tutorial-instagram-stories-analytics

2 – Crie anúncios para as Stories do Instagram: Os anúncios do Instagram e suas Stories também são criados através Gerenciador de Negócios do Facebook ou o Power Editor. Nas Stories, os anúncios aparecerão em meio às histórias postadas por outros usuários, inclusive entrando na fila de reprodução automática. Por isso, aprenda já a criar anúncios para Instagram Stories para atrair novos seguidores que utilizam a plataforma com frequência.

3 – Utilize hashtags e localizações: Evite criar Stories sem utilizar uma hashtag e, sempre que possível, marque também sua localização. O Instagram conta com uma área de busca e recomendações por localização. Ou seja, ao buscar uma hashtag, um usuário pode se deparar com um post seu e se tornar um seguidor. Histórias com localização podem aparecer nos destaques locais das Instagram Stories, também atraindo novos usuários para seu perfil.

4 – Experimente os diferentes formatos de Stories: Uma recomendação universal quando falamos de redes sociais, teste produzir conteúdo nos diferentes formatos que citei ao longo do texto. Cada uma delas possui particularidades e pode ser usada para aumentar o engajamento do seu perfil. Teste todos os formatos e fique com o que dá mais certo para o seu negócios

5 – Pare de reclamar e comece a experimentar: Se até agora continua a insistir que não entende as Stories, tenho uma má notícia para você: elas não deixarão de existir tão cedo. Por isso, pare de reclamar e comece a experimentá-las não apenas no Instagram, mas também no Facebook e WhatsApp!

Dica: Confira mais 15 dicas e truques para Instagram Stories nesse texto!

Não há estimativa de queda para as Instagram Stories

Com o crescimento exponencial que o Instagram teve em 2017, a estimativa para 2018 é que esse crescimento continue, ao menos nos primeiros meses do ano. As Stories, no entanto, continuam a ficar mais populares, com novos adeptos usando-as diariamente.

Existe uma grande variedade de ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais que podem ser usadas também nas Stories, mas vale lembrar que seu principal atrativo é a espontaneidade, ao invés de conteúdos super bem produzidos e editados. Continue conferindo os textos do blog para mais novidades, funcionalidades e dicas sobre o Facebook e Instagram.

Confira também: Instagram para negócios: o guia completo!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.