Quando muitos começam a estudar sobre ganhar dinheiro on-line ou marketing digital, uma dúvida comum surge é tráfego pago vs tráfego orgânico: qual a diferença entre eles?
O que diferencia tráfego do orgânico do tráfego pago é que no orgânico não existe investimento em anúncios enquanto no pago há investimento nas plataformas para que o conteúdo chegue a mais pessoas. O ideal não é escolher entre um e outro, mas sim saber usar os dois em simultâneo.
Vendo isto podemos pensar: então por que razão não uso apenas tráfego orgânico, visto que não tem custo? Porque ele também nos deixa limitados e dependentes da plataforma. Ao longo do artigo, vou explicar como e quando usar um e outro e vantagens e desvantagens de cada um deles.
Tráfego pago: o que é
Tráfego pago é quando investimos numa plataforma para que aquele nosso conteúdo (imagem vídeo ou texto) chegue a um maior número de pessoas e alcance o nosso objetivo.
Em alguns casos vamos querer mais vendas. Em outros, vamos querer mais contatos ou mais visualizações nos nossos vídeos.
Quem faz o trabalho do tráfego pago é o gestor de tráfego ou então o dono do próprio negócio, que decide estudar sobre anúncios.
Se está a querer aprender sobre anúncios, recomendo que veja o este curso gratuito sobre tráfego pago.
Vantagens do tráfego pago:
- Escala mais rápida
- Não fica dependente do algoritmo das plataformas
- Consegue ter clareza de quantas vendas ou leads está a gerar
- Não perde tanto tempo pensando no conteúdo
- Melhor segmentação nas suas campanhas atraindo o público-alvo
Desvantagens do tráfego pago:
- Pode fazê-lo perder algum tempo e dinheiro até entender a dinâmica dos anúncios
- Curva de aprendizado maior comparado os orgânico
Qual o melhor tipo de tráfego pago?
A escolha do tipo de tráfego pago vai depender, principalmente, onde se encontram os seus potenciais clientes e qual a jornada deles até à compra do seu serviço ou produto. Vamos a alguns exemplos para entender melhor.
Imaginemos que é um mecânico. O que alguém na internet faz quando precisa de um mecânico? Essa pessoa vai ao Google e pesquisa por “mecânico na cidade x”. Então, o seu tráfego pago deve estar, maioritariamente, no Google.
Agora vamos imaginar que vende roupas. Talvez, o comportamento do seu consumidor seja o de ver imagens de roupas no Instagram e de repente ver um produto da sua marca. Ou talvez ele siga influenciadores e uma boa ideia seja comprar tráfego desses influenciadores, pagando um valor por cada post com o seu produto.
Não existe o melhor tipo de tráfego pago, mas sim uma clareza de onde está o seu potencial cliente e investir em tráfego nessas plataformas.
Tráfego orgânico: o que é
Tráfego orgânico é quando criamos conteúdo com o objetivo de atrair potenciais clientes para o nosso negócio, seja ele um site, uma conta de rede social ou espaço físico. No tráfego orgânico não há qualquer tipo de investimento financeiro para que o conteúdo chegue a mais pessoas.
Ele é mais simples que o tráfego pago, pois criar conteúdo é mais fácil do que criar anúncios. Uma simples foto pode ser o suficiente para gerar tráfego orgânico.
Apesar de não existir investimento financeiro, não podemos esquecer que há um investimento de tempo, tanto para entender as ferramentas de edição de imagem ou vídeo como também tempo para interagir com a performance do conteúdo (comentários, mensagens recebidas, etc)
Quem faz o trabalho do tráfego orgânico é o gestor de redes sociais ou o dono do próprio negócio.
Este texto que está a ler é um ótimo exemplo de conteúdo que gera tráfego orgânico aqui no blog.
Vantagens do tráfego orgânico
- Pouco ou nenhum investimento financeiro
- Muitas pessoas preferem consumir conteúdo a ver anúncios
- Mais fácil de contornar os bloqueadores de anúncios
- Qualquer um pode criar conteúdo
- Redução do custo de aquisição de cliente
Desvantagens do tráfego orgânico
- O crescimento é muito demorado,podendo em alguns casos levar longos meses
- Pouca clareza das métricas de vendas ou leads
- Gera uma batalha de egos por likes e seguidores e desvirtuam do maior propósito do negócio que é vender
- Fica refém dos algoritmos que podem mudar e deixá-lo praticamente sem tráfego
Sobre este último ponto, já vi esta realidade acontecer várias vezes. Ao longo dos últimos anos vi vários negócios ficarem dependentes do tráfego orgânico no Facebook, Google, Youtube ou Instagram e de repente estas redes mudam os seus algoritmos, os negócios perdem grande parte do seu tráfego e o seu negócio passa por várias dificuldades. Por esse motivo é extremamente perigoso depender apenas do tráfego orgânico.
Tráfego pago vs tráfego orgânico: qual é o melhor?
O correto não é ter que escolher entre tráfego pago ou tráfego orgânico mas sim trabalhar eles em conjunto, de forma a que um potencie o outro.
Por exemplo: ao criar conteúdo vai criar públicos de pessoas que visitaram o seu site ou que interagiram no seu Instagram, isso vai gerar públicos para as campanhas de Facebook, o que ajudará no tráfego pago.
Por outro lado, ao fazer anúncios, isso vai fazer com que mais pessoas o sigam nas redes sociais e com isso vai aumentar a chance de interagirem com os conteúdos orgânicos.
Mas se tenho pouco tempo e dinheiro para investir, devo investir primeiro em qual?
Mais uma vez, aqui não há uma resposta correta. Se tem poucos recursos financeiros, o que pode fazer é começar a criar conteúdo e conforme as primeiras vendas vão surgindo começar a investir no tráfego pago. Desta forma, irá se capitalizar e assim ter dinheiro para investir em anúncios.
Mas cuidado para não cair na armadilha do orgânico. Muitos empresários quando começam bem no orgânico acreditam que isso vai se manter para sempre. O melhor momento para começar a investir em anúncios é quando o orgânico está a gerar resultados. Siga o ditado chinês: Compre guarda-chuvas em dias de sol.
Se, por outro lado, o seu tempo é curto mas tem alguns recursos financeiros, o melhor a fazer é investir em anúncios para acelerar o processo das vendas. Outra solução é investir num gestor de redes sociais ou num gestor de tráfego para acelerar o processo do orgânico ou do pago.
Leia também: O que faz um gestor de redes sociais
Qual a diferença ente tráfego pago, tráfego orgânico e marketing digital?
Tanto o tráfego pago como o tráfego orgânico são vertentes do Marketing Digital. O Marketing Digital são todas as estratégias usadas na internet para atrair potenciais clientes. Já o pago e o orgânico são estratégias específicas que ajudam o marketing digital como um todo a funcionar.
É errado dize, por exemplo, que se estamos a fazer tráfego pago estamos a fazer marketing digital, pois ele é apenas uma das vertentes. Se está a fazer tráfego pago atraindo mais visitas para o seu site mas não sabe como convertê-los criando uma Landing Page, está apenas a realizar uma das etapas do marketing digital e por isso as suas chances de sucesso diminuem drasticamente.
Vamos a outro exemplo: se está a criar conteúdo orgânico mas ainda não tem definido claramente quem é a sua persona, está mais uma vez a trabalhar apenas uma das vertentes do marketing mas não todas, levando ao insucesso das suas campanhas.
Caso pretenda aprender mais sobre Marketing Digital, recomendo que leia este artigo.