Marketing Digital 16/02/2011

Trabalhar num escritório móvel

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma das grandes vantagens de trabalhar como freelancer é a mobilidade que isso permite. Ao contrário de alguém que trabalha para um chefe, este ramo permite que você comece a produzir às horas que quiser, mas acima de tudo que o faça onde quiser e bem entender. Isto porque existem inúmeras vantagens de você sair do seu “cantinho” e ir trabalhar para outro local. E é sobre isso que vou lhe falar neste artigo. Isto porque não quero que você seja daqueles freelancers com uma barriga enorme, que não saem de casa há dias e parecem não viver mais num mundo rodeado de pessoas. Isso não faz bem a si nem ao seu trabalho como freelancer.

Contudo, precisa de ter sempre alguns cuidados, até porque poderá se transformar mais facilmente num problema do que num prazer. Para que isso não aconteça, deixo ao leitor alguns cuidados que deve ter quando decidir ter um escritório móvel:

  • Faça uma lista com todo o material que precisa: Computador, celular ou um caderno são com certeza ferramentas indispensáveis para que consiga trabalhar à distância sem lhe faltar nada. Esquecer-se de alguma destas ferramentas significa ter que voltar a casa, perdendo mais tempo do seu dia.
  • Mantenha-se concentrado: Trabalhar fora de casa normalmente é sinônimo de maiores distrações. Portanto, é importante que se mantenha focado para conseguir ter melhor produtividade. Uns fones nos ouvidos podem resolver o seu problema.
  • Lembre-se que está lá para trabalhar: Os cafés são normalmente confundidos com locais para conversar e descansar. E realmente são, mas só se você não estiver a…trabalhar. Portanto, tire essa ideia da cabeça e comece a ver aquele espaço como um local de trabalho
  • Não perca muito tempo em deslocações: Uma das vantagens de trabalhar em casa é o fato de não perder muito tempo em deslocações. Quando decidir ter um escritório móvel, escolha um local que não lhe faça perder muito tempo
  • Mínimo de condições: Não vá para um local qualquer. Escolha espaços arejados, com muita luminosidade e com um número razoável de pessoas a passar durante o dia.

1. Maior concentração

Em casa, a probabilidade de você ter uma distração é muito grande. A televisão, os familiares ou mesmo a tentação de voltar a dormir podem ser vários fatores que podem prejudicar a sua concentração. Ao trabalhar em outro local e levar apenas o essencial, está a resumir aquilo que tem e com isso diminui também a probabilidade de se distrair. Além disso, ao sair do seu lar para produzir em outro local, irá se sentir na obrigação de aproveitar todos os minutos que dispõe em prol do seu trabalho.

2. Melhor produtividade

Maior capacidade de concentração levará, como é natural, a uma melhor produtividade. Por experiência própria, digo-lhe que a sua quantidade de trabalhos realizados irá aumentar consideravelmente se tiver num local onde se sente mais relaxado para produzir. Isto porque o ambiente em sua casa ou no escritório pode tornar-se num local repetitivo, onde todos os dias vê o mesmo e nada de novo surge na sua cabeça. Ao ter um mundo novo à sua volta, acabará por sentir que realmente o mundo do freelancing tem benefícios fantásticos, acabando por sentir-se mais motivado para produzir.

3. Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Quando nos fechamos em casa enquanto freelancers, parece que o mundo lá fora já não existe mais. A nossa vida começa a resumir-se a um computador e a meia dúzia de livros. O resultado? Acaba por se esquecer de si como ser humano. Deixa de fazer exercício físico, de interagir com outras pessoas ou mesmo de dar atenção à sua namorada. Quando sair de casa para trabalhar num café, irá ver que existem outras pessoas no mundo, começará a olhar para o espelho e a ver o quanto tem sido prejudicado por não fazer exercício físico. Saindo para a rua para trabalhar, começará a ver que a vida não é apenas trabalho. Aí começará a tentar encontrar um equilíbrio cada vez maior na sua vida pessoal.

4. Maior flexibilidade

Ao trabalhar fora de sua casa, conseguirá maior flexibilidade em termos de horários. Dou-lhe um exemplo. Imagine que gosta de ir à academia a meio da manhã, pelas onze horas. Não tem problema. Começa a trabalhar no café da academia às nove, faz exercício às onze, almoça e depois retorna ao trabalho, tudo no mesmo local. Se ficar em casa, o mais certo será começar a trabalhar cedo, não fazer interrupções e no final do dia acabar por não ir à academia por preguiça ou porque deixou trabalho acumulado.

5. Obriga-o a ter horário normal

O mundo não gira à sua volta, pelo menos se você trabalhar fora de casa. Digo isto, porque se tomar esta opção será obrigado a regular-se pelos horários dos estabelecimentos onde você trabalha. Isto faz com que passe a ter horas “normais” de trabalho, impedindo que passe noite dentro a realizar um projeto ou tomando atenção ao que os seus concorrentes estão fazendo.

6. Maior inspiração

Se trabalhar sempre em casa, acabará por ver sempre o mesmo. A sua secretária, o seu computador, as suas mobílias, a sua televisão, tudo seu. Isto faz com que visualize todos os dias o mesmo, sem ver nada de novo. De um modo indirecto, isto acaba por ter um efeito negativo no seu trabalho. Refiro-me mais propriamente à criatividade. Como já escrevi em artigos anteriores, ela é essencial se você quiser triunfar no mundo do freelancing. Ora, se você vê sempre as mesmas coisas, de que modo pode conseguir inspiração?

Ao sair das suas quatro paredes, será obrigado a ver coisas novas, a ter novas sensações ou mesmo a tomar outro género de decisões. Isso contribui para que aumente consideravelmente a sua criatividade. O melhor exemplo são os escritórios do Google. Apesar de estarem constantemente a trabalhar num local fechado, a empresa fornece diversões como academias, patins em linha ou mesmo uma sala de massagens. Para quê? Desenvolver a criatividade ora aí está.

7. Será mais divertido

Onde considera mais divertido trabalhar: casa ou café? Penso que a esta pergunta a resposta é óbvia. Principalmente pelos motivos que referi nos pontos acima. Por isso, quando fazemos algo com maior diversão o resultado tende a ser sempre melhor. Poderá encontrar algum conhecido ou a pessoa que está a servir no café até tem uma história interessante para contar. Não interessa. O importante é quebrar a rotina e divertir-se mais a trabalhar.

Dicas de locais onde pode trabalhar:

  • Café: É o local onde me sinto mais à vontade para trabalhar. Lá encontro pessoas conhecidas e tenho um espaço agradável. Isto ajuda-me a manter motivado e conseguir alguns períodos de descanso que também são importantes. Contudo, é o local onde a probabilidade de se distrair aumenta consideravelmente.
  • Biblioteca: Vou para locais como este quando necessito de alguma, para não dizer muita, concentração. Ideal para projetos mais complicados e que exigem muito da sua paciência.
  • Jardim: É dos espaços mais inspiradores que existem para produzir. Ver todo aquele verde faz com que a sua mente floresça em ideias novas. A maior desvantagem é mesmo o fato de não ter onde ligar o seu portátil. Contudo, existem baterias que duram facilmente oito horas. Tempo suficiente para realizar os seus projetos.
  • Perto do mar: Todos sonham com aquela imagem, a trabalhar à beira-mar, com os pés na água e o portátil no colo. Aviso-lhe já que essa imagem é quase impossível, a não ser que queira ficar sem o seu computador quando vier uma onda maior. No entanto, um bom bar perto da praia pode ser um local suficientemente inspirador para produzir.
  • Em viagem: Ao ter um escritório móvel, poderá trabalhar enquanto viaja de comboio ou avião. Isto faz que consiga se deslocar e produzir ao mesmo tempo.

Já escolheu seu escritório móvel?

Não existe preço para a liberdade. E isso é mesmo uma das grandes vantagens de quem trabalha por conta própria. Só irá conseguir sentir esse prazer quando realmente tiver total liberdade para trabalhar onde quiser e bem lhe apetecer. Espero, com este artigo, ter inspirado o leitor para os benefícios de realmente ter um escritório móvel e que isso pode trazer benefícios claros para o seu trabalho. Mas é verdade que, também, não ter um local fixo para trabalhar não é para todos, especialmente se tivermos em conta o género de projectos em que estão envolvidos. Portanto, aproveito para deixar uma pergunta no ar:

O leitor prefere trabalhar em casa ou ter um escritório móvel?

Abraço e até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.