Marketing Digital 15/10/2019

Telegram para Negócios: O Guia Completo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Recentemente falamos sobre o TikTok para negócios e, agora, é a vez do Telegram, um aplicativo de mensagens concorrente direto do WhatsApp, Facebook Messenger, Viber, entre outros. Ele vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, especialmente daqueles preocupados com a própria privacidade, em meio à múltiplos casos envolvendo o Facebook repassando informações de contatos para órgãos governamentais.

Se você também está interessado em utilizar uma alternativa aos apps mencionados e quer empregar o Telegram para negócios, veio ao lugar certo. Nesse guia completo, abordamos todas as principais funções do aplicativo, suas diferenças em relação às outras opções que você provavelmente já utiliza e como você pode aproveitá-las para engajar mais clientes. Vamos lá?

Grupos e canais no Telegram: Qual a diferença?

Primeiramente, uma diferença significativa é que o Telegram oferece dois tipos de recursos para comunicação com múltiplos usuários: grupos e canais, entenda suas diferenças.

Os canais servem para transmitir mensagens à um número ilimitado de usuários inscritos. Todas as mensagens enviadas através de um canal são assinadas com o nome e foto utilizadas para o canal ao invés da foto do usuário que a enviou.

Outra grande vantagem é que as mensagens apresentam um contador de visualizações. Além disso, é possível criar canais privados e públicos, que podem ser encontrados por outros usuários do Telegram a qualquer momento através das buscas. Os canais privados só permitem a entrada a partir de um convite do criador ou um link de acesso.

Já os grupos funcionam de uma forma diferente. Eles têm um limite de 200 mil usuários – o que já é extremamente superior ao limite de 256 participantes dos grupos do WhatsApp, por exemplo.

Aqui, também é possível tornar um grupo público e utilizar níveis de acesso para garantir que novos usuários não tenham acesso ao histórico de mensagens, entre outras configurações que facilitam a administrarão dos grupos ao usar Telegram para negócios.

Você poderá adicionar novos administradores ao grupo e, além disso, você terá a oportunidade de deixar mensagens fixas ao topo – visíveis para todos usuários, incluindo os novos.

Criar um grupo ou canal é bem simples, basta iniciar uma nova mensagem no app, tocar em “Chats” no canto direito superior e então selecionar “Novo Grupo” ou “Novo Canal”.

Criar grupo ou criar canal no Telegram

Stickers do Telegram

Não ficando para trás do WhatsApp, o Telegram também oferece seu próprio recurso de Stickers e permite que usuários possam criar seus próprios adesivos para usar nas conversas através do aplicativo.

Stickers são uma excelente forma de reagir à mensagens e deixar a conversa o mais amigável possível. O processo de criação de stickers no Telegram é feito através do envio de mensagens à um perfil automático, o @stickers. Se você já é usuário do aplicativo, basta clicar no link e seguir o passo a passo para criar seus adesivos rapidamente.

Diferente do WhatsApp, aqui não será necessário utilizar nenhum aplicativo de terceiros para fazer esse procedimento, o que já é uma enorme vantagem. Além disso, existe um enorme diretório de adesivos prontos para adicionar ao seu aplicativo, confira através do link.

Stickers do Telegram

Além das vantagens dos stickers, o Telegram oferece um recurso que te permite alterar mídias enviadas, como fotos ou vídeos. Dessa forma, caso envie algo errado, basta editar e trocar pela fotografia ou vídeo correto, alterando imediatamente para todos outros usuários na mesma conversa.

Ouvir mensagens de áudio no Telegram é muito mais rápido

Uma enorme vantagem em usar o Telegram para negócios é a possibilidade de acelerar mensagens de voz enviadas por outros usuários. Sabemos que receber e enviar áudios é muito comum, especialmente quando se está em movimento e não há tempo de escrever em texto, ou quando o assunto é mais longo.

Com esse recurso, você economiza tempo, acelerando a reprodução do áudio – o que ajuda a chegar ao final da mensagem mais rapidamente, sem perder a qualidade do áudio. De longe, essa é uma das vantagens mais significativas que fazem o envio de áudios valer a pena no Telegram.

É possível marcar mensagens como não lidas?

Em outros aplicativos de mensagens, algumas vezes você lê uma mensagem enviada por um contato ou cliente em um momento que não pode respondê-lo e, como ela é marcada como lida, pode acabar passando despercebida.

No Telegram, isso não acontece, pois é possível marcar uma mensagem recentemente recebida como “não lida” – essencialmente o mesmo recurso encontrado em servidores de e-mail, por exemplo. Dessa forma, fica fácil abrir o app e ter uma visão clara de quais mensagens você ainda não respondeu ou deseja destacar para ler depois.

Bots do Telegram

Sendo um dos maiores motivos para se utilizar o Telegram para negócios, os Bots são extremamente úteis e podem facilitar sua vida imensamente. O aplicativo permite que usuários criem seus próprios Bots, realizando diversas funções e atendendo necessidades de acordo com seu negócio.

Além disso, é possível encontrar e instalar Bots prontos em seu aplicativo. Entre as diversas opções disponíveis, podemos destacar por exemplos Bots de calculadora, pesquisa no Google, Bots que informam taxas de câmbio entre moedas, para conversão de arquivos através do Telegram, bots para criar votações e enquetes e até mesmo um Bot oficial do Gmail para acompanhamento de e-mails.

O universo de Bots do Telegram é realmente extenso, e para não deixá-lo na mão, apresentamos o website Botlist, que oferece uma enorme variedade de Bots prontos separados por categoria, sendo elas: Design, Analytics, Eventos, Jogos, Estilo de Vida, Marketing, Notícias, Pagamentos, entre diversas outras. São mais de 20 categorias com centenas de bots, não deixe de conferir a avaliação e comentários de outros usuários na hora de escolher.

Integração com ferramenta de atendimento ao cliente

A maior parte das integrações com outras ferramentas no Telegram acontece por parte dos Bots, como é o caso do Gmail, Evernote, entre outras ferramentas. Entretanto, algumas soluções de atendimento ao cliente oferecem a possibilidade de conectar seus canais de atendimento online, como chat online na página de seu negócio, com as mensagens do Telegram.

Para exemplificar, essas plataformas de atendimento ao cliente oferecem integração com o aplicativo, o que ajuda a aumentar a eficiência de sua equipe de suporte e melhora o uso do Telegram para negócios:

Dessa forma, fica fácil incorporar o uso do Telegram como um de seus canais de atendimento ao cliente.

Sincronização completa na nuvem

Uma grande vantagem do Telegram em relação ao WhatsApp é que ele é integrado perfeitamente para uso na nuvem. Com isso, é possível acessar todos seus recursos através de qualquer navegador acessando a página oficial do aplicativo.

Por mais que o WhatsApp Web ofereça essa possibilidade, ele tem recursos limitados – como a impossibilidade de utilizar qualquer sticker personalizado na versão para navegador. Enquanto isso, o Telegram te oferece uma plataforma com acesso completo na web.

Telegram para negócios na web

Tem Status no Telegram?

Essa é uma pergunta comum, visto que o WhatsApp oferece a possibilidade de enviar status que podem ser vistos por todos os outros contatos. Os Status do WhatsApp funcionam de forma semelhante aos Stories do Instagram ou ao Snapchat, sendo excluídos permanentemente após um período de 24 horas a partir de sua publicação.

Infelizmente, o Telegram não oferece esse tipo de recurso, impossibilitando usuários de aproveitar as vantagens desse tipo de compartilhamento. Mesmo assim, com os grupos e canais, não fica difícil enviar as mesmas mensagens à todos os seus contatos.

Telegram te permite esconder o online e o “visto por último”

Se você não quiser que outros contatos saibam quando visualizou a mensagem por último, é possível alterar essa configuração dentro do aplicativo. Inclusive, melhor que simplesmente desabilitar completamente esse recurso, é possível escolher exatamente quais contatos poderão avisar o estado de visualização de mensagens e quais não poderão ver.

Mas claro, em contrapartida, você também não poderá ver o estado de visto por último de todos os mensagens que negar esse tipo de visualização. Entretanto, você verá um valor aproximado, como por exemplo “visto por último recentemente,” “visto dentro da semana,” ou para mensagens mais antigas, “visto por último há muito tempo.”

Da mesma forma, essa configuração também afeta quem consegue visualizar se você está online ou não no Telegram. Entretanto, existem algumas exclusões à essa regra – onde normalmente fica óbvio que você está online de qualquer forma – por exemplo:

  • Quando você envia uma mensagem em uma mensagem 1:1 ou em um grupo no qual o outro contato também participa;
  • Quando você lê uma mensagem enviada pelo contato em uma conversa 1:1;
  • Quando o aplicativo informa que você está “digitando uma mensagem…” na mesma conversa 1:1 ou grupo;

Mesmo assim, já é imensamente melhor que o WhatsApp no quesito privacidade, já que ele não te permite esconder o online.

Estatísticas de uso do Telegram

Por fim, é importante apresentarmos estatísticas para que você possa se convencer que ele não é um aplicativo morto e que realmente vale a pena usar o Telegram para negócios. Confira alguns dos principais dados sobre o aplicativo de comunicação, de acordo com o BusinessofApps:

  • Em Março de 2018, o Telegram tinha 200 milhões de usuários mensais. Sua meta é chegar à 1 bilhão até 2022 e, em Agosto de 2019, o app bateu a marca de 365 milhões de downloads únicos;
  • Os pequenos bloqueios de WhatsApp no Brasil em 2015 e 2016 levaram 5.7 milhões e 7 milhões de usuários para o Telegram, respectivamente;
  • Na última vez que o Telegram soltou informações de uso em Fevereiro de 2016, 15 bilhões de mensagens estavam sendo enviadas diariamente;
  • No Brasil, o Telegram conta com pelo menos 18% do mercado, mas continua em ascensão, especialmente devido às críticas sobre privacidade feitas aos aplicativos do Facebook, como o próprio WhatsApp.

Com isso, dá para ver que o aplicativo está em crescimento no mercado nacional e, por isso, é importante acompanhar de perto tudo isso para não ficar para trás de outras empresas que já atendem clientes através do Telegram.

Pronto para começar a usar o Telegram para negócios?

E então, o que achou da ideia de utilizá-lo para conversar com clientes e engajar com seu público? Você já sabia que o Telegram poderia ser uma excelente alternativa aos aplicativos do oferecidos pelo Facebook? Me conte nos comentários se pretende começar a utilizá-lo.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link