Marketing Digital 12/09/2011

7 startups brasileiras que vale a pena conferir

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

No fundo, iniciar o trabalho de freelancer tem tudo a ver com o de iniciar uma empresa: tem clientes, precisa de um negócio inovador e necessita de criar um bom serviço, entre outras tantas coisas. E por essas razões, tenho por hábito aqui no blog alguns exemplos quer seja de freelancers de sucesso, ideias de negócios inovadores ou casos de sucesso. No artigo de hoje, trago um tema que me tem chamado cada vez mais a atenção e que tem ocupado as minhas últimas horas de estudo: as startups. No fundo, não são mais do que empresas que estejam iniciando o seu negócio.

Nelas poderá reparar várias coisas em comum: ideias inovadoras, ausência de medo em arriscar num próprio produto e uma vontade enorme de vencer no mercado. O que peço ao leitor é que olhe com muita atenção cada uma delas, pois poderá ser uma forma de ganhar inspiração para o seu negócio e também é uma excelente forma de ver que, tal como você, existem pessoas que estão arriscando no mercado e querendo triunfar no mundo dos negócios. Vamos à lista!

1. jera

A Jera é uma empresa de desenvolvimento de produtos de software que se dedica à criação de games e produtos. A criatividade é a principal “arma” desta empresa. Uma pequena visita à página “Quem somos” é suficiente para perceber isso: na página todos os trabalhadores da empresa estão de bigode e com poses pouco normais. Imaginação parece não faltar.

Como funciona: Se estiver interessado em criar uma aplicação para web, smartphones ou rádios, a Jera promete bons resultados.

Localidade: Mato Grosso do Sul

Fãs no Facebook: 81

Seguidores no Twitter: 651

2. Tanlup

Tem alguns produtos para vender? Talvez seja uma boa ideia abrir uma loja na Tanlup e comercializar com outros utilizadores do site. Bom para deisgners ou ilustradores, que queiram mostrar os seus trabalhos numa fase inicial. A loja mais simples é grátis, mas depois poderá utilizar algumas versões pro. Um dos benefícios do Tanlup é que pode ter o seu domínio próprio, evitando aqueles domínios chatos e compridos das lojas pré-fabricadas.

Como funciona: Inscreva-se no site e comece a vender os seus produtos, ficando a sua loja pronta na hora. Ou então, se quiser comprar alguns produtos, apenas precisa de fazer o login e começar a comprar!

Fãs no Facebook: 3.140

Seguidores no Twitter: 2.476

3. We do Logos

O We.Do.Logos é um site de concorrência criativa, na qual você anuncia aquilo que quer e vários designers concorrem ao valor do prêmio que você definiu. No final, é você quem decide qual dos trabalhos será aceito. Além de beneficiar os empresários, também ajuda os designers, criando várias oportunidades de negócio.

Como funciona: Escolha aquilo que quer e defina seu preço. Se for web designer, concorra a vários projetos e aos prêmios que eles oferecem.

Fãs no Facebook: 923

Seguidores no Twitter: 1.164

4. Meus Pedidos

Ver histórico dos pedidos, enviar orçamentos ou registar tudo sobre os clientes são apenas algumas das funções permitidas pelo Meus Pedidos. Este site permite que você faça um gerenciamento profissional de todo o seu negócio como freelancer ou da sua empresa. Os preços também são bastante acessíveis: os planos vão de 30 a 60 reais por mês, dependendo do número de colaboradores.

Como funciona: Experimente o primeiro mês de graça e veja tudo o que consegue fazer com o Meus Pedidos, deste verificar seus clientes até analisar a sua prestação nas vendas.

Localidade: Joinville

5. Boo-Box

O conceito é um pouco complicado de perceber, mas ao mesmo tempo bastante inovador. O Boo-Box é um aglomerado de vários programas de afiliados e que permite que você faça a divulgação desses mesmos programas no seu site, consoante as palavras-chave que quiser. Contudo, o Boo-box conta também com várias formas diferentes de fazer essa mesma publicidade.

Como funciona: Faça o cadastro no site (necessita de ter conta nos programas de afiliados que for usar) e depois utilize alguma das três opções de divulgação que o site oferece. Este video ajuda um pouco a entender o conceito.

Fãs no Facebook: 1.756

Seguidores no Twitter: 3,487

6. Coderockr

Aplicativos para Iphones, Ipad ou desenvolvimento de softwares para a Web. São estes os serviços prestados pelo Code Rockr, que não se gosta de afirmar como uma empresa, mas sim como uma banda de rock. A empresa já desenvolveu vários projetos, sendo o último um aplicativo para o Iphone do site iCarros.

Como funciona: Tal como qualquer empresa do ramo, a Code Rockr realiza trabalhos nas áreas dos desenvolvimentos para Iphones, Ipad ou software consoante o interesse dos clientes, sempre tento como maior cuidado a criatividade com que o projeto é realizado.

Localidade: Joinville

Fãs no Facebook: 79

Seguidores no Twitter: 26

7. Cucco

O Cucco funciona de um modo bastante peculiar. Este site vai permitir (ainda não foi inaugurado) agendar tudo através da internet, indo diretamente àquilo que você quer. Ou seja, imagine que pretende ir num salão de beleza. O site permite que você marque diretamente no seu salão de beleza, precisando apenas de se deslocar até lá para fazer o serviço.

Como funciona: Apesar de ainda não estar ativo, supostamente através de um cadastro você procura pelo serviço que deseja e o local que deseja e ele permite a ligação com a empresa prestadora de serviço. É aguardar para ver.

Fãs no Facebook: 40

Seguidores no Twitter: 6

Pontos em comum de todas as startups dessa lista

Nenhuma destas empresas foi escolhida ao acaso. Em todas elas, tentei ver alguns pontos em comum que, a meu ver, podem garantir-lhes o futuro dentro de algum tempo. Vejamos alguns:

  • Todas elas resultam de uma paixão dos seus empreendedores, que agarraram no que amam fazer e tornaram isso num gênero de negócio;
  • Os seus fundadores são, na sua maioria, jovens. O que em grande parte significa vontade de vencer no mercado e pouco medo em arriscar;
  • São necessidades que vão durar ao longo dos últimos anos. Todos vão precisar de pegar carona, ouvir música ou procurar por restaurantes para comer. E isso garante a durabilidade de um negócio;
  • Pouco investimento necessário. Nenhum destes sites necessita de milhões de euros para começar. São todos de um baixo custo, fazendo com que a empresa não acumule dívidas enormes logo nos primeiros dias;
  • Todas elas são baseadas na internet ou em novas tecnologias.

E o leitor, o que achou destas empresas? Já conhecia algumas delas? Tem mais alguma que conheça?

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link