Marketing Digital 07/07/2015

7 coisas que um Social Media Freelancer deve e não deve fazer!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O mercado de Social Media cresceu muito ao longo dos últimos anos, tanto em Portugal como no Brasil. Grande parte desse crescimento deveu-se ao Facebook e Twitter. Porém, outras mídias como o Instagram, Pinterest ou Whatsapp parecem estar a ganhar o seu espaço e muitas empresas já têm profissionais que fazem o gerenciamento destas mídias. Esta tem sido uma nova oportunidade freelas, principalmente para aqueles ligados à área do Design ou da Publicidade. No FanPageHero, já temos formado vários freelancers nesta área e a tendência é que esse crescimento aumento exponencialmente ainda este ano (se quiser conhecer o nosso curso, clique aqui).

Mas para você ser um social media bem sucedido, você vai precisar de cumprir alguns passos e…evitar outros! É sobre isso mesmo que vou falar ao longo deste artigo. Vamos dividir o artigo em 2 partes para que seja mais simples você saber o que deve fazer e o que deve evitar!

O que você deve fazer

1. Ter um presença constante nas mídias sociais

Não tem muita lógica um gestor de social media não estar nas mídias sociais! E quando digo que você deve estar, não quero apenas dizer que você teve ter uma Fan Page ou uma conta no Instagram. Quero dizer que você ser ativo em qualquer uma dessas redes!

Você pode marcar essa presença de várias formas:

  • Fazendo postagens com cases dos seus clientes
  • Compartilhar dicas e estratégias que possam ajudar empresas
  • Gravar vídeos falando sobre a sua área de negócio
  • Escrever pequenos textos sobre a sua área de atuação
  • Publicar as principais atualizações das mídias onde você atua

Esta postagem que eu fiz na Fan Page do FB para Negócios:

fazer-na-gestão-de-social-media

Ou até mesmo esta:

gestor-de-social-media-vídeo

São exemplos de como tanto o texto como o vídeo podem funcionar muito bem na sua Fan Page.

2. Ter uma estratégia nas Mídias Sociais

Um dos erros mais comuns que vejo em várias Fan Pages é que não existe uma estratégia definida por parte do freelancer. São apenas feitas postagens com imagens motivadoras ou frases feitas. Apesar de isso normalmente gerar algumas curtidas, a verdade é que esse tipo de publicações não atraem clientes nem ajudam o profissional a criar uma ligação com as pessoas que seguem o seu trabalho.

Mais importante do que postar frequentemente, é publicar de forma estratégia. No exemplo que dei acima, na Fan Page do FB para Negócios, apenas faço uma publicação por semana. Porém, todas as postagens têm objetivos muito bem definidos e geram um engajamento interessante.

3. Ser humano

Se você vende serviços para alguém, a primeira ligação que deve existir é com você, enquanto pessoa. Por isso, mostrar a sua cara e ter uma mensagem mais pessoal é algo essencial. Quando o cliente compra os seus serviços, ele compra por 2 razões: pelo seu conhecimento e por identificar-se com você enquanto pessoa. Se deixar de explorar um destes pontos, estará a perder uma boa fatia de clientes!

4. Ter uma estratégia de anúncios pagos

Outra coisa que tem funcionado muito bem com a Fan Page que mostrei anteriormente, é que eu tenho investido valores baixos em anúncios todos os meses. Com apenas 10 ou 15 reais por postagem, o retorno tem sido excelente. Ao ter um orçamento para anunciar, você não fica refém de alterações de alcance das próprias mídias sociais. Além disso, vai aparecer muito mais do que os seus potenciais concorrentes! O meu conselho é que separe um valor mensal para investir na mídia social onde atua.

O que não fazer

5. SPAM!

É importante que o gestor de social media divulgue o seu trabalho. Porém, ele jamais deve fazer SPAM na procura por novos clientes.

Mas Luciano, na prática, o que é fazer SPAM?

Existem várias formas de você fazer SPAM. A primeira delas é comprando bases de dados de emails. Durante os últimos 5 anos, todos os dias eu recebo dezenas de emails de empresas que compraram bases de dados. E sabe com quantos eu fechei negócio? Nenhum! Você compraria algo de uma empresa que, logo no primeiro contato, já está enviado emails sem autorização para você ?

Outra forma de fazer SPAM é enviar mensagens no Facebook divulgando os seus serviços. Esta estratégia até pode ser efetiva se existir uma mensagem personalizada para cada empresa. Porém, ela deixa de ser eficaz quando ela é copiada e colada para ser utilizada, de forma igual, para todas as empresas.

6. Apresentar uma imagem amadora

Grande parte das mídias sociais vivem da imagem. A par do vídeo, as imagens têm um poder enorme e você deve saber usá-las com sabedoria. Por isso, o pior que você pode fazer é criar postagens com um design amador. Esse erro vai levar a que os potenciais clientes vejam você como um amador ou até mesmo como principiante! Se você não for designer e o seu conhecimento sobre edição de imagem for reduzido, comece a estudar sobre design ou então contrate um profissional que possa ajudar você.

7. Começar apenas por começar

Hoje em dia existem dezenas de mídias sociais que você pode utilizar para divulgar o seu trabalho. Mas mais importante do que estar em várias mídias, é estar de forma constante em algumas delas. Ao invés de criar 10 contas diferentes, experimente focar-se em apenas uma ou duas mídias sociais. Ao adaptar esta estratégias, os seus posts automaticamente passam a ter uma melhor qualidade, o que vai atrair um maior número de clientes.

Conclusão

Ter uma boa presença nas mídias sociais só depende de você. Acredite que, se seguir alguns destes pontos, estará mais próximo de angariar um maior número de clientes. E antes de sair deste artigo, aconselho que leia um outro post sobre esta área de negócios:

E você, o que achou do artigo? Deixa o seu comentário aqui em baixo! 😉

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link