Ferramentas 02/05/2013

8 sites para receber pagamentos online dos seus clientes

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma das principais dificuldades do freelancer é a questão dos pagamentos. Não só pela complexidade de quando receber do cliente (já abordamos esse tema neste artigo) mas também pela dificuldade em encontrar uma forma segura de receber esses mesmos pagamentos. A transferência bancária pode ser uma estratégia viável, mas acaba por ser não ser muito prática em algumas situações. Existem muitos freelancers que preferem receber dos seus clientes através de sites online. Além de ser extremamente segura, é uma forma de garantir que muitos dos trabalhos apenas começam depois que o pagamento é realizado. Outra das vantagens da utilização de sites para pagamentos online é a possibilidade de integração no próprio site do freelancer.

O Brasil é o terceiro país a nível mundial que mais vende e compra pela internet e por isso a oferta de sites de pagamentos também acaba por ser muito elevada. Porém, é necessário pensar bem o site que vai utilizar para receber pagamentos pois todos eles têm as suas vantagens e desvantagens. Na minha opinião, a possibilidade do boleto bancário deve ser uma das questões principais a serem debatidas. Isto porque o público brasileiro nem sempre tem cartão de crédito internacional, preferindo fazer as suas compras através do boleto bancário. E nós temos a prova disso mesmo com o nosso ebook Ser Freelancer: 90% das vendas acontecem através do PagSeguro. Mas antes de avançarmos para a nossa lista, aconselho que dê uma olhada na nossa série de artigos sobre quanto cobrar. Afinal de contas, de nada vale uma escolha adequada do site para pagamentos online se você não souber quanto cobrar pelos seus serviços:

1. PAYPAL

como fazer pagamentos com o PayPal

O mais conhecido e também o site considerado mais seguro quando o assunto são pagamentos pela internet. O Paypal funciona de uma forma muito simples, permitindo que você venda os seus produtos pela internet, faça transferências entre contas do próprio Paypal ou saque o seu dinheiro para a conta bancária. Enfim, o Paypal é um mundo por descobrir e é sem dúvida o líder do mercado nesta questão dos pagamentos. Porém, tem dois contras muito grandes. O primeiro de todos é a sua elevada comissão, fazendo com que perda muitos reais entre cada venda. O outro é o fato de não permitir a utilização do boleto bancário, o que para o mercado brasileiro é um entrave muito (mas mesmo muito) grande.

2. PAGSEGURO

PagSeguro para freelancers

O site mais utilizado pelos brasileiros e com razão. O PagSeguro é muito completo, tem a tal opção do boleto bancário e cumpre aquilo que promete. A integração nos sites também é muito fácil, o que facilita a vida de qualquer freelancer que queira usar este aplicativo no seu site. Recentemente, o PagSeguro também adicionou a opção do cliente poder fazer o pagamento através do celular, tendo para isso que utilizar o cartão do seu cliente ou inserir o código. Outro ponto muito positivo do PagSeguro é que ele permite ao cliente poder fazer o pagamento parcelado.

3. MONEYBOOKERS

como usar o Moneybookers

Possivelmente o segundo site mais utilizado a nível mundial para pagamentos na internet. O Moneybookers é muito simples e é um tanto ao quanto similar ao Paypal. O seu único ponto negativo é que existem menos sites que utilizam o Moneybookers, o que torna numa opção menos utilizado do que o Paypal. Porém, os seus graus de segurança e fiabilidade são muito elevados.

4. PAGGY

como usar o Paggy

Mais um site brasileiro que tem crescido muito durante os últimos anos. O Paggy permite que você insira cobranças para os seus clientes e permite ainda pagamentos em cartão de crédito ou boleto bancário. As suas tarifas também são baixas, tendo em conta que o valor máximo que eles retiram é de 1.9% da venda. Outro ponto positivo é que os seus boletos bancários vão com a personalização da sua empresa, dando a possibilidade de inserir um logotipo. Depois basta inserir os contatos dos seus clientes e envia as faturas por email. O seu design também é bastante simples e todas as opções estão em português.

5. MOIP

como usar o Moip

Outro site 100% brasileiro e que permite o parcelamento de pagamentos em até 12x. O site oferece até 15 opções de pagamento ao seu cliente, entre as quais: cartões de crédito, débito, boleto bancário, débito em conta e pelo celular. Se você tiver algum problema com o seu cliente o Moip também permite que você possa realizar uma disputa, tratando todos os casos com muito profissionalismo. Outro ponto positivo é que, mesmo que o seu cliente faça um parcelamento em 12 vezes você receberá a totalidade do valor em dois dias. Se o pagamento dos seus clientes for realizado por boleto bancário ou débito em conta o valor cobrado é de 1.9% enquanto que se for realizado cartão de crédito, débito ou celular esse percentual sobe para 5.9%.

6. MOEDASEGURA

como usar o Moedasegura

Apesar de ter um design um pouco mais antigo, o Moedasegura também apresenta muitas opções interessantes e também deve ser considerado por todos os freelancers. Um dos seus principais destaques é que ele permite que você repasse o dinheiro para a sua conta quatro vezes por mês. Esta é uma vantagem relativamente a alguns sites, que apenas permitem o repasso do dinheiro ao fim de 15 dias. Neste site você não paga o valor da 2ª via da sua fatura caso seja necessário. No Moedasegura as percentagens são um pouco mais elevadas, ficando com um mínimo de 2% da transação.

7. F2B

como usar o F2B com os clientes

Mais uma opção a ter em conta para o mercado brasileiro. O F2B tem um design um tanto ao quanto confuso, mas conta com uma vantagem  que certamente os freelancers vão adorar: baixas taxas de transação. O site cobra 0.99% do valor transferido, quer seja para boletos bancários ou em transferência online. Essa é uma vantagem muito grande visto que grande parte dos sites cobram sempre perto de 2%. A plataforma tem ainda uma taxa de 2.89 reais por essas mesmas transações, mas isso é um valor que se torna residual em projetos maiores. No F2B você poderá, ainda, enviar cobranças periódicas.

8. BCASH

Como usar o BCASH

Criado pelo conceituado site Buscapé, o BCash é mais utilizado em lojas virtuais mas pode ser muito útil para todos os freelas que tenham alguma ecommerce com a venda dos seus produtos. O BCash pretende ser líder neste setor e por isso conta com algumas vantagens, especialmente para quem utilizar a plataforma de forma exclusiva. Uma das opções mais interessante é o fato de você poder optar por uma tarifa única para todas as formas de pagamento. Ela é muito útil para quem recebe um elevado número de pagamentos através de cartões de crédito.

CONCLUSÃO

Atualmente, os únicos sites que utilizo são o Paypal e o PagSeguro, não tendo qualquer experiência com os restantes sites. Por isso, peço desde já aos usuários que utilizaram alguns destes sites que deixem um comentário relatando a sua experiência de forma a que outros usuários possam ter um feedback melhor sobre cada plataforma. Uma forma segura de saber se outros usuários estão tendo problemas é entrar no site Reclame Aqui. Lá poderá encontrar depoimentos interessantes de experiência passadas neste sites. Porém, alerto que cada caso é um caso e não é por um cliente ter tido uma má experiência que você não deve experimentar a plataforma. Faça um teste com um cliente e veja você mesmo.

E você, que programa de pagamentos utiliza mais? Qual recomendaria?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link