Marketing Digital 26/09/2011

25 sites para encontrar trabalho como freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Já há muito tempo que estou pensando em escrever um artigo deste gênero mas apenas depois de um final de semana um pouco diferente é que consegui ficar inspirado o suficiente para conseguir produzir um texto destes. Não que necessitasse de muita criatividade para conseguir fazê-lo, mas sim porque finalmente teria que estar mais sensível para conseguir perceber uma das principais necessidades dos freelancers: conseguir encontrar trabalho.

Já muitas vezes aqui dei dicas de como promover o trabalho de freelancer ou conseguir mais fãs no Facebook, mas a verdade é que nenhuma destas estratégias faz sentido se ao mesmo tempo não procurarmos diretamente os nossos clientes através de sites que promovam trabalho. E as ofertas na internet são muitas e divididas por várias áreas como web design ou fotografia freelancer. Outra das grandes vantagens é que todos eles são grátis e apenas necessitam de uma pequena inscrição.

Dica: Se você está procurando por mais trabalho enquanto freelancer, conheça o nosso ebook Ser Freelancer. Saiba mais clicando aqui.

Cuidados a ter nos sites para conseguir trabalhos freelance

Apesar de aumentar as suas probabilidades de encontrar trabalho como freelancer, estes sites não são um completa maravilha. Infelizmente, alguns deles são conhecidos por cobrar projetos aos freelancers e depois nem sequer pagar ou então demorar vários meses a efetuar o pagamento. É raro, mas acontece. Outro dos cuidados que deve ter é ao decidir o preço médio que você cobra. Alguns destes sites perguntam quanto você cobra normalmente à hora, para que a empresa tenha noção de quanto tem que lhe pagar. A tendência passa sempre por inserir o preço mais baixo possível pensando que aumenta as probabilidades de ser contratado, o que é um erro. Acima de tudo seja justo quando define o preço, para que depois não esteja a trabalhar praticamente de graça.

Outra das dicas que lhe dou é que coloque o máximo de informação possível no seu perfil. Não preencha apenas o nome e fique o tempo todo concorrendo para trabalho. Ou se você fosse dono de uma empresa contrataria um empregado que pouco lhe mostrasse sobre o que sabe fazer? Se possível, insira também o seu portfólio e atualize-o! Se tiver dúvidas de como fazê-lo, leia o nosso texto com dicas para criar um portfólio.

Português ou inglês?

O meu conselho é que se inscreva nos dois. Mesmo que perceba pouco de inglês, quem sabe o fato de o chamarem para um trabalho não o leva a praticar mais a língua. Outra vantagem dos sites internacionais é a moeda, principalmente se você trabalhar no Brasil, visto que os sites estrangeiros trabalham como o dólar. De resto, é claro que se você não dominar a língua dificilmente irá entender na perfeição o que a empresa quer, além de trabalhos como jornalista freelancer ficarem de fora das opções. Na lista abaixo, vou fazer uma pequena menção aos dez sites que considero de maior destaque, sendo que os seguintes seguem em lista normal ficando apenas o link.

1. NearJob

NearJob

A NearJob é uma plataforma para conseguir emprego freelancer. Todo o seu design é bastante simples e fácil de navegar, dando ao freelancer a possibilidade de conseguir mais clientes. A NearJob conta com várias vantagens. A primeira de todas é que ela garante que o freelancer recebe o pagamento. Isto porque todos os jobs funcionam num sistema de custódia, ou seja, a partir do momento que o cliente fecha contrato com o freelancer, o cliente é obrigado a depositar o valor na NearJob, sendo que esse mesmo valor é transferido para o freelancer no final do projeto.

2. 99Freelas

Contrate Freelancers & Encontre Trabalho Online

É um dos sites que mais tem crescido no mercado brasileiro e promete ser uma das maiores referências no mercado freelancer dentro de alguns anos. A utilização do 99Freelas é bem simples. Você apenas necessita de fazer o seu cadastro por email ou Facebook e você está pronto para concorrer a novas vagas! No final dos projetos, os clientes podem deixar avaliação aos freelancers, dando um bom feedback para futuros interessados. Além disso, o freela pode inserir todas as habilidades e áreas de interesse. Conta sempre com um grande número de novas vagas todos os dias.

3. Prolancer

prolancer

Com 21 mil seguidores no Twitter, o Prolancer é dos melhores sites em língua portuguesa para se conseguir trabalho. O forma de você participar é bastante simples: faz o login com uma das redes sociais (Facebook e Twitter) ou email, e em poucos minutos está pronto a encontrar trabalho. O site tem em média quatro a cinco ofertas de trabalho por dia, tendo maior foco para as áreas de web design e designer gráfico.

4. Vagas


Apesar de não se dedicar apenas a freelancers, o Vagas apresenta constantemente várias ofertas que podem interessar aos trabalhadores desta área. O site conta com cerca de 103 milhões de pageviews por mês e milhares de vagas no brasil.

5. OpenJobs


É outro site que não está apenas vocacionado para os freelancers mas que também pode dar uma grande ajuda a conseguir trabalhos espontâneos. O Openjobs dedica-se mais a trabalho criativos e virados para a internet como developers e web designers. Na altura da publicação deste artigo, haviam 11 vagas disponíveis para freelancers.

6. We do Logos


Tal como indicamos no nosso artigo sobre as 17 startups brasileiras, o We.Do.Logos é outra excelente forma de conseguir trabalhos como designer. Funciona da mesma forma que o Logovia.

7. Odesk


A nível internacional, é o site que lhe garante mais vagas para conseguir emprego como freelancer. O Odesk conta com um site bastante simples e intuitivo, que lhe garante em pouco tempo o pagamento pelo seu trabalho, além de uma equipa de apoio que em pouco tempo responde a qualquer dúvida.

8. Freelancer


Concorre diretamente com o site anterior para melhor página a nível mundial para conseguir encontrar trabalho freelancer. O Freelancer é completamente gratuito e conta com uma grande vantagem: paga em libras, o que representa um maior ganho para os freelancers. Diariamente surgem várias ofertas.

Outros sites para conseguir trabalho como freelancer

Alguns sites contam com mais atualizações de vagas de emprego do que outros é certo, mas é importante que você como freelancer (pelo menos ao início) saiba agarrar todas as oportunidades que surgirem. Portanto, o meu conselho é que faça a sua candidatura a todos os sites acima e que aos poucos vá vendo quais é que se adequam melhor ao seu gênero de trabalho.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link