Marketing Digital 13/10/2011

Sebrae: uma boa ajuda para todos os freelancers

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Em qualquer negócio que se esteja iniciar é sempre necessário uma ajuda, principalmente de quem tem mais experiência, ajudando-o a não cometer alguns erros de principiantes. Com certeza o início da Escola Freelancer não teria sido tão proveitoso caso eu não fizesse parte das Escolas Plus. Com certeza estaria a errar constantemente até aprender. Algo que não se pode considerar propriamente mau, mas que de certeza ajuda a retardar o nosso desenvolvimento. E na ajuda ao desenvolvimento, tanto de startups como de grandes empresas, o Sebrae tem se mostrado fundamental para qualquer empresário brasileiro que queira atingir o sucesso.

Não, este artigo não é patrocinado nem nada que se pareça. É sim, uma das grandes ajudas que todos os freelancers podem ter e que apenas tive conhecimento quando passei algumas semanas no Brasil. O Sebrae oferece aos interessados várias hipóteses de melhorarem os seus conhecimentos, conseguirem mais clientes e ainda por cima conta com delegações em inúmeros estados. Mas demos uma olhada no que a Sebrae pode nos oferecer.

sebrae

Como abrir um negócio

Começar a vender alguma coisa, quer seja um produto ou um serviço, exige sempre muitos conhecimentos além daqueles mais básicos, principalmente a nível fiscal. Errar a nível de impostos pode trazer-lhe grandes problemas para o futuro. Mas não é apenas neste campo que o Sebrae lhe pode ajudar. A nível de construção de um plano de marketing esta organização também presta um grande auxílio. Esta secção se divide em algumas partes. Mas se quiser saber um pouco mais sobre as legalidades do seu negócio de freelancer, aconselhamos a leitura do texto sobre os procedimentos legais para trabalhar como freelancer em Portugal e no Brasil.

Ideias

Quando você apresenta a sua ideia, a Sebrae realiza um estudo para verificar o que você precisa para colocar essa ideia em prática: espaço físico adequado, número de empregados, equipamentos principais e valor do investimento. E isso tudo pode ser feito no próprio site. Imagine que procura por “cosméticos” por exemplo. Basta ir à página e procurar pela letra da profissão que deseja. Depois o próprio site gera um relatório, fazendo um pequeno resumo sobre a área que você está interessado em trabalhar e do que precisa para se iniciar. Mas atenção que existem algumas áreas sem um plano de negócio disponível.

Tipos

Aqui, você encontra várias opções de como iniciar o seu próprio negócio: franquia, escritório em casa, empresa familiar, cooperativas, associação e comércio eletrônico. Em qualquer uma destas opções, conta com uma pequena análise, o que precisa da fazer e quais as vantagens de cada uma delas.

Ramos

Nesta parte, poderá saber um pouco mais sobre o negócio que está atuando. Peça informações sobre gestão, vendas, tecnologia e finanças, de um modo rápido e eficaz.

Desperte o interesse

Você sabe o que deve fazer para se tornar uma pessoa de negócio e evoluir constantemente como empresário? Se não sabe, o Sebrae lhe ensina. Outra boa noticia é que a organização conta com vários cursos gratuitos na internet para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Conheça o mercado

Recentemente falamos na Escola Freelancer sobre como fazer uma análise SWOT e quais os benefícios isso traria para o seu negócio. Esta parte ajuda-o a saber tudo o que é necessário para abrir o negócio, qual o melhor local para trabalhar ou quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.

Registre a empresa

É certo que os primeiros tempos de um negócio de freelancer as formalidades ficam um pouco de lado, não se preocupando com impostos ou colocar um dinheiro de parte para a aposentadoria. Isso é perfeitamente normal, mas com o crescimento do seu trabalho necessita de registar a empresa. Por isso, nesta parte aprenda o que deve fazer para tratar de todas as legalidades do seu processo empresarial.

Quero melhorar minha empresa

Enquanto a parte anterior era dedicada a quem está disposto a começar um negócio, este ponto fala sobre o que você pode fazer para melhorar a performance da empresa que você já tem. Isto porque muitos empresários conseguem gerir a empresa nos primeiros meses, mas a verdade é que têm dificuldades em fazê-la crescer com o passar do tempo. Veja em quê que a Sebrae lhe pode ajudar:

Empreendedorismo

Iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes, firmeza e determinação. Essas são algumas características e talentos fundamentais para um bom empreendedor. É este o espírito que motiva as pessoas a abrir o seu próprio negócio e a realizar coisas novas.Nesta seção, conta com vários artigos que lhe ensinam a melhorar algumas destas características.

Liderança

Quando a sua empresa de freelancer começar a crescer, o mais certo é que necessite de contratar pessoas para colaborarem consigo e delegar algumas tarefas. Contudo, a liderança não é algo fácil e que exige muita experiência, visto que lidar com pessoas não é o mesmo que lidar com um produto ou serviço. Nesta parte, encontra vários artigos de como deve se relacionar com as pessoas mais próximas para ser bem sucedido.

Negociação

Para conseguir poupar dinheiro no seu trabalho de freelancer é importante saber negociar preços, para que consiga alguns descontos que lhe vão permitir mais reais no final do ano. Mas negociar é muito mais do que isso. É conseguir fazer com que você e o seu fornecedor fiquem a ganhar ou que o seu colaborador se sinta mais motivado a realizar uma tarefa. Mais uma vez, o site conta com vários artigos que o podem ajudar.

Desenvolvimento de equipe

Com o seu negócio a crescer, várias pessoas começarão a trabalhar para si. Afinal, grande líderes fazem com que os seus colaboradores se sintam mais motivados, conseguindo retirar o melhor rendimento deles. Mais do que ajudar uma equipe a atingir um objetivo, é importante que ela vá crescendo ao longo do tempo, caso contrário irá estagnar e a desmotivação no trabalho irá aparecer.

Biblioteca online

Confesso que sá a conheci há pouco tempo, mas tem me dado uma bela ajudado e aumentado os meus conhecimentos. A Biblioteca On-line conta com vários livros ou apenas algumas páginas de PDF’s com informações bastante valiosas para quem está a começar o próprio negócio. E você não precisa de pagar nada. Já agora, se você publicou algum ebook para o seu blog, porque não divulgar de forma gratuita na biblioteca da Sebrae? É uma excelente forma de promover o trabalho de freelancer.

Rádio e TV

Para quem não consegue trabalhar sem uns fones (como eu), tem aqui uma excelente forma de ligar a rádio e ainda aumentar um pouco os seus conhecimentos. Acesse a Rádio da Sebrae e escute programas sobre empreendimento enquanto você trabalha. Assim aprende um pouco mais e ainda produz. Mas se você de ver o que está a ouvir, o Sebrae TV conta com vários vídeos, nos quais empresários trocam experiências e ensinam aquilo que aprenderam.

Mundo Sebrae

Ja imaginou um blog onde vários empresários colocam textos ensinando-lhe alguma coisa? Pois, é isso mesmo que acontece no Mundo Sebrae. Com uma página disponível para que qualquer pessoa possa inserir textos lá, esta página conta com assuntos bastante variados e com atualizações bastante recentes, visto que vários escritores escrevem para lá.

O que achou do Sebrae?

O Sebrae é uma excelente plataforma para quem quiser retirar algumas dúvidas sobre como iniciar o próprio negócio. É claro que não é algo profundamente essencial para quem trabalha como freelancer, mas sim mais dedicado para quem se dedica mais a empresa e negócios mais convencionais. De qualquer forma, aconselho a leitura do Sebrae, visto que irá aprender muitas coisas todos os dias certamente.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link