Eventos 30/12/2013

Retrospetiva de 2013 da Escola Freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Estamos próximos de finalizar mais um ano e, tal como tem sido habitual, vamos fazer um pequeno balanço daquilo que aconteceu com a Escola Freelancer. Porém, este ano decidimos fazer algo um pouco diferente do que fizemos em 2011: este ano investimos vários minutos do nosso tempo para gravar um vídeo para você. Neste mesmo vídeo, onde falei ao lado do meu colega e amigo Miguel Lucas, da Escola Psicologia, abordei os vários temas que falamos ao longo de 2013 na Escola Freelancer, com principal foco para os temas de freelancing, produtividade, gestão de clientes, criação de hábitos e foco nas tarefas. Estas cinco áreas foram, na minha opinião, aquelas que maior destaque mereceram ao longo do ano e falo um pouco sobre cada um delas durante o vídeo.

São mais de 20 minutos de muito debate e boa disposição à mistura, onde eu pedi ao Miguel para fazer uma análise um pouco mais psicológica sobre os vários temas. Se você, tal como nós, gosta de aprofundar um pouco mais cada um destes temas, tenho a certeza que irá adorar o nosso bate-papo.

Mas antes de avançarmos, vamos falar um pouco sobre o que fizemos na Escola Freelancer em 2013 e quais os textos que publicamos ao longo dos 365 dias.

Retrospetiva do ano

Nós começamos o ano focados na produtividade, como demonstra o texto sobre as melhores extensões para Chrome ou os textos sobre reuniões que escrevemos aqui e aqui. O mês de janeiro foi sem dúvida um mês de inspiração, sendo que alguns dos artigos mais comentados do ano foram publicados este mês. Os melhores empresários brasileiros, as lições de Steve Jobs a Guy Kawasaki ou as dicas para começar o dia com o máximo de foco geraram bastante interação com os leitores do blog.

Fevereiro foi um mês um pouco mais tranquilo, onde aproveitamos para explorar outras redes sociais como o LinkedIn e iniciamos a nossa sequência de artigos sobre tradução freelancer do nosso amigo Antônio Martins.  Março foi um mês que começou com tudo. O artigo sobre sites e aplicativos para infográficos gerou milhares de leituras em menos de 24 horas e tornou-se num dos melhores posts de 2013. Em Março destaque ainda para o post sobre as 10 razões porque a sua Fan Page nunca vai fazer sucesso no Facebook. Gerou mais de 300 likes em menos de 24 horas.

Abril foi o mês dos textos “polêmicos”, onde falamos quanto o redator freelancer e o gestor de mídias sociais devem cobrar. Como seria de esperar, os posts geraram inúmeros comentários. Maio foi um mês muito especial pois lançamos o ebook Facebook para Negócios, que teve uma aderência enorme e vendeu centenas de cópias na primeira semana.

Em junho voltamos a focar-nos na produtividade, com os textos sobre a origem das 8 horas de trabalho e sobre aplicativos Mac para manter o foco. Em julho os posts mais acessados estiveram relacionados com os “sobrinhos” e os livros para empreendedores. Ouvir música no trabalho aumenta a produtividade? e editores de imagens grátis também foram textos bastante acessados nesse mês. Este mês também foi muito importante para nós pois começamos a trabalhar mais frequentemente com o email marketing, o que garantiu bons resultados para o nosso blog.

Em agosto o texto sobre Dormir depois do almoço melhora a produtividade? e o texto sobre as coisas ilegais no Facebook foram os mais lidos. setembro foi o mês em que mudei de ferramenta de gestão de tarefas e por isso falei sobre o Todoist. Alertei também todos os freelancers para as principais frases que os clientes detestam ouvir. Neste mês fizemos também o nosso primeiro webinar. Como muitas pessoas demonstraram interesse em assistir à palestra, acabamos por deixar a Palestra Facebook para Negócios à venda no nosso blog.

Em novembro realizamos a nossa primeira entrevista de 2013 (um pouco tarde eu sei) com o Cristiano Web. Em dezembro lançamos a promoção de natal com 25% de desconto em todos os nossos produtos (aproveite enquanto é tempo!) e falamos sobre mudanças de hábitos aqui e aqui.

O que esperar da Escola Freelancer em 2014?

Quem acompanha a Escola Freelancer regularmente, deve ter notado que em 2014 a frequência de artigos foi menor. Isso não significa que nós estamos menos ligados ao projeto, bem pelo contrário. É que este ano preferimos focar maioritariamente na qualidade dos artigos ao invés da quantidade e isso tem trazido ótimos resultados. Os artigos têm mais comentários e mais compartilhamentos nas redes sociais. As visitas têm subido e os fãs no Facebook têm aumentado todos os dias. Isso é um excelente sinal de que a nossa mudança de estratégia está trazendo bons resultados. Obviamente que textos com maior qualidade obrigam a mais investigação, organização e estudo e daí a frequência ter diminuído.

Além disso, foi um ano em que lançamos três produtos, algo inédito até agora na história do nosso blog.

Em 2014, a Escola Freelancer virá com ainda mais inovação. Em primeiro lugar porque vamos lançar o nosso primeiro curso. Será um desafio para nós, mas acreditamos que irá acrescentar muito valor a quem acompanha o nosso trabalho. O Youtube será outro dos canais onde vamos apostar mais em 2014. Iremos postar com mais regularidade, trazendo para vocês entrevistas e vídeos onde aparecerei sozinho falando sobre um determinado tema.

E muito, muito mais, sempre com um objetivo em mente: o de ajudar os nossos leitores a serem melhores profissionais.

E agora vamos ao prometido vídeo.

Se gostou do nosso vídeo, deixe um comentário que nós iremos adorar interagir com você 🙂

Por agora, só me resta desejar a você um EXCELENTE 2014, repleto de sucesso e de muita felicidade pessoal e profissional.

Um sincero abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.