Marketing Digital 10/01/2011

5 regras para definir objetivos corretamente

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Saber para onde está a caminhar é importante para o seu sucesso como freelancer. Você precisa de um guia para saber onde está, para onde vai e como deve ir. E para isso nada melhor que definir os seus objetivos. Uma pequena folha de papel ou um artigo podem ser suficientes para que consiga definir bem as suas metas para o seu projecto. Com o post de hoje, vou-lhe explicar como pode definir os seus objetivos, quais as características que devem ter e como pode mais facilmente alcança-los. Tal como acontece com a organização do dia-a-dia, os objetivos são uma parte muito importante da sua carreira como freelancer.

Não pense que basta pensar no que quer e os objetivos aparecem feitos na data que prevê. É algo um pouco mais complexo que isso. Existem características que as suas metas devem ter que não podem ser descuradas por si. Quantas vezes não escreveu numa folha de papel o que queria fazer e as tarefas acabaram por ficar pela metade? Isso é o que acontece com a maioria das pessoas.

Também aconteceu comigo quando comecei a definir os objetivos. Definia-os mas no final eles acabam por ficar por fazer. Não chegava a todos, por vezes nem a metade. Para ultrapassar essa problema comecei a ler alguns livros, principalmente de organização pessoal e vi finalmente quais eram as falhas que estava a cometer. Hoje vou partilha-las com o leitor, para que não cometa os mesmos erros que eu.

Não faça listas longas demais

O principal problema das pessoas é que fazem listas longas demais, pensando que aquele dia tem que ser altamente produtivo e que conseguirá produzir aquelas tarefas todas. Poderá consegui-lo algumas vezes é certo, mas a verdade é que irá falhar em 95% dos casos. Faça listas mais pequenas. Divida-a em várias partes durante o dia. Isso faz com que consiga cumprir a maioria das coisas que se propôs e sinta-se motivado para continuar a trabalhar.

Do que adianta ter uma lista enorme se não consegue cumprir o que tem para fazer? Ficará desmotivado, sem vontade de fazer outra para o dia seguinte. O mesmo acontece com aqueles documentos enormes das empresas, que demoram horas a fazer e para os quais ninguém olha. Além do mais, se tiver muitas coisas para fazer não define o que é prioritário. Acaba por ser tudo igual e não concentra as suas forças em nenhum trabalho em especial. Vá direto ao assunto. Três tarefas de manhã e três à tarde são suficientes. Faça menos mas melhor. Por vezes menos é mais

Faça-o todos os dias

Ao tornar-se um freelancer, poderá definir quantos dias por semana deve trabalhar. Quer sejam quatro, cinco ou seis dias, o importante é que em todos eles ponha claramente num papel o que deve fazer. Não diga “hoje não vou fazê-lo é só hoje”. Errado. É o primeiro passo para assumir que pode falhar e achar normal que isso aconteça em outras ocasiões. Como já escrevi algumas vezes aqui no escola freelancer, a disciplina pessoal é essencial para que consiga triunfar com o seu próprio negócio.

Ao não ter um patrão, você será obrigado a gerir o quê e quando deve fazer. E definir os seus objetivos não deve ser excepção. Obrigue-se a escrever todos os dias as suas tarefas. Não custa nada são apenas seis frases. Lembre-se: três de manhã e três à tarde. O resto pode ser feito no dia seguinte.

Deverá conseguir medi-los

De pouco me adianta como freelancer dizer que quero melhorar a qualidade dos meus artigos diários se não vou poder medir este objetivo. Como vou saber que estou a melhorar a qualidade se não o posso medir? Vamos dar a volta à questão de outra forma. Neste caso, seria melhor definir que queria aumentar o tempo que as pessoas passam no meu site por exemplo. Se elas passassem mais tempo significaria que estariam a gostar do que estavam a ler. Teria melhorado a qualidade dos meus textos e podia medi-lo.

Outro dos exemplos é o objetivo de ser mais produtivo. Não adianta dizer que quero ser mais produtivo preciso de saber medi-lo. Antes demorava duas horas a escrever um artigo, hoje demoro uma hora e meia. Melhorei a minha produtividade e posso sabe-lo através de números. Penso que o leitor já conseguiu perceber como funciona. Ter números em que possa comparar a sua evolução é importante. Ao tentar melhorar objetivos, deve ter alguma base de comparação anterior.

Não complique

Encontra-se softwares na internet que o podem ajudar a organizar-se. Mas tenha cuidado, alguns acabam por ter o efeito contrário. Colocar uma cor para cada tarefa, dizer que A é prioritário relativamente a B, ou outras coisas do gênero, são puras percas de tempo. Se quiser algo mais simples, agarre numa folha de papel e ponha seis objetivos, três de manhã três à tarde. Dobre-a e coloque no seu bolso. É mais que suficiente.

Ter objetivos é com o intuito de ser mais eficaz, produzir mais e fazer mais coisas em menos tempo. Se for complicar a definição dos seus objetivos está a fazer o contrário. A perder tempo e a propor coisas que não sabe se conseguirá fazer. Seja simples e eficaz, essa são as suas principais metas. O resto é conversa.

Defina um timing para os cumprir

Este é outro dos pontos essenciais para que consiga ser eficaz a definir os seus objetivos do dia como freelancer. Para saber se está no caminho certo tem que saber quando conclui-los. Dê menos tempo do que o que costuma demorar para concluir determinada tarefa. O motivo é simples: quanto menos tempo tem para concluir alguma coisa, mais se irá concentrar nela. A isto dá-se o nome de Lei de Parkinson. Ter menos tempo para fazer algo significa ir diretamente ao assunto e deixar-se de rodeios.

Os trabalhos de faculdade são o melhor exemplo disso. Existem sempre aqueles que deixam tudo para última da hora, por vezes só começam a realizar o trabalho 24 horas antes de poderem entrega-lo, mas na verdade conseguem faze-lo sempre! O motivo? Têm tão pouco tempo que concentram todas as suas forças e concentração nele. Não estou a dizer que deva fazer tudo à última da hora. Mas sim que deve definir um tempo até mais curto que o normal, de modo a concentra-se apenas naquela tarefa.

Vamos dar outro exemplo do que deve realmente fazer para o leitor compreender melhor. Imagine que tem um trabalho de um cliente para entregar dentro de dois meses. O que a maioria das pessoas faz é esperar pelas duas últimas semanas para começar a desenvolver o projecto. Faça o contrário. Mal saiba do que tem para fazer, comece no mesmo dia e define que tem que estar realizado nas próximas duas semanas. Se concluir a tempo, terá ainda mais um mês e meio para melhorar alguns pormenores, que esses sim podem fazer a diferença.

Cumpra estas cinco regras e veja resultados

Desde muito novo que acreditei na definição de objetivos e dos seus resultados. Mas sempre tive dificuldades eu conseguir ter algum sucesso com as minhas metas. Com estes cinco princípios que lhe dei acima, a sua probabilidade de triunfar neste ramo aumenta consideravelmente. Algumas vezes irá falhar é certo, mas não importa, você estará no caminho certo. Como diz Bernardinho, o conceituado treinador de voleibol brasileiro, grande parte do segredo do sucesso está na preparação.

E você, tem definido os seus objetivos?

No final deste artigo, deixe um comentário de como tem feito para alcançar o que quer e se pensa que as nossas dicas podem ser úteis. Participe e comente!

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link