Marketing Digital 17/02/2014

Redes sociais que vão ajudar você a promover seu trabalho

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Atualmente, tudo gira em torno da internet e das mídias sociais. A mesma coisa é válida para o trabalho: o profissional tem redes sociais à sua disposição para exibir seus trabalhos, para conseguir novos clientes e apresentar seus diferenciais.

Portanto, a Escola Freelancer traz esse post para vocês, em uma colaboração entre Luciano Larrossa e a equipe de conteúdos da Workana, onde buscaremos abrir seus olhos para todas as diferentes formas de se colocar no mercado de trabalho através das redes sociais. Boa leitura!

Dica: Se quiser mesmo melhorar as suas potencialidades nas redes sociais aconselhamos que confira o nosso Ebook Facebook para Negócios ou a palestra Facebook para Negócios.

O bom e velho LinkedIn

O LinkedIn é a primeira rede social em que pensamos para divulgar nossa disponibilidade profissional. Diversas grandes empresas utilizam o LinkedIn para avaliar currículos de profissionais e convidá-los para vagas disponíveis, o que torna o LinkedIn uma rede social altamente interessante para profissionais que estão buscando uma boa colocação no mercado de trabalho. No entanto, isso já não ocorre com tanta frequência para a contratação em regime de trabalho freelance, e sim para a contratação tradicional de CLT. Mas não deixa de ser um veículo válido para divulgar seu talento.

Dicas de artigos:

Facebook

A rede social mais usada pelos internautas brasileiros, de todas as idades, também é uma boa opção para quem deseja divulgar suas qualificações e experiências profissionais. No caso, a melhor forma de se jogar no Facebook seria por meio da criação de uma página, na qual você terá a chance de apresentar suas habilidades como um negócio próprio, podendo, inclusive, fazer promoções de seus produtos e serviços; encaminhar seus fãs para seu site e outras mídias sociais; gerar um relacionamento com seus clientes atuais e prospects.

Dicas de artigos:

Instagram, Pinterest e WeHeartIt

Se você é um designer freelance ou trabalha com algum outro tipo de atividade que envolva imagens, como fotografia, manipulação, etc, essas redes sociais são ótimas para apresentar suas artes. A mesma coisa vale para cartunistas e ilustradores, embora a rede social mais recomendada seja a que mencionaremos a seguir.

DeviantART

O DeviantART é como um grande fórum de artistas gráficos, onde eles podem expor seus trabalhos de desenho a mão ou por software. É uma grande comunidade artística e uma ótima chance de ver e ser visto, apreciar e ser apreciado. Inclusive, muitos artistas conseguem tanto alcance por meio do DeviantART que até vendem suas artes por lá. Vale uma conferida!

Blogs

Para profissionais que trabalham com texto, o melhor portfólio continua sendo um blog bem abastecido. Para isso, os principais CMSs se destacam, como WordPress e Joomla!. Então, tradutores, colunistas, redatores publicitários, consultores de diversas áreas, coaches e outras pessoas que vivem da criação ou adaptação de textos para diversos fins, esse é o caminho a trilhar 😉

redes sociais para freelancers

YouTube e Vimeo

Vídeo-portfólio não vale apenas para cantores, atores e afins. Se você tem, nas suas habilidades, alguma atividade profissional que envolva sua imagem, como, por exemplo, a criação de tutoriais como trabalho freelance, o YouTube e o Vimeo são dois sites que poderão ajudá-lo a divulgar seus materiais.

Behance

O Behance foi a única rede social pensada especificamente para que qualquer profissional seja capaz de montar e divulgar portfólios virtuais verdadeiros. Inclusive, a Workana implementou uma integração com o Behance, para que todos os profissionais cadastrados na plataforma possam importar seus portfólios para seu perfil na Workana, de modo a garantir melhores chances de ganhar projetos.

O Behance ainda está começando a ganhar destaque aqui no Brasil, mas nunca é cedo demais. Aproveite este incrível recurso que está à sua disposição e crie sua conta, monte seus portfólios e divulgue-os em suas outras redes sociais.

Dica de artigo:

Nada de escolher um só

Embora a tendência atual seja a convergência, isso não significa que você só precisa de um perfil em uma rede social e pronto. Um profissional antenado deve ter sempre em mente que cada rede social ou cada ferramenta de marketing digital tem um diferente papel a desempenhar. Nossa presença na internet não é um “samba de uma nota só” – para marcarmos nossa presença verdadeiramente, precisamos deixar nossa marca em cada mídia e usar cada uma para seu respectivo propósito.

Portanto, se você publicou seu portfólio no Behance, você pode divulgá-lo em sua página no Facebook. Se twittou sobre um novo cliente, você pode incluir no tweet um link encurtado para um post em seu blog com mais detalhes sobre essa nova parceria. Se você já é um designer de destaque no DeviantART, imagina quantos novos fãs e clientes você conseguirá se começar a divulgar seu trabalho em outros lugares.

Com isso, você vai abrindo um leque de oportunidades, ferramentas e outros talentos que podem servir de um excelente networking para sua vida profissional. E, certamente, terá muito material para apresentar para seus clientes, em qualquer rede social que eles venham a encontrar você. Estando presente em todos os lugares, fica muito mais fácil ser encontrado. E sendo fácil de encontrar, fica muito mais fácil de ser lembrado. E, através da lembrança, criamos envolvimento com clientes atuais e futuros, fortalecendo nosso branding e aumentando nossas chances de novos projetos. 😉

Bons negócios!

O artigo de hoje foi um guest-post da Workana, um excelente site para conseguir trabalho freelance. A autora é Analuísa Bessa, colaboradora de conteúdos para a plataforma

Como Iniciar Carreira Freelancer

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link