Produtividade 21/02/2011

10 razões para trabalhar em equipe sendo Freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma pergunta que me tem surgido na cabeça ultimamente: necessita o trabalho de um freelancer ser solitário? Possivelmente a palavra freelancer significa liberdade e não ter ninguém para mandar em si diretamente. Nada mais correto. Mas a dúvida que me surgia era, se contratasse uma equipa, perderia todas estas características? A resposta é claramente não. Isto porque se delegarmos algumas tarefas dos nossos projetos, não deixamos de ser livres e muito menos de sermos donos do nosso trabalho. Ora, se isso acontece, porque não devemos contratar uma equipa? Porque devemos perder dez horas à volta de um trabalho, se podemos fazê-lo em cinco?

São questões bastantes pertinentes que você deve colocar na sua cabeça, especialmente se passa o tempo todo vendo o tempo fugir e rejeitando trabalhos porque não tem capacidade para realizá-los. Sei que a sua primeira resposta poderá ser “nem pensar, não quero ninguém trabalhando comigo”. De fato, ter alguém em quem confiar o nosso trabalho, que nos custou tantos anos de vida a criar pode ser algo bastante assustador. Se virmos por este prisma sim. Mas na verdade, existem inúmeras vantagens de ter alguém a trabalhar para si. Apesar de poder perder algum dinheiro, porque afinal de contas tem que pagar a essa pessoa, a longo prazo pode ser claramente compensador, tanto em termos de tempo como financeiros.

Ter alguém a trabalhar consigo não significa que tenha outra pessoa oito horas por dia ao seu lado. Nada disso. Você pode delegar algumas das tarefas, contratando um freelancer que trabalhe num ramo específico do seu negócio por exemplo. Até porque acredito que com as novas tecnologias podemos trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo sem ter nenhuma delas por perto. Existem vários sites que o permitem trabalhar em equipa com pessoas das quais nunca viu sequer o rosto.

Como saber quando precisar de uma equipe?

Tal como para muitas coisas da nossa vida, não lhe consigo dar um momento exacto para você começar a pensar em contratar uma equipa. Isto porque irá sempre depender do seu ramo de negócio. O freelancer é que terá de sentir quando será o momento certo. Para uns demora um ano, para outros três e para alguns cinco. Os negócios são mesmo assim. No entanto, poderá começar a sentir alguns “sintomas” que o podem ajudar a saber se chegou esse momento ou não. Ficam aqui alguns:

  • Não poder aceitar mais projetos por falta de tempo
  • Sentir que a sua produtividade pessoal caiu, devido à pressão que sofre com os prazos de entrega
  • Os clientes começarem a reclamar que está a pedir demasiado tempo para realizar um projeto
  • Quer aumentar os lucros da sua empresa e não consegue
  • Não tem vida própria
  • Está a sentir-se desmotivado devido à carga elevada de trabalho

Estes são apenas algumas das situações que o devem levar a pensar em delegar algumas das suas tarefas. Por vezes demoramos demasiado tempo a vê-las. Outras nem por isso. Mas para que consiga tomar essa decisão mais facilmente, vou dar-lhe dez motivos para trabalhar com uma equipa. Receio que estes pontos sejam poucos, de entre os tantos que pode encontrar. Mas também acredito que sejam já mais do que suficientes para ceder e retirar da sua cabeça a ideia de trabalhar sozinho em tudo. Vamos a isto.

equipa

1. Terá melhores rendimentos

O primeiro pensamento quando falo em delegar algumas das tarefas passa logo por menos rendimentos. Os freelancers começam logo a fazer contas de cabeça e a pensar que vão passar a ter menos dinheiro ao final do mês. Se você for uma pessoa com um grande número de projetos, isso não passa de uma grande mentira. Vou passar a lhe explicar. Imagine que consegue um rendimento mensal de dez mil reais com o seu negócio. Se contratar alguém e lhe pagar dois mil reais por mês, ficará com oito mil para si. Tudo correto. Mas você está a esquecer-se de alguns pormenores. São eles os seguintes:

  • Se antes conseguia fazer dez mil sozinhos, será que agora a sua empresa não conseguirá chegar facilmente aos vinte mil, visto que são duas pessoas?
  • Se diminuir um pouco os rendimentos e dedicar mais tempo aos seus projetos, será que não conseguirá dar mais qualidade aos mesmos?
  • Se pretender manter os rendimentos, será que agora não poderá tirar duas tardes da semana para estar com a sua família?
  • Se mantiver os rendimentos, será que não pode investir em outros projetos?

Como vê se delegar as tarefas para alguém, não irá necessariamente perder dinheiro. Bem pelo contrário. A longo prazo poderá ainda aumentá-los.

2. Maior troca de ideias

Duas mentes a pensar valem mais do que uma. É claro que depende das mentes. Mas também não acredito que você, como freelancer, irá contratar alguém que pouco acrescente ao seu trabalho. Portanto, se tiver duas pessoas que pensem para a frente e gostem da dar a sua opinião, terá trabalhos com melhor qualidade e o seu negócio poderá se destacar mais facilmente dos seus concorrentes.  Ate em termos de ideias, com outra pessoa terá mais ideias para novos projetos. Outra vantagem de poder trocar ideias é que ter uma mente crítica que dê a opinião sobre o trabalho que você faz pode ser muito positivo. Isto porque você pode estar a cometer erros que não consegue ver, mas que essa pessoa que está consigo pode detetar facilmente.

3. Todas as pessoas de sucesso delegam tarefas

Com certeza o Bill Gates e o Steve Jobs não fazem tudo sozinhos. Neste momento, com a dimensão das suas empresas nem acredito que sejam responsáveis pela maioria das ideias. O seu papel neste momento passa apenas por aprovar ideias e debatê-las com outras pessoas. Isto é, estão centenas de mentes a pensar num só caminho para que depois a ideia seja discutida com eles. E você pode fazer isso no seu trabalho. Ao ter uma equipa, eles estarão o tempo todo a pensar para o seu negócio. A si, como membro mais experiente e dono da empresa, cabe apenas decidir se aquelas ideias são as melhores. Até ao momento ainda não vi ninguém que chegasse ao topo sozinho.

Sejam eles desportistas, investidores da bolsa ou empresários. Ninguém chega lá em cima do nada. Arrisco até a dizer que grande parte do segredo para o sucesso passa por saber escolher pessoas mais inteligentes do que você para trabalharem ao seu lado.

4. Fácil de começar

Infelizmente o desemprego está num nível bastante elevado na maioria dos países. Isso faz com que existam várias pessoas a precisar de emprego. Contratar alguém para trabalhar para si não deve ser uma tarefa muito difícil neste momento. Portanto, se quiser ter alguém a colaborar consigo, acredito que seja extremamente fácil e que o consiga de um dia para o outro. A escassez de emprego faz também com que vários bons profissionais fiquem de fora, aumentando a probabilidade de encontrar alguém que possa acrescentar muito valor ao seu negócio.

5. Irá tornar-se num melhor profissional

Quando trabalhamos sozinhos, pensamos que tudo o que fazemos está correto. Não que sejamos demasiado convencidos. Acontece apenas porque não temos ninguém que nos diga o que está errado e no que devemos mudar. Ao ter alguém constantemente a avaliar o seu trabalho, irá se sentir na obrigação de ser um profissional ainda melhor, especialmente porque não quer decepcionar aquela pessoa a quem você deve dar o exemplo.

trabalhar equipa

6. Irá alavancar o seu negócio

Você sozinho, apenas consegue realizar um género de trabalho de cada vez e um projeto num período de tempo limitado. Isto porque você é apenas um. Isto provoca uma evolução mais lento do seu trabalho. Com outras pessoas a trabalharem para si, a capacidade da sua empresa de realizar projetos aumenta exponencialmente. Dois fazem o dobro de um, quatro fazem o dobro de dois, oito fazer o dobro de quatro e por aí adiante. O que significa isto? O que você faria em dois anos, com outra pessoa fará em apenas um! Em vez de serem em vinte, fará em dez.

7. Poderá tirar férias

Sei que este ponto pode parecer meio “preguiçoso”. Mas afinal de tudo você tem que saber que é humano. E por isso, deve ter algum tempo para si e (finalmente para alguns) poder tirar alguns dias de férias. É importante que reconheça que o seu corpo não é de ferro. Até se ficar doente é importante que tenha uma equipa para garantir o seu trabalho. Assim poderá voltar com todas as forças para o seu trabalho.

8. Complementaridade de funções

Ao ter várias pessoas, que conhecem os mais variados assuntos, poderá complementar as tarefas de modo a ficarem feitas da melhor forma possível. Você percebe mais de PHP mas o seu colega entende mais de design. Ótimo! O seu projeto terá o melhor das duas fontes. E isto funciona a todos os níveis. Até porque além de melhores conhecimentos, terão mais tempo para se dedicar a melhorar cada área e a estudarem mais sobre ela.

9. Novas soluções para velhos problemas

Por vezes temos problemas na nossa empresa que não sabemos resolver. Não nos conseguimos manter organizados ou vemos os nossos concorrentes a fazerem melhor do que nós e não sabemos como resolver isso. Talvez esse pessoa que está ao nosso lado saiba como fazer isso! O motivo? Porque está a ver o problema pela primeira vez, com olhos completamente novos, fazendo com que consiga ter uma nova abordagem sobre um coisa que estamos fartos de olhar e não encontrar solução nenhuma.

10. Maior motivação

Demorar demasiado para realizar uma tarefa pode ser um fator para desmotivá-lo enquanto freelancer. Ora, se tiver uma equipa ao seu lado, as tarefas vão se realizar de um modo mais rápido, conseguindo realizar um maior número de projetos em metade do tempo. Isso acaba por motivá-lo ainda mais, fazendo com que acorde e tenha um dia ainda mais produtivo.

Já pensou em ter uma equipe?

Muitas vezes esta ideia não passa pela nossa cabeça. Em algumas ocasiões por medo, outras por pensar que realmente não precisamos de mais ninguém. A verdade é toda a gente precisa de outras pessoas. Nós vivemos numa sociedade, em que todos somos interdependentes uns dos outros e o seu trabalho não é excepção. Poderá me dizer que atualmente consegue produzir tudo sozinho. Pode ser verdade. Mas também é verdade que poderia fazê-lo em maior quantidade e qualidade se tivesse alguém ao seu lado. O mais difícil é mesmo começar.

E o leitor, já pensou em ter uma equipa a trabalhar consigo? Se o fez, viu os resultados disso?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link