Marketing Digital 28/02/2011

6 razões porque os freelancers necessitam de (muita) disciplina pessoal

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Conseguir triunfar no mundo do freelancing não é uma coisa fácil. Existem determinadas características que necessita ter para conseguir vencer neste mundo tão competitivo e no qual só existe lugar para os melhores. E uma dessas características é a disciplina pessoal. Conseguir ter controle sobre aquilo que faz, sem necessitar ter alguém a mandar-lhe fazer alguma coisa, é o primeiro passo para conseguir triunfar em todas as outras áreas, sejam elas organização pessoal, ter um dia mais produtivo ou criar uma comunidade em torno do seu trabalho. A disciplina pessoal é a base de todos estes conceitos. Se não tiver controle sobre a sua mente e as suas vontades, dificilmente conseguirá dominar o seu trabalho enquanto freelancer.

Não é fácil conseguir ter esta característica tão essencial. Requer treino, anos de trabalho e muita paciência. Alguns nascem com esta característica, mas mesmo assim necessitam de trabalhá-la ao longo de muito tempo. Quem não consegue ter disciplina pessoal não conseguirá ter sucesso em qualquer área que seja. Isso é ponto assente. Mas como disse anteriormente, isso pode ser treinado. Ficam aqui algumas coisas que podem ajudá-lo a melhorar nessa área:

  • Levante-se todos os dias de trabalho à mesma hora. No final de semana, dê liberdade para compensar todos estes dias que acorda cedo
  • Dê prémios a si mesmo. Você não pode apenas exigir trabalho. Produzir tem que ser um meio para mais tarde receber o troco disso
  • Defina uma hora do dia para começar a trabalhar e cumpra-a todos os dias sem exceção
  • Quando não for hora de trabalhar não o faça, mesmo que tenha trabalho atrasado. Assim irá se sentir obrigado a ser mais produtivo durante as suas horas de trabalho
  • Coloque objetivos e tente cumpri-los. Tenha-os em mente quando começar o seu dia de trabalho para que sirvam como guia
  • Crie rotinas

Não há disciplina, não há sucesso

Uma das grandes características que diferenciam as pessoas que têm sucesso daquelas que continuam toda a vida a trabalhar por conta própria é o facto de conseguirem ter iniciativa, de terem proatividade. E isso implica conseguir ter disciplina pessoal. No outro dia, quando falei em público e dei a palestra na faculdade, tentei transmitir aos estudantes a mensagem de que quem quer triunfar no mundo dos negócios necessita de ser diferente. Tentei mostrar-lhes que é necessário ter disciplina pessoal para se vencer em qualquer área. Que às vezes é preciso esquecer saídas à noite ou cafés com os amigos para conseguir ser melhor que os outros. Se fizer o mesmo que todos fazem, a probabilidade de ser como um deles é enorme. Se for diferente, talvez conquiste algo mais.

Existe uma palavra chave para tudo isto: prioridades. É ela que irá vos ajudar a ter uma vida equilibrada, a saber o que devem fazer. Quando devem trabalhar ou quando devem descansar, quando devem produzir ou quando devem estudar. Quem não tem prioridades não tem disciplina. Como freelancer, é preponderante saber para que atividades vai dirigir todas as suas forças. Por vezes as pessoas até conseguem ter bastante disciplina pessoal, mas falham no campo das prioridades, acabando por não conseguir fazer tudo e pensam (erradamente) que não têm disciplina. Portanto, veja bem o seu caso e identifique qual é o seu problema.

1. Melhor capacidade financeira

O dinheiro, se não for bem gerido, desaparece em três segundos. Apesar de custar muito a ganhar, a velocidade com que ele se vai embora é impressionante. Na área financeira a disciplina pessoal é preponderante. Só ela poderá salvá-lo de fazer compras por impulsos ou fazer investimentos que pouco contribuem para o seu negócio. Mas não é apenas no seu negócio que irá sair prejudicado. Nas suas finanças pessoais também. Alguns pormenores como poupar uma determinada parte do seu salário ou fazer investimentos são alguns dos pontos que não se deve, nem pode, descuidar.

2. Trabalha sem receber ordens

Como referi acima, a disciplina pessoal é o que faz a diferença entre um trabalhador por conta de outro e um freelancer. Se você tiver esta característica, será capaz de tomar iniciativa, iniciar projetos ou promover produtos, sem agir consoante o mercado. Terá capacidade para ser um líder do mercado em vez de um seguidor de tendências. Todos sabem que as marcas líderes fazem isso. Criam necessidades onde elas não existem enquanto os seus concorrentes mais fracos acabam apenas seguindo as tendências. Mas só poderá fazer isso com disciplina pessoal. Sem ela estará constantemente a “apagar fogos”, a produzir sem pensar no que está a fazer, apenas porque tem de o fazer ou porque o mandaram fazer. Tome iniciativa e organize-se para poder inovar.

3. Realiza trabalhos não remunerados

O leitor deve estar a pensar que me enganei quando escrevi este ponto. Mas na verdade não, nem perto disso. Apesar de você viver dos rendimentos do seu trabalho, contribuir com serviços gratuitos para outros projetos é importante para o seu negócio. Escrever um artigo gratuito em outros blogs e falar em palestras de graça por exemplo, são uma boa forma para renovar os seus conhecimentos ou de fazer novos contatos. Em países como os Estados Unidos é já uma prática os gerentes de grandes empresas irem falar para universitários ou escrevem artigos para os sites das faculdades completamente de graça. Só conseguirá fazer isso se tiver disciplina pessoal. Caso contrário, nunca lhe irá restar tempo para este gênero de iniciativas. Nem apenas de dinheiro vive o seu negócio.

4. Renova os seus conhecimentos

Pensar que já sabe tudo sobre o seu trabalho enquanto freelancer é um passo rumo à desgraça. Como escrevi no artigo há quanto tempo não renova os seus conhecimentos, é importante que esteja constantemente em atualização e a aprender novos conceitos. Não o faz? Talvez não seja tão organizado. Quando estamos demasiado ocupados colocamos o estudo para segundo plano. Não faça isso. Reserve um tempo para aprender. Tenha disciplina pessoal.

mente

5. Melhora o relacionamento com os clientes

Para poder lidar com um cliente insatisfeito, calma deve ser a palavra de ordem. Sem ela correrá o risco de perder alguns negócios. Se tiver disciplina pessoal, guardará tempo para organizar situações complicadas como são os relacionamentos com os clientes. É importante conseguir atuar da melhor forma nestes momentos, pois são eles que fazem a diferença entre você conseguir vender o seu produto ou não.

6. Mais constante

Estar constantemente a variar de humor e lidar com os seus clientes todos os dias de modo diferente podem arruinar o seu negócio. Isso acontece com pessoas que tanto entram em êxtase com um grande resultado como vão se de seguida a baixo com uma má performance. Isto é o pior que qualquer freelancer pode fazer. Se quiser ser um dos melhores, precisa de definir objetivos e seguir uma linha. Não pode estar muito bem hoje e amanhã sentir-se a pior pessoa do mundo, pois isso irá se refletir no seu trabalho. Ter disciplina pessoal, significa não se deixar afetar por fatores externos.

E quando ela falha?

Nem sempre você conseguirá seguir uma linha, por mais que queira. Por vezes a disciplina pessoal irá falhar. Você não conseguirá ter são disciplinado ao ponto de ser tão produtivo ou de rejeitar um passeio com a sua namorada a meio da tarde. Saber ceder às suas regras é uma prova que está a realizar uma exceção. E quando assim é, fique contente. Você não é um robot e esses momentos são importantes para conseguir ganhar motivação para o dia seguinte.

Seja o primeiro a dizer para si: “Hoje foi uma exceção, mas não há problema, mais logo voltarei à carga”. É importante que seja sincero consigo nestes momentos. Não se sinta demasiado culpado quando falhar com a sua disciplina pessoal. Nesses momentos olhe para trás, veja tudo aquilo que fez e analise. Verá que talvez mereça esse mesmo descanso. Depois disso, volte a organizar o seu dia de amanhã e parta de novo para a luta.

Você sente que não tem disciplina pessoal?

Manter o foco e a disciplina pessoal naquilo que quer é a chave para conseguir atingir o sucesso enquanto freelancer. Sem ela nada feito. O problema é que a maioria das pessoas não sabe como conseguir melhorá-la. Acabam por se deixar influenciar por fatores externos. Seguir alguns dos pontos que mencionei acima podem ajudá-lo a conseguir aumentar esta característica. Se você ainda sente dificuldades, comece por estes três pontos. Não daqui a umas horas, nem amanhã, mas agora:

  • Escreva num papel como quer que o seu dia seja. Este artigo sobre como começar um dia produtivo pode ajudá-lo
  • Ganhe rotinas. Saiba a que horas vai almoçar e a que horas deve sair do trabalho
  • No final do dia, desligue-se completamente do trabalho e vá fazer um hobbie ou dê atenção à sua família

Escolhi este último ponto para que fique bem claro, que disciplina pessoal não significa trabalhar o dia todo, mas sim saber quando deve trabalhar e quando deve descansar.

E o leitor, sente dificuldades em gerir a sua disciplina pessoal? O que tem feito para melhorá-la?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.