Marketing Digital 05/07/2011

O que fazer quando o seu negócio deixa de ser rentável?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Nem sempre o seu negócio estará a todo o gás, com vários clientes à procura do seu serviço ou a ganhar muito dinheiro com as suas vendas. Nesses momentos, você deve se questionar o que deve fazer quando o seu negócio deixa de ser rentável. Que atitudes deve tomar, o que pode fazer para reverter a situação ou se deve terminar com este seu investimento são algumas dúvidas que começam a aparecer na sua cabeça. Mas para que saiba o que fazer, deixo-lhe no artigo de hoje algumas dicas para conseguir sair desta situação a ganhar um rumo para o seu negócio de freelancer.

Primeiro passo: mantenha a calma

Eu sei que é frustrante vermos o nosso negócio a perder fulgor, mesmo à frente dos nossos olhos, e nós sem conseguirmos fazer nada por isso. A depressão começa a instalar-se no seu corpo. Nesse período, a calma deve ser a palavra de ordem. “Em caso de dúvida, não faça nada”. Esta frase é bastante conhecida e pode perfeitamente aplicar-se a esta situação. Em momento como este, é determinante que analise a situação com calma e que não tome nenhuma decisão precipitada. Peça a opinião dos seus amigos, procure por outros casos idênticos ou faça uma análise ao seu negócio. Este não é o momento de evoluir nada, mas sim de tentar perceber o porquê de você estar nesta situação.

O que fazia antes que não faz agora?

Para o seu negócio ter deixado de ser rentável, com certeza existiu alguma alteração que foi essencial para os seus clientes deixarem de o procurar. Outra das dicas que lhe dou é que faça uma análise e tente perceber o que foi alterado. Neste caso, existem duas hipóteses:

  • A culpa é sua. Você começou a descuidar alguns aspectos do seu negócio pensando que já estavam garantidos: deixou de responder atempadamente, esqueceu a publicidade ou perdeu produtividade. Esses são erros muitos comuns dos freelancers, mas podem quase terminar com o seu negócio. Contudo, se conseguiu identificá-los já é o primeiro passo. Agora o importante é resolve-los o mais rápido possível.
  • A culpa não é sua. Nesse caso, são os seus concorrentes que estão a ganhar fulgor e a deixá-lo para trás. Nesta situação, analise o que eles estão a fazer a mais do que você e tente responder de outra forma, de modo a agitar o mercado e voltar a dizer aos seus clientes que você está de volta à luta.

Deixe os seus problemas pessoais de fora

Negócio e problemas pessoas não se devem misturar. É claro que não conseguimos ser completamente indiferentes e ser uma pessoa no trabalho e outra em casa. O que lhe digo é que deve evitar ao máximo misturar as duas coisas, pois elas podem ser prejudiciais, tanto para um lado como para o outro. Um dos motivos que leva os negócios a deixarem de ser rentáveis é porque começamos a misturar horas de trabalho com problemas pessoais, levando a que tenha menos produtividade ou que lidemos com os clientes com menos paciência.

E por melhor que seja o seu negócio, ele pode resistir ao início à sua ausência psicológica, mas com o passar do tempo os seus clientes ou leitores irão reparar que a sua qualidade está a diminuir e começam a procurar pelos seus concorrentes. Se com o seu próprio negócio você não tem tempo para resolver os seus problemas, tire umas férias e dê prioridade a eles, para que depois possa voltar a produzir com todas as suas forças. Se mesmo assim não conseguir, talvez a culpa seja mesmo do seu problema pessoal. Nesse caso, defina o que quer para a sua vida e siga em frente. Mas lembre-se: o seu negócio não vai esperar.

Defina uma estratégia

Depois de analisar qual é o seu problema, o importante é que defina uma estratégia para voltar a tornar o seu negócio rentável. Veja o que pode fazer já hoje, amanhã ou no próximo mês. Escolha que pontos quer melhorar e o que deve fazer para chegar lá. Está com poucos clientes? Talvez tenha que promover o negócio de freelancer de outra forma. Está a ficar sem tempo para produzir? Talvez a organizar o seu dia forma eficiente. O importante é que saiba o que quer fazer e como o vai fazer. Se estiver com problemas financeiros, aconselho a ler o nosso artigo sobre estratégias para um freelancer sair de uma situação de dívida.

Promova o seu negócio

Se os seus clientes diminuíram nem sempre isso é sinal que o seu negócio tenha perdido qualidade. Pelo contrário, você pode até ter aumentado. O problema é que as pessoas não o sabem! Isso deve-se à falta de divulgação que faz do seu próprio negócio. Por melhor que seja o seu produto, se não for conhecido de pouco irá servir. Comece a escrever em blogs, faça investimento em publicidade na internet ou dê palestras gratuitas. O mais importante é promover o negócio de freelancer e voltar a ser falado.

Última opção: Abandonar o barco

Tal como em tudo na vida, a última opção deve ser sempre desistir. Só deve dar este passo se realizar todos os passos anteriores e realmente ver que nada resulta. Isso não significa que a culpa seja sua. Por vezes o mercado deixou de necessitar do seu produto ou surgiu um concorrente que inovou muito mais que os outros. Dou-lhe o exemplo do Facebook. Quando esta rede social chegou ao mercado, eliminou praticamente todas as outras. Não que as suas concorrentes não tivessem qualidade, pois se assim fosse não teriam existido no passado. Mas o Facebook apenas é muito melhor que todos os outros, daí ter terminado com a concorrência.

Já passou por períodos nos quais seu negócio era pouco rentável?

Se a sua pergunta é não, dou-lhe já os parabéns. Isto porque é raro um freelancer não passar por períodos de pouca rentabilidade pelo menos uma vez. Normalmente acontece ao início, mas é mais grave quando é logo no início do próprio negócio. Mas se seguir algumas destas dicas, com certeza poderá dar um passo em frente e ficará mais próximo da rentabilidade que deseja.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link