Marketing Digital 26/08/2011

O que fazer quando fica muito tempo sem escrever no seu blog?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Como pôde reparar, nos últimos dias não escrevi nenhum artigo para o blog por motivos pessoais. Esta paragem deu-me ideia para escrever o artigo de hoje e ajudar alguns freelancers que, tal como eu, possam passar por algum contratempo e não conseguir trabalhar. Mas a pergunta que fica no ar é: O que devo fazer quando volto ao ativo? Esta é com certeza uma questão que já colocou a si mesmo quando passou alguns dias sem produzir. Mesmo quem pensa que isso nunca lhe irá acontecer, o melhor é preparar-se para uma situação deste gênero.

A primeira coisa que  surge na sua cabeça é com certeza se essa paragem poderá ou não levá-lo a desistir do negócio. A meu ver, caso a paragem não seja por um período de tempo muito grande mas sim apenas por alguns dias, ela não deve afetar em muito o seu negócio. E para isso temos a prova do que aconteceu no nosso blog. Apesar de não escrever desde sexta-feira (dia 19 de Agosto), a verdade é que a descida do número de visitantes não foi muito acentuada, como pode ver na imagem abaixo

Visto que a maioria dos nossos visitantes é proveniente do Google (mais de 50%), os únicos leitores que perdemos foram aqueles que nos visitam diariamente, que ao fim de alguns dias sem artigos podem ter deixado de aceder ao blog. É claro que se continuássemos com esta atitude, o blog acabaria por cair numa espiral de descida de visitantes, pois o Google começaria a nos penalizar por não publicarmos artigos, perdendo posições nas pesquisar orgânicas e consequentemente perdendo visitantes dos motores de buscas. O importante a guardar é que alguns dias de ausência podem não matar o seu negócio, mas uma atitude prolongada pode terminar com ele. Portanto, se parou apenas alguns dias, não se preocupe e tome algumas destas atitudes:

Não peça desculpa aos seus leitores

Os seus leitores não estão nem aí para saberem as razões que o levaram a estar ausentes. Começar um texto a explicar que não escreveu porque teve de estudar é o primeiro passo para não voltarem ao seu blog. O que os seus leitores querem neste momento? O seu conteúdo de volta. Portanto, o melhor que pode fazer é passar já ao trabalho. Daqui a alguns dias, os visitantes nem sequer se vão lembrar da sua ausência e em breve o fluxo de visitas irá voltar ao normal.

Aproveite esse tempo para refletir

Se sabe que irá estar ausente durante uma semana, aproveite esse período para estudar um pouco mais e renovar os seus conhecimentos. Desta forma, estará a ser proativo e a aproveitar bem o tempo que agora tem disponível. Desta forma, quando voltar ao trabalho estará com a cabeça mais fresca e cheio de novas ideias para voltar a surpreender os seus visitantes. Aproveitar bem o tempo livre que tem é a uma forma de crescer fora das suas horas de trabalho. E no mundo dos negócios, quem aproveitar melhor os pormenores estará um passo à frente dos concorrentes.

Não repita essa atitude muitas vezes

Se é verdade que uma pequena ausência pouca influência pode ter no seu negócio, é verdade também que estar constantemente a ausentar-se pode deixar os seus leitores frustrados e que comecem a duvidar das suas palavras. Veja estas paragens como uma exceção e não como algo que pode acontecer constantemente. É importante que as visitas se habituem a um ritmo certo de artigos por semana.

Use as redes sociais para manter as visitas

Uma das coisas que fizemos quando soubemos que iríamos ficar sem textos durante algum tempo foi recordar aos nossos fãs e seguidores alguns dos nossos melhores artigos. Isto porque é normal que ninguém se lembre de um artigo que eu escrevi em Janeiro e só com uma pesquisa aos arquivos é que irá se lembrar dele. Portanto, aproveite estes momentos de pausa para divulgar alguns dos seus melhores artigos e gerar mais partilhas e tweets. Assim, o número de visitas não cairá tão drasticamente.

Veja isso como um acontecimento positivo

Por vezes parar pode ser bom para o seu blog ou para o seu negócio de freelancer. Principalmente se você tiver caído na rotina e escrever constantemente apenas para cumprir calendário, sem se preocupar com a qualidades dos artigos. Se quiser, aproveite e vá de férias recarregar baterias e pensar um pouco nos seus objetivos para os próximos meses. Leia revistas e livros de negócios para melhorar os seus conhecimentos ou faça uma análise para ver o que pode fazer para ganhar mais visitantes. Resumindo: faça tudo menos escrever no seu blog e ganhe a longo prazo.

Tente perceber se vale a pena continuar com o seu negócio

Quando regressar ao trabalho, é importante tentar perceber o porquê dessa ausência ter acontecido. Faça as seguintes questões:

  • Esta ausência pode repetir-se mais vezes?
  • Isto deve-se a desmotivação para trabalhar ou era inevitável?
  • O que posso fazer para evitar situações futuras?
  • Irei repetir esta ausência nos próximos meses.

Vou me focar principalmente na segunda questão. Se você parou, o pior motivo que pode existir é a desmotivação. Se não está motivado para trabalhar, talvez deva rever os seus objetivos. A paragem pode ser uma boa solução, mas nunca será uma solução definitiva. Fazer uma paragem e pensar que a motivação voltará naturalmente é uma forma errada de pensar. A vontade para produzir tem origem nos seus objetivos. Portanto, tente prever se irá repetir essa paragem nos próximos meses devido à desmotivação. Se assim for, talvez esteja no momento de abandonar o seu negócio..

Já teve de fazer muitas pausas no seu trabalho como freelancer?

Todos nós iremos para alguns dias mais tarde ou mais cedo. O grave não é parar, mas sim não saber regressar da melhor forma. Por isso quando regressar ao trabalho, aplique alguns dos pontos que escrevemos hoje e melhore o seu negócio.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link