Marketing Digital 14/07/2015

Quanto ganha realmente um redator freelancer?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quanto será que ganha, realmente, um redator freelancer? Esta é uma dúvida que muitos freelancers têm e por isso decidi escrever este artigo, no qual explico quanto você pode ganhar trabalhando como redator. Tal como em qualquer trabalho freela, não é possível afirmar que exista um valor fixo que você vai receber. Tudo estará dependente da quantidade de clientes e de quanto esses mesmos clientes estão dispostos a pagar pelos seus serviços. Porém, podemos sempre falar de estimativas e é com base nisso mesmo que vamos abordar este tema.

Para dar uma resposta mais exata à questão do título e de quanto você poderá ganhar, é sempre necessário analisar 2 fatores: Você e o Mercado. Vamos começar por você.

Posicionamento no mercado

O sucesso de um redator está muito dependente do seu posicionamento no mercado. O posicionamento é a forma como o mercado enxerga o seu trabalho. Existem vários tipos de redatores, sendo os mais comuns:

  • Os que têm o seu grande diferencial na quantidade de artigos que escrevem por dia
  • Os que têm o seu grande diferencial nos prazos de entrega. Normalmente são extremamente rápidos a entregarem os seus artigos
  • Os que escrevem muito bem e entregam textos de extrema qualidade
  • Os que são especializados em determinados nichos de mercado. Sabem tudo sobre algumas áreas e quase nada sobre outras.
  • Os que são muito experientes e que estão no mercado há muito tempo

E esta é a primeira regra para definir quanto um redator vai ganhar: Quanto mais você se focar na rapidez e nos prazos curtos, menos você vai ganhar por artigo. Por outro lado, quanto mais focar na qualidade e na especialização, menor será a concorrência e maiores serão os seus ganhos, principalmente a longo prazo.

Conhecimento de escrita

Outro fator que influencia muito os ganhos de um redator é o seu conhecimento. Não só o seu conhecimento sobre a matéria que ele está escrevendo, mas também sobre o próprio idioma, técnicas de escrita ou até mesmo ferramentas para redatores. Por esse motivo, estudar, fazer cursos online e ler artigos (como este) podem ajudar você a tornar-se num melhor profissional e, com isso, ganhar mais por texto.

Profissionalismo

O quanto ganha um redator também está diretamente relacionado com o seu profissionalismo. Um redator que procure clientes de forma profissional e que saiba apresentar o seu trabalho de forma organizada, tendencialmente também vai receber mais. A imagem que é criada além do seu trabalho de escrita, tem uma grande influência na percepção do cliente, o que acaba por gerar, inevitavelmente, maiores ganhos para você.

Capacidade de gerar resultados

Uma grande preocupação dos bons redatores está em gerar resultados para os seus clientes. Quando o redator escreve o texto, ele deve pensar do ponto de vista do leitor. Analisar se o leitor gostaria daquele artigo, se ele se tornaria fã daquele site após ler o texto ou até mesmo se compraria um produto daquela empresa após ler o artigo! Se aumentar o retorno que o seu cliente vai ter com o artigo, automaticamente o redator acaba por receber mais pelos seus textos.

Mercado

Agora vamos falar sobre aquilo que o redator não controla: o Mercado. O Mercado é quanto o cliente está disposto a pagar pelos seus textos. E no mercado pode encontrar de tudo: clientes dispostos a pagar 5, 10, 20 ou até 50 reais por cada artigo!

Mas apesar do redator não controlar quanto os clientes estão dispostos a pagar, ele pode controlar quem ele está disposto a aceitar como cliente. Aqui vão alguns conselhos para conseguir clientes mais interessantes e evitar os que pagam menos:

  • Foque-se no relacionamento de longo prazo: Encontrou um cliente que paga um valor interessante? Ótimo! Dê o seu melhor para trabalhar com ele durante longos anos.
  • Procure pelas empresas: Procurar por vagas em projetos é interessante. Porém, nesses casos você está concorrendo com outras dezenas de outros freelancers! Para aumentar as suas chances, procure por empresas que possam necessitar dos seus serviços e entre em contato diretamente com elas.
  • Fique atento aos sites: Sites como a NearJob também podem ser uma forma inteligente de encontrar potenciais clientes. No entanto, não fique concorrendo a todas as propostas que aparecem. Seja mais seletivo.
  • Jamais aceite apenas por aceitar: Aceitar propostas pouco interessantes apenas para conseguir clientes é um hábito que deve evitar. É preferível focar-se em conseguir clientes que pagam melhor ao invés de ficar perdendo tempo com clientes que paguem 5 reais por artigo.

Mas afinal Luciano, quanto ganha um redator freelancer?

Tal como expliquei ao longo deste artigo, o valor vai ser sempre dependente daquilo que você fizer. Se seguir alguns destes conselhos, é bem provável que ganhe o dobro ou o triplo da tabela que vou mostrar para você. Já se o seu foco for a velocidade e os prazos curtos de entrega, o mais certo é que você escreva muito e ganhe pouco dinheiro.

Agora, confira a tabela dos valores habitualmente ganho pelos redatores:

  • 10 a 15 reais: Textos entre 300 e 500 palavras
  • 15 a 20 reais: Textos entre 500 e 1.000 palavras
  • 20 a 30 reais: 1.000 e 1.300 palavras
  • 30 a 50 reais: 1.500 palavras
  • 50 a 100 reais: até 2.000 palavras

Obviamente, os valores da tabela acima são apenas uma média do que tenho visto no mercado. Se você for iniciante, poderá ganhar menos. Se escrever artigos de melhor qualidade, poderá duplicar ou triplicar esses mesmos valores.

E você, fazia ideia de quanto ganhava um redator? Se tiver alguma dúvida, deixe ela nos comentários.

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link