Quanto ganha o gestor de tráfego, tanto em Portugal como no Brasil, é uma das perguntas mais comuns quando se pensa em trabalhar nesta profissão.

O Gestor de Tráfego ganha entre 150 a 800 euros por mês por cliente em Portugal e no Brasil esse valor ronda entre 500 a 5.000 reais menais por cliente. Porém, existem muitas variáveis como o tipo de cliente, o nicho e a experiência do gestor.

Ao longo do texto, vou explicar quanto cobrar sendo um iniciante, a diferença de salários entre um gestor contratado por uma empresa e um freelancer e quanto cobrar para cada tipo de cliente (negócio local, ecommerce ou infoproduto).

Tudo o que vamos partilhar tem como base a minha experiência de 10 anos na área tanto em Portugal como no Brasil e também como base os milhares de alunos que já passaram pela Mentoria Gestor de Tráfego.

Quanto ganha um gestor de tráfego iniciante?

Tal como em qualquer profissão, quanto mais experiente for na sua profissão mais vai ganhar. Nesta área do Marketing Digital, não só os seus estudos contam mas também os resultados que já conseguiu com clientes.

Um gestor de tráfego iniciante em Portugal cobra entre 150 a 200 euros por cliente por mês. Já um gestor de tráfego iniciante no Brasil cobra entre 500 a 700 reais por cliente.

Posso cobrar menos do que isso sendo um gestor iniciante?

Não recomendo começar a cobrar menos do que estes valores pois o trabalho do gestor exige atenção e dedicação ao cliente. Se cobrar muito pouco não conseguirá dar um foco necessários aos seus clientes, pois precisará de muitos clientes para ganhar um valor que possa ser interessante.

Mas posso cobrar mais do que isto sendo um gestor iniciante?

Com certeza que sim. Tenho caso de alunos que começam a cobrar 300 ou 500 euros nos seus primeiros clientes, pois entendem que o trabalho deles merece isso e está tudo bem. Cobrar mais ou menos está muito relacionado com a confiança que tem no seu trabalho de iniciante e também no quanto acha que vale o seu trabalho.

Quanto um gestor que já não é iniciante pode cobrar?

Conforme vai tendo mais experiência, o gestor de tráfego pode cobrar entre 300 a 800 euros por cliente em Portugal e 1.000 a 2.500 reais no caso do Brasil.

Normalmente, os profissionais atingem estes valores quando estão há pelo menos 6 meses na profissão e estão a conseguir resultados consistentes, por isso quanto ganha um gestor de tráfego também está relacionado com a sua expertise.

Um dos segredos para ganhar mais dinheiro e mais rápido como gestor de tráfego é focar-se num nicho de atuação. Ao dar-se muito bem num nicho de atuação, os clientes estão dispostos a pagar mais pois vêem que já tem resultados nessa área.

Para quem gosta de tabelas – eu não sou muito fã – aqui vão os valores de referência tanto para Portugal como para Brasil do valor a cobrar por mês por cliente.

Portugal:

  • Iniciante: Entre 150 a 200 euros mês
  • Intermédio: Entre 200 a 350 euros mês
  • Profissional: Entre 350 a 500 euros mês
  • Expert: + de 1.000 euros mês

Brasil:

  • Iniciante: Entre 500 a 2.500 reais mensais
  • Intermédio: Entre 2.500 a 5.000 reais mensais
  • Profissional: Entre 5.000 e 7.500 reais mensais
  • Referência: + de 7.500 reais mensais

Lembrando que se você quiser ser um bom gestor de tráfego, terá que constantemente reinvestir o valor que ganha em novos cursos e mentorias, pois o aprendizado enquanto gestor de tráfego é constante e jamais deve parar.

Como trabalhar como gestor de tráfego para fora do país

quanto ganha um gestor de tráfego no exterior

Este sou eu em 2016, numa viagem para a Rússia. Na verdade, era a segunda vez que viajava para a Rússia com tudo pago.⁣

Estas viagens para a Rússia aconteceram porque fazia a gestão dos anúncios do JivoChat, uma empresa russa, e todos os anos, viajava durante 2 semanas para trocar algumas ideias com a equipe.⁣

Esta foi apenas uma das coisas boas que trabalhar como gestor de tráfego me proporcionou. Esta liberdade que a gestão de tráfego proporciona não tem preço.

Para conseguir clientes como gestor de tráfego para os EUA, Rússia ou fora do seu país, o primeiro passo é estar em sites de Freelancer internacionais. Outro conselho é interagir com as marcas nas redes sociais e oferecer os seus serviços.

Obviamente, aqui vai precisar de ter um bom domínio do inglês. O meu inglês tem um nível intermédio mas na parte dos anúncios eu trabalhava em conjunto com um tradutor da empresa que traduzia os meus anúncios para alemão, francês, espanhol e outros idiomas.

É melhor trabalhar como freelancer ou ser contratado por uma empresa ou agência?

Quando iniciamos a carreira de gestor de tráfego, uma das dúvidas é: é melhor procurar clientes ou ser contratado por uma agência ou empresa e ai ganhar experiência? Vamos falar sobre os 4 modelos de possíveis de cobrança dos seus serviços.

Cobrar por valor mensal

O mais comum quando um gestor inicia a sua carreira é procurar por clientes para trabalhar como freelancer e cobrar um valor mensal pelo seu serviço. Neste caso o gestor vai receber um valor mensal por cliente.

Se ele cobrar 200 euros por clientes e tiver 3 clientes, ele estará a ganhar 600 euros por mês.

O recomendado é que faça um contrato com cada cliente, deixando bem claro os valores, os dias do pagamento e com quanto tempo de antecedência ele deve avisar caso pretenda cancelar o contrato.

A desvantagem do valor mensal é que ele – normalmente – não é escalável, ou seja, o valor mensal é fixo, independentemente do lucro gerado para o cliente.

Cobrar uma percentagem do investimento

Neste modelo quanto mais ele investe, mais você ganha, ou seja, o gestor vai cobrar um percentagem em cima do investimento mensal em anúncios. Por exemplo: Se combinar que vai receber 20% do investimento e o seu cliente investir 1.000 euros naquele mês, você receberá 200 euros.

A desvantagem dessa forma de cobrança é que se o cliente decidir investir menos, você também ganhará menos. E isso dá muito menos segurança e previsibilidade para o trabalho do gestor. É uma opção que não recomendo.

Cobrar por uma percentagem das vendas

Neste modelo quanto mais vender, mais irá ganhar, ou seja, vai cobrar uma percentagem em cima das vendas que acontecerem através dos anúncios.

É bem interessante, ainda mais se confiar no seu trabalho e no resultado que é capaz de entregar. Aqui, o quanto ganha como gestor de tráfego está unicamente relacionado à sua capacidade de gerar resultado.

Um ponto negativo é que nem todo tipo de negócio dá para trabalhar dessa forma. Os negócios locais são tipos de negócios mais difíceis de trabalhar com este tipo de estratégia. Porém, existem algumas áreas onde isso é mais fácil de fazer:

  • Ecommerce
  • Infoprodutos
  • Venda de imóveis
  • Venda de carros

Um conselho importante: Entender se o produto do seu cliente tem qualidade e pode vender bem. Porque no caso se o produto do cliente não for um bom produto, vai se tornar mais difícil dar resultados para ele. Normalmente os gestores de tráfego mais experientes é que usam esta estratégia de cobrança.

Ser contratado por uma empresa

Algumas pessoas preferem ser contratados por empresas ou agências, nas quais conseguirão adquirir experiência e ter um contrato fixo. No caso de Portugal, muitos optam por fazer o estágio em alguma agência.

Esta é uma opção interessante pois vai expor o gestor a vários tipos de negócios (se for contratado por uma agência) ou a um trabalho constante dentro da mesma área (caso opte por só uma empresa).

A principal desvantagem é que o gestor de tráfego não desenvolve a habilidade de conquistar clientes, algo fundamental caso queira escalar um negócio.

Caso queira opte por receber um salário, veja quais os valores que tenho visto pelo mercado e no qual muitos dos meus alunos já conseguiram:

O salário de um gestor de tráfego em Portugal fica entre os 900 e os 2.000 euros. O salário médio de um gestor de tráfego no Brasil segundo o Glassdor é de R$ 2.500 reais.

Quais as áreas mais bem pagas no tráfego pago?

Outro fator que influencia em quanto ganha um gestor de tráfego são as áreas de atuação. Por um motivo bem simples: existem áreas de negócios que têm mais margem do que outras. Vamos a um exemplo:

Imaginemos que temos 2 clientes. Um deles é médico e cobra 150 euros por consulta. O outro é um cabeleiro e cobra 15 euros para cortar o cabelo. Qual acha que vai ter mais margem para pagar ao gestor e para investir em anúncios?

As áreas mais bem pagas para gestores de tráfego são a estética, infoprodutos, nutrição, medicina, automóvel e software.

Antes de nos despedirmos, deixo aqui algumas dúvidas que são bastante comuns quando falamos sobre ganhos e possibilidades da profissão de gestor de publicidade online. E no final, terá um video meu a explicar mais alguns detalhes sobre quanto cobrar:

Quantos anúncios preciso subir para cada cliente?

O gestor de tráfego não tem um limite de quantos anúncios ele precisa subir para cada cliente. O objetivo é dar resultados para o cliente e por isso deve subir quantos anúncios forem necessários até dar resultado.

Como gestor de tráfego sou eu que pago o valor dos anúncios?

Não. O cliente é quem paga o valor dos anúncios, sendo que esse valor investido vai depender de quanto foi combinado entre o gestor e o cliente.

Quantas horas gasto com cada cliente na gestão de tráfego?

Vai depender muito do nicho, da sua experiência e de quanto o cliente vai investir. Quando mais experiente for mais rápido vai subir os anúncios e quanto menos o cliente investe em tráfego pago, menos tempo é necessário investir nele.

Quantas horas por dia trabalha um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego organiza os próprios horários e vai depender de quantos clientes ele tem e da sua velocidade de execução. Se tiver apena 1 cliente vai perder alguns minutos por dia enquanto se tiver 10 talvez seja necessário dedicação a full time.

Preciso abrir empresa para ser gestor de tráfego?

Não precisará de abrir qualquer empresa no início. Os gestores de tráfego iniciantes trabalham a recibos verdes (no caso de Portugal) ou como MEI (no caso do Brasil).

Quantos clientes vou conseguir atender?

Entre 10 a 15 clientes é algo possível de atender como gestor de tráfego. Após isso, já terá que ter alguém que vá ajudar na parte dos anúncos.

Preciso de faculdade para ser gestor de tráfego?

Não. Para ganhar dinheiro como gestor de tráfego não precisará de faculdade. Porém, se tiver alguma formação em marketing, design ou se for alguém que já trabalhou na área das vendas essas são habilidades que podem ajudar na profissão.

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês