Nos meus treinamentos, muitas pessoas perguntam: Qual o tamanho ideal de um post no Facebook? Devo escrever muitas palavras ou, por outro lado, um texto mais curto faz com que as pessoas entendam mais rapidamente os meus conteúdos e isso faz com que tenha mais interação?

A resposta é simples: depende. Geralmente as pessoas justificam suas opções com estudos.

“Li um estudo que indica que as publicações do Facebook com até 100 palavras têm mais interação!”

Sei que é mais fácil tomar opções com base em estudos. Afinal de contas, estamos seguindo os conselhos de alguém que analisou milhares de posts e com isso tirou várias conclusões, certo? Errado.

Leve sempre em consideração o seu negócio

Um dos pontos para esses estudos não serem confiáveis é que eles não levam em consideração o seu negócio. Será que uma hamburgueria tem que publicar um conteúdo com a mesma profundidade que um agência de marketing? Será que uma empresa de fisioterapia tem de ser tão breve como pizzaria?

Além disso, empresas do mesmo segmento podem ter posicionamentos diferentes. Vou dar como exemplo o meu caso. Existem profissionais que preferem abordar o tema de Facebook Marketing de uma maneira mais breve, fazendo vídeos mais curtos e com slides.

Nada contra.

Desta forma, eles impactam o seu público-alvo de uma forma diferente e certamente existem pessoas que gostam de acompanhar conteúdo dessa forma.

Já eu, prefiro artigos mais profundos e mais reflexivos. É uma questão de posicionamento, que vai condicionar a forma como as pessoas sentem e visualizam a minha marca. Por isso, o tamanho dos posts nas redes sociais deve refletir também aquilo que você quer transmitir.

Outro detalhe importante é que muitos desses estudos são feitos em países que muitas vezes nem é o seu! Um estudo que seja feito nos Estados Unidos, tem pouca relevância para o Brasil, por exemplo. Os hábitos são diferentes, a forma como as pessoas lidam com as redes sociais também. Se quiser analisar alguns destes estudos, primeira veja os países onde foram efetuadas as análises.

Qual o tamanho ideal de um post no Facebook afinal?

Outro dos motivos pelo qual muitas pessoas acabam por confiar em estudos é porque é mais fácil. Passam os olhos por um estudo e pronto, levam aquilo como regra para o resta da vida. O jeito certo é apenas um: testar. Teste publicações com mais texto, outras com menos. Publique um texto com imagem, outro sem.

Perceber o tamanho ideal de uma publicação está dependente de testes. Sim, eu sei que isso dá trabalho. Fazer testes envolve, acima de tudo, errar. Errar, errar e errar até encontrar a melhor forma.

Mas a partir do momento que faz esse tipo de reflexão e começa a testar, vai certamente passar a conhecer melhor o seu negócio do que conhecia antes.

Uma coisa que faço bastante é olhar para as estatísticas do Facebook. Repare neste post:

 

tamanho dos posts no Facebook

Ele teve 142 curtidas e 11 comentários. Agora, olhemos mais a fundo sobre a análise desta publicação:

melhor-tamanho-de-post-para-Facebook

Repare que, apesar de ter gerado apenas 142 curtidas, ele gerou 517 cliques. Foram pessoas que clicaram, inclusive, em “Ver mais”. Essas pessoas, de alguma forma, leram o meu conteúdo e investiram tempo para perceberem a minha mensagem. Essas pessoas também foram impactadas pela minha marca.

Tudo isto para dizer que, por vezes mesmo que você tenha menos curtidas, isso não significa que o seu post foi um fracasso. É necessário analisar os dados como um todo.

Por vezes, publicações com mais texto geram menos likes. Mas os likes não são a única métrica a ter em conta. O número de pessoas que clicou em Saber mais, que clicou para ver o vídeo ou clicou para ampliar a fotografia também são relevantes.

Por isso, respondendo à pergunta ideal de uma publicação no Facebook, a resposta é: não sei. Vai depender de si, do seu negócio e da forma como você quer ser visto.

Teste e vai ver que no futuro vai agradecer-me por esta dica 🙂

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês