Produtividade 28/12/2015

O princípio dos 40/70 e como ele vai ajudá-lo a tomar melhores decisões

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Já falei aqui na Escola Freelancer sobre a Lei do Pareto e sobre a Técnica de Pomodoro. Todas estas técnicas ainda me ajudam muito hoje em dia a tomar melhores decisões e, se você não conhece alguma delas, aconselho a ler os artigos onde falo sobre elas. Neste texto, vou mostrar para você um novo princípio que conheci há alguns dias: o Princípio dos 40/70. Esta “regra” foi criada pelo norte-americano Colin Powell e ela consiste no seguinte: você deve tomar uma decisão sempre que tiver entre 40 a 70% de certeza que ela vai dar certo.

Vamos a um exemplo prático.

Imagine que você está indeciso entre trabalhar ou não com um cliente…Se você tem entre 40 a 70% de certezas que trabalhar com esse cliente vai gerar bons resultados, trabalhe com ele.

Mas por que razão ele inventou esta regra?

Muito simples: por um lado, porque tomar uma decisão com menos de 40% de certezas aumenta as suas chances de não ser bem sucedido com essa decisão. Por outro, porque se você ficar esperando ter 100% de certezas em algo, você vai deixar a oportunidade passar. Procurar informação até ter 100% de certezas provoca uma paralisia através da análise.

Conheci esta estratégia através do livro “O Poker e o Executivo”. Este livro foi escrito pelo jogador de Poker David Apostolico e durante o livro ele fala bastante sobre a analogia entre o Poker e os Negócios. Você pode comprar este livro clicando aqui.

Para você entender melhor este princípio, gravei um vídeo e você pode conferi-lo mais abaixo. Não se esqueça de me seguir nas outras mídias para acompanhar todo o meu conteúdo: Youtube (clicando aqui), Facebook (clicando aqui), LinkedIn (clicando aqui) e Instagram (clicando aqui).

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.