Marketing Digital 23/05/2013

As 10 principais vantagens de trabalhar como freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A profissão de freelancer tem crescido muito nos últimos anos, não só pelo florescimento da internet que permite realizar trabalhos para qualquer local do mundo mas também porque os profissionais estão mais dispostos a trabalhar em sistema de home office, beneficiando de todas as vantagens que este tipo de profissão fornece. É claro que nem tudo é perfeito. Existem clientes difíceis, receber pagamentos dos clientes por vezes é complicado e manter a produtividade trabalhando em casa é algo complexo de ser conseguido. No artigo de hoje, vou partilhar com vocês algumas das vantagens de trabalhar como freelancer e dar uma ideia de tudo aquilo que pode beneficiar se optar por este estilo de vida.

Todas as vantagens que vou enumerar neste artigo resultam da minha própria experiência trabalhando como freelancer ao longo dos últimos anos. Mas se você também trabalha como freela e pretende partilhar conosco alguma da sua experiência, deixe um comentário no final deste post para que outros profissionais possam ser outras vantagens de optar por trabalhar como freelancer. Vamos à lista!

1. POSSIBILIDADE DE AUMENTAR OS SEUS GANHOS RAPIDAMENTE

Quem trabalhar por conta de outra pessoa terá, na melhor das hipóteses, um aumento salarial na casa dos 5% ao ano. É raro ver uma empresa conceder um aumento maior que este num espaço temporal de um ano. Porém, no trabalho de freelancer os aumentos mensais (não anuais) podem ocorrer na casa dos 50% em muitos dos casos. Tudo depende da procura de clientes e da qualidade dos projetos. Esta é, a meu ver, uma das vantagens mais interessantes. Mas para consegui-lo o freela precisa de apresentar um trabalho de qualidade, conseguir clientes que paguem valores elevados e estar constantemente à procura de novos interessados no seu trabalho. Mas sim: é possível aumentar exponencialmente os ganhos mensais de um profissional freelancer!

2. LIBERDADE PARA TRABALHAR ONDE QUISER

Uma das grandes vantagens que o freelancer tem atualmente é a sua capacidade de conseguir trabalhar onde quiser, bastando, para isso, tenha um computador. Antigamente isso não era possível e o trabalho do freela era realizado apenas um nível local, trabalhando como publicitário ou jornalista freelancer para as empresas da cidade. Com o crescimento da internet essa liberdade tornou-se total. O freelancer pode estar trabalhando num país e prestando serviços para clientes que estejam do outro lado do oceano. Isso é possível, apesar de não ser tão simples como parece. Existem na internet inúmeros relatos de profissionais freelancers que começaram a viajar e a trabalhar um mês em casa país. Mas repito: isso é possível mas não é tão simples assim. É necessário muita organização e disciplina, de forma a estar em outro país e mesmo assim desempenhar as suas funções enquanto freelancer.

Dica de artigo: Como manter a produtividade trabalhando fora do escritório

3. MELHOR GESTÃO DO SEU TEMPO

Começar a trabalhar em casa foi das maiores mudanças que aconteceu na minha vida e acredito que se você já teve essa experiência irá concordar com as próximas linhas que vou escrever. Enquanto trabalhava como jornalista eu pensava que era produtivo e organizado. A partir do momento que comecei a trabalhar em casa, a minha visão mudou completamente. A partir de casa é possível organizar o dia, manter o foco naquilo que realmente interessa e manter o ambiente de trabalho organizado sem muitas dificuldades. Num trabalho das nove às cinco isso também é possível, mas é muito mais complicado. Aparece sempre aquela pessoa que pretende falar um pouco ou aquele colega chato que está sempre fazendo perguntas.

A partir do momento que você trabalha em casa as distrações desaparecem. Tudo é muito mais simples. Mas para que isso aconteça é necessário que o freelancer adote uma visão minimalista do seu trabalho e se foque apenas em produzir. Se você quiser saber algumas estratégias para trabalhar de forma produtiva em casa, aconselho que dê uma olhada neste e neste artigo, onde eu partilho com vocês algumas estratégias que utilizo para me manter produtivo.

4. CONTROLE DAS INTERRUPÇÕES

Como referi no ponto anterior, num escritório você não controla quem interrompe o seu trabalho, mas em casa sim. Você pode sempre optar por desligar o email ou deixar o vício do Facebook de lado. A escolha é sua. Desde que comecei a trabalhar em casa tenho vindo a diminuir tudo aquilo que me pode retirar o foco daquilo que é realmente importante na minha vida. Por isso comecei a digitalizar os cartões de visita, deixei em piloto automático muitas das minhas tarefas e comecei a utilizar mapas mentais. Mas tudo isto não seria possível se eu atualmente não estivesse trabalhando em casa. Se continuasse no meu emprego normal, certamente hoje seria uma pessoa menos produtiva, menos focada nas minhas metas pessoais e com mais stress no meu trabalho.

vantagens de trabalhar como freelancer

5. AUMENTO EXPONENCIAL DE CONHECIMENTOS

Trabalhar em casa significa maior liberdade mas também mais estudo e dedicação. Quem tem o seu próprio negócio sabe o quanto é difícil satisfazer os pedidos constantes dos clientes. E para ser bem sucedido o freelancer necessita de estar constantemente estudando e renovando os seus conhecimentos. Não só porque o mercado assim o exige mas também porque existe tempo para isso. Enquanto no trabalho normal você está apenas focado em realizar tarefas, o freela pode sempre encontrar um tempo livre para dar uma olhada no seu feed de notícias ou ler algumas páginas daquele livro que está há várias semanas no seu Kindle.

6. AUTONOMIA (QUASE) TOTAL

A autonomia é algo que eu preservo muito. Muitas vezes eu estava trabalhando no meu emprego normal e saia frustrado por não conseguir impor minhas ideias. Quando comecei a trabalhar como freelancer tudo isso mudou: passei a ter uma maior autonomia nas minhas escolhas e trabalhos. Agora posso escolher com quem trabalhar, quando trabalhar e a qualidade do trabalho vou entregar. Como é óbvio essa autonomia não é total, pois estou sempre dependente daquilo que o cliente quiser. Mas convenhamos: a nossa possibilidade de escolha é muito maior. Num emprego normal, quer você queira ou não será obrigado a fazer aquilo que o chefe mandar. Enquanto freelancer você tem ainda a possibilidade de escolher se quer trabalhar com aquele cliente ou não.

7. MELHOR EQUILÍBRIO DA SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Poder passar grande parte do meu dia em casa, ao lado de quem mais gosto, é algo que para mim não tem preço. Isso não era possível no meu emprego anterior, agora já é. Não tem nada mais stressante do que ter sempre a mesma rotina: sair de casa às seis da manhã e chegar do trabalho às oito da noite. E no dia seguinte tudo de novo! Enquanto freelancer isso mudou radicalmente. Agora também tenho o meu horário (é óbvio) mas não perco tempo com deslocações desnecessárias.

Nota: se você perder diariamente duas horas no trânsito, ao fim de um ano terá perdido pouco mais de 18 dias desse ano só no trânsito! Agora multiplique isso por uma década ou por uma vida inteira…

Além disso, sempre dá para tirar aquela manhã de descanso ou aquele final de dia de sexta-feira para passear com a família. Como é óbvio, nem tudo é perfeito. Tem dias em que necessito de trabalhar até mais tarde ou por vezes os finais de semana estão ocupados com trabalho, como foi o meu caso enquanto estava escrevendo o ebook Facebook para negócios. Porém, esses esforços no final acabam valendo a pena.

8. MENOS DESPESAS

A partir do momento que o local de trabalho é a própria casa, os custos tendem a descer consideravelmente. Menos gastos em comida, gasolina ou outras futilidades que acabamos por desperdiçar quando existe um trabalho das nove às cinco. No fundo, o freelancer acaba por adotar um estilo de vida mais minimalista, focando naquilo que é mais importante. Apesar de poder ser possível fazer toda esta economia financeira, também é importante que o freelancer, esporadicamente, saia de sua casa é vá almoçar a outro local ou que aproveite a sua pausa da tarde para ir beber um café a um espaço longe da sua casa. Trabalhar no local onde você vive é bom, mas tudo o que é demais acaba sendo prejudicial não só para a sua produtividade mas também para si, enquanto pessoa.

freelancer principais vantagens

9. MAIOR DIVERSIFICAÇÃO

O profissional freelancer não precisa de perceber apenas como trabalhar na sua área. Ele precisa de perceber de produtividade, organização pessoal, finanças pessoais ou até de redes sociais. Além disso, se ele quiser aumentar o número de clientes, até terá de saber trabalhar com blogs ou portfólios. Com todas estas funções “extra”, o freela acaba por ter necessidade de diversificar muito mais a sua área de atuação. É difícil? Certamente! É desafiante? Sem dúvida! Ainda me lembro dos meus primeiros meses em que estudei a fundo a produtividade para me manter organizado ou que li livros de gestão financeira para perceber como gerir o meu dinheiro. Foram momentos de um crescimento pessoal enorme e até hoje sou grato por isso. Diversificar os nossos conhecimentos significa trabalho e algumas horas a menos de sono, mas vale a pena!

10. EVOLUÇÃO DA DISCIPLINA PESSOAL

O freelancer que não tiver disciplina pessoal não conseguirá manter-se no mercado por muito tempo. Não conseguirá acordar na hora programada, não conseguirá cumprir prazos com clientes ou nem sequer será capaz de potenciar todas as suas capacidades profissionais. O mercado do freelancing é muito concorrido e quem não conseguir bons resultados tende a desaparecer logo nos primeiros meses. No entanto, você pode ver esta situação de um prisma completamente diferente: trabalhar como freelancer pode ser uma boa motivação para você ser mais disciplinado. Já conheci muitos profissionais que aumentaram a sua disciplina pessoal porque tiveram responsabilidades maiores.

CONCLUSÃO

Já disse no artigo e volto a referir: trabalhar como freelancer tem as suas vantagens e desvantagens. Porém, neste texto decidi realçar os benefícios, de forma a motivar muitos profissionais que ainda estão indecisos se devem ou não abandonar o seu emprego para iniciarem a carreira de freelancer. Se está pensando em fazer isso, dê uma olhada no nosso ebook Ser Freelancer que certamente será uma grande ajuda. Mas é o momento de vocês partilharem a vossa opinião: quais são os principais benefícios de trabalhar como freelancer? Conte um pouco sobre a sua experiência!

Abraço e até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link