Anúncios de Facebook 03/10/2013

O que é o Facebook Power Editor e como criar a sua primeira publicidade

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook tem evoluído muito ultimamente. Além do seu novo formato nas publicidades, tal como explica este post, ele também tem tentado melhorar a conversão dos anunciantes. E mais novidades estão por vir tais como a publicidade nas notificações ou até mesmo o início de vídeos de forma automática. Apesar das inúmeras inovações, neste artigo eu pretendo falar sobre uma função do Facebook que ainda muitas pessoas insistem em não usar: o Power Editor. Se você já conhece esta ferramenta pode passar para o próximo ponto. Caso não conheça, preste (muita) atenção às próximas linhas.

O Power Editor é um extensão para Chrome criada pelo próprio Facebook que permite o gerenciamento e criação de publicidades, entre outras funções. Para você começar a utilizar o Power Editor basta clicar aqui que será direcionado para a extensão. Existem algumas vantagens em utilizar o Power Editor ao invés de utilizar o painel de publicidade do próprio Facebook. Algumas delas são:

  • Melhor segmentação. Com o Power Editor você consegue ser mais preciso na sua publicidade.
  • Maior velocidade na criação de campanhas pois pode duplicar com relativa facilidade.
  • Melhor acompanhamento das suas campanhas.
  • Facilidade em criar públicos pré-definidos.
  • Organização das suas publicidades muito facilitada.
  • Boa otimização da sua publicidade.

Acredite que estas são apenas algumas das vantagens do Power Editor. Eu desde que comecei a utilizar esta plataforma, deixei o painel “normal” do Facebook completamente de lado. Vamos ver então como você pode tirar melhor partido do Power Editor.

Se está gostando deste artigo, possivelmente também irá gostar do nosso post sobre as 10 razões porque a sua Fan Page nunca vai fazer sucesso

Entendendo o “baixar e enviar” do Power Editor

Depois de você instalar a extensão para o Chrome, basta ir às aplicações (clique aqui) e irá abrir um painel semelhante a este que você vê abaixo:

painel principal do Power Editor

Eu sei que o Power Editor parece um pouco confuso ao início, mas teste, pois vale a pena o esforço. A primeira lição que você deve retirar do Power Editor é que ele funciona num sistema de upload e download, ou seja, ele não atualiza automaticamente cada alteração que você faz.

Exemplo: Cada vez que você faz alguma atualização na sua Fan Page você necessita de fazer o download para que essa informação vá para o Power Editor. Por outro lado, cada vez que você cria uma publicidade no Power Editor você necessita de fazer o upload para o Facebook. Se mesmo assim não entendeu, basta deixar um comentário no final do artigo para eu conseguir ajudá-lo

Veja na imagem abaixo do que estamos falando:

Captura_de_ecrã_2013-10-3__às_17.31.27

Nesse mesmo canto superior você tem acesso às configurações. Vamos ver para que serve cada uma:

Colunas do anúncio: Aqui você define as colunas que vão ficar na análise dos seus anúncios. As colunas que você quer que apareçam basta deixá-las selecionadas.

Colunas-de-anúncios-no-Power-Editor

Colunas de campanhas: A mesma explicação anterior só que desta vez para as campanhas (nota: se você não sabe a diferença entre campanha e publicidade, não se preocupe. Logo em seguida falaremos sobre isso).

Colunas de campanhas no Power Editor

Audiences: Quando você define o seu público numa publicidades existem várias possibilidades de segmentação. Com esta opção você pode acrescentar ou eliminar opções, conforme os seus interesses. Você pode, por exemplo, definir que os status de relacionamentos não são relevantes para segmentar a sua publicidade e optar para que essa opção não apareça.

Audiences no Power Editor

Como criar a sua primeira ad/publicidade no Power Editor

Agora que você já tem noção de algumas das principais ferramentas do Power Editor, certamente já terá noção que também existem duas opções que são bastantes distintas: os anúncios e as campanhas.

Essa definição já vem do formato normal da publicidade no Facebook, apesar de não ser tão perceptível sem o Power Editor. Ou seja, antes de você criar uma publicidade você necessita de criar uma campanha, que irá, posteriormente, vincular as várias publicidades que você criar.

Exemplo: Na campanha você define os valores e o período de tempo que as suas publicidades vão rodar. Já na publicidade você escolhe o formato, o público, o local onde ela vai aparecer, etc. Mais uma vez: se mesmo assim não ficou claro para você, não hesite em deixar um comentário para eu conseguir ajudá-lo

Agora então chegou o momento de criar a campanha. Clique neste local aqui.

Captura_de_ecrã_2013-10-3__às_17.38.33

Logo depois você verá um campo por preencher como este que está vendo logo abaixo.

preencher-os-campos-na-criação-da-campanha-do-Power-Editor

 1: Aqui você insere o nome da campanha. Tenha em atenção que o nome deve estar relacionado com a campanha. Isso irá facilitar a sua organização futura.

2: Neste local você define se vai pagar um valor total ou se vai investir um valor diário. As opções são as mesmas do painel principal do Facebook.

3: Você define o valor. Tenha cuidado pois ele será condicionado pela data, caso você escolha o valor diário.

4: As datas de quando começa e acaba a sua campanha. Atenção que a data está no formato norte-americano: mês/dia/ano.

5. Os rótulos (ou labels em inglês) são uma parte importante da sua organização do Power Editor. Imagine que você está fazendo uma campanha de um determinado produto seu para a época do natal  Nos labels você pode inserir as palavras: “natal” e “produto x”. Assim será criado um pequeno separador para a palavra “natal” e outro para a palavra “produto x”. Mais tarde, quando você quiser fazer outra publicidade durante o “natal” volte a inserir esse label. Dessa forma, você terá todas as campanhas organizadas no “natal” num só local.

6. Por último, a seta está apontando para a linha criada por aquela campanha. Todos os dados serão alterados conforme você for inserindo.

Depois de criada a campanha, chegou o momento de você criar a publicidade para essa mesma campanha. Então você agora vai clicar em Anúncios –> criar anúncio. Irá aparecer algo como isto:

Captura-de-ecrã-2013-10-3-às-17.40.03

Este é o momento em que você vai selecionar a campanha que irá ficar ligada a esse anúncio. No nosso caso como demos o nome de “Nome da campanha”, é a essa campanha que vamos ligar.

Se você chegou até aqui, parabéns! Tem criada a sua primeira publicidade no Power Editor. No entanto, tenho uma má notícia: você realizou apenas 50% do trabalho. O restante (e talvez o mais importante) será a segmentação correta e a escolha do anúncio, alguns dos elementos chave para uma publicidade bem sucedida. Agora você poderá definir:

  • Onde a sua publicidade vai aparecer
  • Qual o formato
  • Qual o público que irá visualizar a sua publicidade
  • Como segmentar para ir de encontro ao seu objetivo
  • Quais vão ser as características chave do seu público
  • Os países ou cidades onde essa publicidade vai aparecer

E muito, muito mais! Se você não tem o hábito de utilizar o painel principal do Facebook, acredite: o Power Editor tem um número bem maior de opções.

Por agora você deixar você fazer os seus primeiros testes no Power Editor e num próximo artigo iremos explorar a questão da segmentação e como você pode melhorar os resultados da sua publicidade, modificando apenas alguns pormenores.

Espero que tudo tenha ficado bem claro para vocês e qualquer dúvida já sabem, basta deixar um comentário. E agora chegou a vossa vez:

  • O que acharam do post?
  • Já conheciam o Power Editor? Já utilizavam?
  • Ficaram com alguma dúvida do que foi explicado?

Abraço para todos vocês e bom uso do Power Editor!

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link