Uma das grandes vantagens do Power Editor é que ele permite que poupemos (muito) tempo na criação de anúncios. Se recorrer à ferramenta habitual do Facebook acredite: você vai demorar o dobro do tempo e os seus resultados vão ser piores. Quem trabalha com Facebook Ads já deve ter verificado que está sempre a realizar as mesmas tarefas: escolher a idade, escolher o país, escolher o estado do seu relacionamento, etc. Para evitar essas tarefas repetitivas o Power Editor conta com a possibilidade de criar audiência pré-definidas. As audiências pré-definidas (ou Grupo-alvo salvo como preferirem chamar) não são mais do que um grupo de pessoas com determinadas características e que podem ser utilizadas de forma consistente sem que você tenha de fazer todo o trabalho de novo. Confuso? Então presta atenção às próximas linhas!
Nota: Se você está com dúvidas do que é o Power Editor e não sabe como utilizá-lo, aconselho que dê uma olhada neste artigo sobre o que é o Power Editor e conheça esta poderosa ferramenta!
Voltando então ao nosso post, construir uma audiência pré-definida traz várias vantagens, entre as quais:
- Maior velocidade na criação das campanhas.
- Menor probabilidade de erro pois todos os pormenores já estão definidos.
- Probabilidade de poder realizar vários testes com audiências semelhantes.
- Fácil implementação.
Se você ainda tem dúvidas sobre este pormenor interessante do Power Editor não se preocupe pois nos próximos parágrafos mas explicar passo a passo como criar a sua primeira audiência. Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário no final do artigo!
1. Primeiros passos
Se você já entrou no Power Editor, vá ao canto superior esquerdo e clique em “Públicos”, como mostramos na imagem abaixo.
Depois de fazer isso, ele fornece duas opções: Grupo-Alvo Salvo e Públicos personalizados. Vamos então focar-nos na primeira opção e deixamos a segunda para outro post.
Ao você clicar em Grupo-Alvo Salvo, o Power Editor cria automaticamente os vários campos de uma definição da audiência.
2. Definindo a sua audiência
Depois de “criar” a sua primeira audiência, você necessita de preencher todos os campos. O primeiro fator que quero alertar é para o “nome”. Dê um nome que ajude você a identificar mais tarde que audiência é essa. Se eu fosse definir um público para a Escola Freelancer, faria o seguinte:
Daria um nome consoante o meu projeto (Escola Freelancer) e a audiência que quero alcançar (fãs, por exemplo). Então colocaria como nome “EscolaFreelancer_fãs”. Obviamente este nome poderia crescer conforme as características que fosse acrescentando. Imaginemos que eu queria apenas impactar os homens. Poderia deixar o nome. “EscolaFreelancer_fãs_homens”. O nome parece algo simples mas no futuro, quando você tiver muitos públicos, esta personalização será útil
Os próximos passos são bem simples e falamos sobre todos eles no nosso ebook Facebook para Negócios mas vamos recordar um pouco todos eles:
- Localização: É o País, Estado ou cidade de destino onde a sua publicidade vai aparecer.
- Idade e gênero: dispensam explicações
- Interesses exatos: São interesses mais específicos como #freelancer, #próprio negócio ou #empreendedorismo. Nesta parte aqui você vai inserir os interesses que o seu público-alvo tem.
- Categorias amplas: Como o próprio nome indica são categorias mais amplas, que abrangem interesses como Cerveja, saúde ou Casa e Jardim.
Outro pormenor muito importante está relacionado com as conexões do anúncio. Ou seja, você tem possibilidade de realizar publicidade para três públicos: fãs, não fãs e amigos de fãs. Para selecionar uma ou mais categorias basta inserir o nome da sua página, como vemos logo abaixo:
Você tem ainda a possibilidade de, no separador “avançado”, inserir:
- Públicos personalizados e públicos excluídos: explicamos o que isso é em próximos posts. Deixe isso em branco por enquanto.
- “Interessado em” e relacionamento: Esta parte pode ser útil para quem vende produtos para solteiros, por exemplo.
- Idioma ou educação: Dispensa comentários.
- Locais de trabalho: Você pode anunciar apenas para pessoas que trabalham, numa empresa por exemplo.
Depois disso você não precisa de fazer mais nada pois o público ficará guardado.
3. Como aplicar a audiência
Agora chegou o momento de colocar na prática tudo o que você faz. Por isso selecione uma publicidade e vá até ao separador “Público” e depois clique em “Use os grupos de direcionamento existentes”.
Depois de fazer isso você verá todas as opções de públicos que você gravou. Escolha uma e depois verá que todas as opções da sua Ad vão ser alteradas para as características daquele público.
Agora é só fazer é só clicar em enviar e esperar que a sua Ad comece a rodar! Não se esqueça depois de mensurar o retorno do seu investimento no Facebook!
E aí, o que achou destes públicos pré-definidos? Já tinha experimentado?
Se tiver alguma dúvida sobre o Power Editor diga que estaremos aqui para ajudar você! Caso queira aprender sobre Facebook Marketing o melhor é mesmo é adquirir o ebook Facebook para Negócios. Temos lá várias estratégias que vão ajudar você a conseguir mais fãs!
Abraço,
Luciano Larrossa
P.S. Ultimamente temos públicos vários posts sobre Facebook Marketing. Confira alguns deles aqui: