Instagram 14/02/2019

Perdi seguidores no Instagram. Quais os motivos?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Depois de bastante esforço criando conteúdo para o Instagram e ver seu perfil crescer aos poucos, pode ser um baque acordar um dia, acessar sua ferramenta para gerar relatórios no Instagram e descobrir que está a perder seguidores.

O choque é ainda maior se essa perda parecer sem motivos. Ao longo dos anos que tenho trabalhado com Facebook e Instagram, esse tipo de coisa já aconteceu comigo e é frustrante ver parte desse trabalho árduo escoar pelo ralo.

Apesar de incomum, é um tipo de coisa que pode acontecer e existem algumas razões que explicam essas perdas.

Se está perguntando “como perdi seguidores no Instagram”, veja abaixo os principais motivos para que isso aconteça!

Motivo #1: Bug no Instagram

Algumas vezes, a culpa é do próprio Instagram, como aconteceu de ontem para hoje. Esses bugs podem influenciar seu número de seguidores e não há muito o que fazer sobre isso, a não ser torcer para o Instagram fazer a correção devida.

A própria plataforma já informou que está ciente do bug e está trabalhando para consertá-lo, mas não estranhe se o seu total de seguidores continuar menor do que era antes.

perdi seguidores no instagram tweet

Motivo #2: Seguidores falsos que você comprou

Se você compra seguidores falsos para impulsionar seus números, a resposta para a pergunta “como perdi seguidores no Instagram?” é óbvia.

Comprar seguidores fakes vai diretamente contra os termos de uso do Instagram. Ocasionalmente, a plataforma faz uma limpeza total nos bots e seguidores fake na plataforma.

Vale lembrar também que, se o Instagram descobrir que seu perfil compra seguidores falsos, você corre o risco de ser banido da plataforma.

Se está em dúvida sobre correr o risco de comprar seguidores fake ou não, recomendo bastante que leia esse artigo sobre o assunto.

Motivo #3: Seguidores falsos que enviaram para você

Esse é um motivo alheio que pode acabar te prejudicando, mas não está em seu controle. Dependendo de alguns fatores, contas fake que utilizam ferramentas de automação podem acabar te achando e seguindo automaticamente.

Os fatores incluem hashtags que utiliza em suas publicações, likes que deu em algum post ou até mesmo perfis de usuários reais que te seguem na rede social.

A única maneira de impedir esses seguidores fake de te seguirem é tornando sua conta privada. Mas se tiver um negócio no Instagram, essa alternativa não é válida, já que é necessário que seu perfil seja aberto para que tenha um conta de Instagram para negócios.

Por isso, o único jeito para contas de negócios é removendo-os manualmente de sua lista de seguidores. Considerando o tempo que leva para conseguir distinguir e remover os seguidores falsos, não recomendo que perca seu tempo nisso.

Ainda mais que outros seguidores fake virão.

perdi seguidores no instagram fake

Se nenhum dos outros motivos pode ser considerado como resposta para a pergunta “como perdi seguidores no Instagram?”, provavelmente foi o próprio Instagram eliminando os seguidores fake de seu perfil.

Esse é um dos motivos pelos quais se fala muito sobre o fim das ferramentas de automação. Mas duvido bastante que isso aconteça em um futuro próximo, como mencionei nesse artigo.

Motivo #4: Você fez um post e pessoas deixaram de te seguir

Eventuais bugs no Instagram e seguidores falsos te seguindo são motivos que fogem do seu controle.

Mas a compra de seguidores fake e o seu próprio conteúdo são de sua responsabilidade.

Tirando os bots, todos os outros usuários são seres humanos, com seu próprio conjunto de valores e opiniões tanto quanto você. E eles levam a sério como suas marcas favoritas se posicionam socialmente.

Isso significa que deve fugir de polêmicas? Não necessariamente.

O ideal é que contextualize o assunto polêmico dentro do que seu conteúdo propõe, como fiz nesse post em meu perfil no Instagram.

perdi seguidores no instagram polemica

Perder seguidores por posts polêmicos é algo bastante comum no mundo das celebridades. Nas eleições americanas de 2016, o rapper Kanye West perdeu 10 milhões de seguidores por declarar apoio para o então candidato à presidência Donald Trump.

Nas eleições do ano passado, um efeito parecido aconteceu com a atriz Bruna Marquezine. Ao fim das apurações de votos, a atriz lamentou o resultado das urnas e perdeu seguidores por conta disso.

Mas existe uma diferença entre essas celebridades e você: elas continuarão com milhões de seguidores e podem se dar ao luxo de perdê-los. Você não e se está fazendo isso, não adianta levar as mãos à cabeça e se perguntar “como perdi seguidores no Instagram?”

Por isso, é importante saber como usar as polêmicas ao seu favor, abordando elas dentro do contexto de seu negócio quando possível.

Motivo #5: Os seus seguidores apagaram a sua conta

É algo mais raro, mas pode acontecer. As pessoas deletam as suas contas nas redes sociais e isso faz com que você perca seguidores. Este tipo de motivo não vai gerar um grande número de queda de seguidores. Porém, a longo prazo, o número pode ser significativo.

Perdi seguidores no Instagram, mas como ganhar?

Saber os motivos pelos quais alguém pode perder seguidores no Instagram é essencial para que não caia nas mesmas armadilhas e veja seu trabalho jogado pelo ralo.

Ainda mais importante que isso é entender as táticas para conseguir esses seguidores. Se tem dificuldades em criar conteúdo para atrair seguidores no Instagram, recomendo que veja meu curso online de imagens para redes sociais!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.