Marketing Digital 23/06/2011

20 passos para escrever um ebook (Parte II)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Tal como prometido, hoje continuo a minha série sobre os 20 passos para escrever um ebook. No artigo anterior referi algumas das fases que terá de passar para redigir aquele que pode ser uma forma alternativa de você ganhar dinheiro como freelancer. E esta método pode ser aplicado a qualquer profissão: web designer, jornalista freelancer ou fotógrafo freelancer. Basta um pouco de criatividade e imaginação para ter aqui um negócio inovador que lhe garanta bons rendimentos e que lhe deixe mais tempo livre para se concentrar no trabalho do dia-a-dia.

11. Escolha quanto tempo irá demorar para escrever o livro

No artigo anterior, um leitor comentou que já tinha começado a escrever o livro mas que ainda não o tinha finalizado. Que andava meio “parado” no computador. Isto talvez aconteça porque ele mesmo não definiu em quando tempo queria escrever a sua obra. Este é um dos grandes problemas de quem escreve um ebook: falta definição em quanto tempo o quer terminar. Isto faz com que tenha menos organização e facilmente perca tempo com coisas desnecessárias como as redes sociais.

Quando definir em quanto tempo quer escrever o ebook, tenha o cuidado para também não definir um período demasiado curto. Isto porque isso acaba por pressioná-lo demais, dando pouca qualidade ao seu trabalho. Lembre-se: o seu ebook tem que ser o melhor que você consegue fazer. E isso demora tempo, por mais que tente ser produtivo. Portanto, defina um período de tempo ligeiramente longo, mantenha um rotina diária e dê o máximo na criação do seu ebook.

12. Faça 3 revisões

O leitor neste momento deve se estar a perguntar o porquê de 3 passos. Vou já explicar:

  • 1ª – Procure todos os erros que possa encontrar. Apesar de escrever o ebook no Word e ele detetar alguns erros de português, a verdade é que deixa escapar outros que podem comprometer o seu profissionalismo. Esta é a revisão mais chata e na qual você precisa de estar mais concentrado
  • 2 ª – Melhore o seu português. Nesta daqui tente melhorar a qualidade do seu ebook na construção das frases. Por vezes passamos tantas horas seguidas a escrever que o livro acaba por tornar-se monótono, devido à repetição de palavras e expressões. Nesta revisão aproveite para elevar a sua criatividade a outro patamar.
  • 3ª – Dê a outras pessoas para ler. Por mais que olhe para o seu ebook, as outras verão sempre de um modo diferente. Dê uma cópia a familiares ou amigos e peça a opinião deles. E peça para que sejam críticos. Pessoas conhecidas normalmente não gostam de criticar para não serem mal interpretados. Mas isso não lhe interessa. Se eles não foram críticos com o seu trabalho, quem ler o seu ebook será com certeza.

13. Desligue-se do mundo que o rodeia

Esta dica é difícil para quem está a escrever o ebook enquanto trabalha, que é o meu caso. A escrita do livro tem que estar encaixada no seu dia-a-dia, o que acaba por retirar um pouco do foco no que estamos a fazer. O melhor é mesmo conseguir tirar uma ou duas semanas e isolar-se para escrever o seu ebook. Não é ao acaso que os escritores gostam de passar um certo período em outro País quando escrevem livros. Estar num local diferente acaba por “obrigá-lo” a estar mais concentrado e inspirado.

14. Fale só do que percebe

Parece um ponto demasiado simples, mas na verdade esta é uma das chaves para o sucesso. É claro que se estou escrevo um ebook sobre como trabalhar como freelancer, terei que perceber sobre o assunto. Contudo, eu não domino todos os temas desta área e por mais que queira, haverá sempre alguém que entende mais que eu em muitos assuntos sejam eles produtividade ou ferramentas para freelancer.

No entanto, tenho a certeza que os meus leitores também gostariam de ler sobre estas temáticas. E se eu quero ter uma obra de qualidade, tenho que as incluir lá. Um dos erros mais comuns quando se escrevem ebooks é falar sobre um tema apenas porque tem de ser, mesmo que não se perceba muito sobre ele. Por isso, só fale daquilo que entende. Se não entende, estude melhor essa área ou contrate um especialista para escrever isso. O importante é que tenha um produto de qualidade e com informação de qualidade. Escrever por escrever não vale a pena.

15. Pare de adiar!

Outro dos fatores que leva os trabalhadores a não escreverem o ebook tão rápido quanto desejariam é o fato de estarem constantemente a adiar. “Hoje não estou inspirado” ou “ainda me falta um pouco de informação” são algumas das desculpas mais comuns. Não opte por esta estratégia! Todos os dias são bons para fazer algo pelo seu ebook, nem que seja começar a organizar o seu trabalho ou escrever um capítulo que seja. Como disse anteriormente um artigo da Escola Psicologia, “o caminho faz-se caminhando“. Por isso, cada palavra que escrever estará mais perto da conclusão do seu ebook. Pare de adiar o seu trabalho e comece a escrever logo a seguir a ler este artigo!

16.  Avise aos seus familiares o que vai fazer

Ser interrompido constantemente por familiares e amigos enquanto escreve o seu ebook é outro dos fatores que o leva a atrasar a sua escrita. Sugiro que durante um mês diga às pessoas mais próximas que estará apenas concentrado nesta tarefa e que idas a cafés ou jantares serão apenas quando você convidar e não o contrário. Sei que parece um pouco agressivo, mas é preferível passar um mês a ser demasiado rígido com a sua rotina do que andar três ou quatro meses a “empurrar” o seu ebook sem o concluir.

17. Dê a conhecer o seu trabalho

Vejo excelente ebooks, que apenas não vendem porque não são divulgados de um modo eficaz. Por melhor que seja o seu trabalho, se ninguém olhar para ele de pouco irá servir. Um dos investimentos que deve ter quando escreve o seu ebook é apostar na publicidade. Imagine que vende uma cópia do seu ebook a trinta reais e paga sessenta para colocar a publicidade do seu livro na barra lateral do blog. Se vender duas cópias já tem o investimento pago, a partir daí é lucro! Mesmo que não venda, com certeza alguém ficou a conhecer o seu trabalho e com certeza aconselhou a obra a outro amigo.

Outra das formas de fazer mais vendas é colocar publicidade no Google Adwords. Imagine que escreveu um ebook sobre produtividade. Se investir um anúncios nos motores de busca, cada pessoa que procurar pela palavra produtividade terá como primeiro resultado o seu livro. Basta criar uma página de aterragem e está o trabalho feito. Além disso, sempre poderá ganhar visitantes para o seu blog a partir dessa página.

18. Só lance quando tiver tudo pronto!

Se chegou a esta fase, significa que está próximo de lançar o seu ebook. Digo-lhe desde já, que está de parabéns. No entanto, é normal que o entusiasmo comece a tomar conta do seu cérebro e que queira lançar o seu ebook o mais rápido possível. Muita calma nesta hora! Já falou com vários webmasters para divulgar o seu ebook? Já tem a página de aterragem feita? E os banners? Só lance quando tudo estiver finalizado, para que depois possa analisar calmamente as suas campanhas de marketing e os retornos dos seus investimentos. Um passo de cada vez e não será por adiar por mais uma semana que o seu livro será menos lido.

19. Isto é o melhor que consegue fazer?

Quando chegar ao final, seja crítico consigo mesmo. Este é mesmo o melhor ebook que consegue escrever? Será que se falasse com um freelancer de sucesso o seu trabalho não ficaria mais enriquecido? Tal como no ponto anterior, aqui você deve ter calma no que vai fazer. Se tiver que aguardar mais um mês para o lançar, faça-o. O importante é que o seu trabalho tenha uma qualidade enorme, para que depois seja um sucesso de vendas. Um pormenor importante pode garantir um maior número de vendas.

20. Imprima essas dicas

Quando começar a pensar em redigir um ebook, agarre nesta série sobre os 20 passos para escrever um ebook, imprima-a e coloque-a à sua frente. Além de lhe relembrar constantemente que tem de produzir, irá evitar erros que possa cometer.

Está pronto para escrever seu ebook?

Ter um ebook é algo que fica para toda a vida. Mesmo que um dia encerre o seu blog, terá no livro uma outra fonte de renda que será eterna, precisando apenas de algumas atualizações pontuais. Além disso, eleva a sua motivação no trabalho e será sempre algo que fica para sempre no seu currículo.

E o leitor, já se sente preparado para escrever o ebook? Qual das dicas mais gostou?

Abraço e boa escrita!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.