Marketing Digital 21/06/2011

20 passos para escrever um ebook (Parte I)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Muitas vezes o Paulo Faustino falou em seu blog sobre a importância de criar um ebook para o seu site, quer seja de forma gratuita ou pago. E esta é uma alternativa que deve ser encarada por todos os freelancers como mais uma forma de ganhar dinheiro ou apenas de dar a conhecer o seu trabalho. Mas tal como todas as ideias de negócios, escrever um ebook implica alguma organização e seguir passos bem concretos. No fundo, saber qual o caminho a percorrer e para onde quer chegar é determinante para que chegue mais rapidamente ao sucesso neste projeto.

Para que o ajude a percorrer este caminho, hoje dou-lhe um artigo (serão dois no total) que será o seu guia passo-a-passo para conseguir escrever um ebook. Não pense que conseguir realizar e finalizar um projeto como estes é uma tarefa fácil, bem pelo contrário. Escrever um ebook requer muita disciplina pessoal e consistência no seu trabalho. Não é por acaso que muitas ideia destas não passam disso mesmo, de ideias, acabando por não aparecerem como um produto que realmente crie algum buzz no seu trabalho.

1. Tenha um tema

O primeiro passo para conseguir escrever um ebook é saber que tema vai explorar. O importante é que se encontre num nicho bem específico. Se o seu blog fala sobre como iniciar a carreira de freelancer, escreva um livro apenas sobre isso. Se escreve em como ganhar dinheiro com apostas esportivas, então é esse o tema a explorar. Não se perca demasiado no seu assunto com o objetivo de agradar a um número de pessoas muito grande. Isso é um erro. Quanto maior for o número de futuros leitores que quiser alcançar, menos satisfeitos os deixará. Concentre-se num tema e explore-o até ao limite.

2. Saiba os temas que os leitores querem ler

No meu artigo sobre como melhorar o Edgerank no Facebook, disse ao leitores do blog que uma das coisas que deveria fazer era realizar algumas perguntas aos seus fãs. Esta é apenas uma das formas para saber quais são os assuntos mais interessantes para os seus leitores. De nada adianta querer falar sobre disciplina pessoal, como definir objetivos ou sobre falar em público se não forem assuntos que interessem à sua audiência. Veja quais são os artigos mais lidos, quais as categorias mais procuradas ou que artigos recebem mais comentários para ter uma ideia sobre que tema deve escrever.

3. Teste o tema

Quando pensar em publicar o seu primeiro ebook, esse será um passo muito importante para o seu negócio de freelancer. Dar um passo em falso nesta altura pode levar à desmotivação no trabalho e a perder credibilidade perante os seus leitores. Imagine que escreve um ebook e ele tem apenas 20 downloads feitos. Nesse caso a sua imagem ficará enfraquecida. Daí o tema ser tão importante. E uma das formas para correr menos riscos é testar o tema que vai explorar. Ficam aqui algumas formas de fazer esse teste:

  • Escreva um artigo sobre o tema
  • Crie uma série com vários artigos sobre o tema
  • Veja o número de comentários
  • Analise o número de partilhas no Facebook e no Twitter
  • Analise o rankeamento nos motores de busca passado alguns dias

4. Utilizar ou não artigos do blog?

Uma das questões que mais problemas levanta quando são criados ebooks é a utilização ou não de artigos do blog. A minha opinião é que deve, sem dúvida, usar os textos que já escreveu, especialmente se o seu livro for gratuito. Isto porque com certeza já abordou alguns temas do livro quando escreveu para o seu blog e seria uma estupidez não aproveitar o que já foi feito. Outra das razões é porque a informação organizada num ebook permite que o leitor perceba de uma forma completamente diferente o tema. Se tem artigos com qualidade, aproveite-os!

5. Defina a estrutura primeiro

Um dos maiores erros que os freelancers cometem é não planear a estrutura do ebook. Começam a escrever os temas do livro sem a mínima noção do que estão a fazer. Isso só leva a uma maior perca de tempo. Isto porque irá começar a escrever, a meio irá se lembrar de um tema e lá para o fim vai ver que o que foi feito não tem muita razão de ser. Um livro tem que ter uma leitura óbvia e coerente. Ao início, o leitor não deve saber nada sobre o assunto, a meio já deve ter uma ideia e no fim já deve conseguir resolver o problema. E conseguir fazer isso implica que saiba a estrutura logo ao início. O mínimo que pode fazer é organizar uma lista e definir os títulos principais. Nesse caso, o Evernote pode dar um ajuda. A partir daí já terá um fio condutor para o seu trabalho.

6. Escolher o título antes ou depois?

Esta é outra das questões que se levanta quando se inicia um ebook: deve saber o título no início do livro? A minha resposta é negativa e explico-lhe já porquê. Ninguém (mesmo ninguém) por mais que planeie, irá conseguir ter uma ideia real do que vai ser o seu livro. Então fica a questão: como pode escolher um título correto se ainda não sabe exatamente como vai ser o ebook? Portanto, deixe esta parte para o fim. Sentindo melhor como está o seu trabalho, fica mais fácil de escrever o seu livro. Outra das coisas que deve ter em consideração é que o primeiro título que escolher, dificilmente será o definitivo. Escolher um bom título é determinante para as suas vendas, portanto perca muito tempo com esta parte depois de ter o livro escrito.

7.  Lance o ebook no momento certo

É um erro lançar o seu ebook apenas porque quer lançar um. Espere pelo momento certo para o fazer. Mesmo que seja um ebook gratuito. Se esta oferta tiver pouca qualidade, será uma base para os seus leitores, criando uma imagem de pouca dedicação do seu trabalho. Assim, quando quiser criar um ebook pago, com certeza o número de vendas será menor. Muitas vezes vejo blogs que têm um PopUp Domination e dizem que oferecem um livro fantástico gratuito sobre um determinado tema. Depois baixamos o ebook e ele tem pouco mais que dez páginas e fala sobre assuntos clichés. A minha atitude é nunca mais voltar aquele site, pois senti-me enganado com aquele trabalho. Portanto, só lance o ebook quando aquilo for realmente o melhor que consegue fazer.

8. Ilustração e escrita

Outra das coisas que mais me decepciona ao ver um ebook é uma imagem mal trabalhada. Fazem alguns ficheiros em PDF e criam uma capa praticamente amadora. Voltamos à questão do ponto anterior: é esta a imagem que quer passar para os seus leitores? Sem dúvida que não. Invista no negócio de freelancer e contrate algum Designer gráfico profissional para fazer um trabalho de qualidade para si. Se você trabalhar como web designer e o seu livro for sobre os melhores sites de tutoriais para web designers, contrate um jornalista freelancer para escrever conteúdo de qualidade por exemplo. Por mais profissional e dedicado que seja, de certeza que não é o melhor em tudo. Se quiser passar uma boa imagem aos seus leitores, dê-lhes um ebook profissional e bem conseguido, principalmente a nível de imagem e escrita.

9. Trabalho primeiro, pormenores depois

Outro dos erros é quando pensamos em escrever e formatar o nosso livro ao mesmo tempo. Isso faz com que percamos muito mais tempo na realização do ebook. Concentre-se apenas em escrever e deixe a formatação para o fim. A isto chama-se dividir as tarefas em blocos de tempo. Se tentar fazer as duas coisas no mesmo período, não irá conseguir retirar os melhores rendimentos da sua produtividade.

10. Imagens, infográficos e parágrafos são determinantes

Não existe coisa mais chata do que ver um livro apenas com texto. O mais provável é que ao fim de três páginas esteja com vontade de ir fazer outra coisa qualquer. Imagens, infográficos e paragens acrescentam valor ao que você escreveu, pois também contém informação e acabam por obrigar o leitor a fazer uma pause no seu raciocínio sem que ele dê por isso. Além disso, dão um aspecto mais suave e moderno ao seu ebook.

Está pronto para escrever seu ebook?

Como referi, um ebook pode ser uma excelente forma de promover o trabalho de freelancer. Com esta série de artigos, terá todos os passos e dicas necessárias para conseguir escrever um livro de sucesso. Basta apenas que siga estes passos e que, acima de tudo, tenha vontade de o fazer.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link