Ferramentas 17/02/2012

Organize o seu Gmail com o Boomerang

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A organização do email é uma luta constante para todos os profissionais que trabalhem o tempo todo na frente de um computador. Manter a caixa de email vazia é quase um desafio, que exige muita organização e acima de tudo, um método. Além de poupar custos, o correio eletrônico é uma forma eficiente de comunicar que chegou para ficar no dia-a-dia de qualquer freelancer. Contudo, a maioria das pessoas não sabe como gerir eficazmente esta ferramenta. Hoje, vamos dar a conhecer um plugin que o pode ajudar bastante nesta tarefa: o Boomerang. Mas se está com dificuldades no gerenciamento da sua caixa de correio, aconselhamos que primeiro leia o nosso artigo sobre como manter a sua caixa de email vazia.

Retornando ao Boomerang, este é um plugin disponível para utilizadores do Firefox e do Chrome, com funções bastante interessantes. Ele conta com uma versão grátis e outras pagas, como a “Personal” e a “Professional”, tendo cada uma um custo de 5 e 15 dólares por mês, respectivamente.  Mas antes de realizar os passos que vamos ensinar a seguir, você necessita de passar o idioma do seu Gmail para inglês, visto que o plugin apenas funciona com esse idioma selecionado.

Como instalar?

1. Vá ao site

O primeiro passo é ir ao site desta ferramenta e carregar no botão vermelho que diz para instalar o plugin.

2. Siga os passos indicados na página seguinte

O site é bastante completo neste aspecto, tendo depois os passos explicados de forma bastante simples e com imagens a exemplificar. Todo o trabalho é feito em menos de um minuto.

3. Verifique se foi bem instalado

Uma das formas de conferir se a instalação foi bem realizada é ir à sua opção de extensões e verificar se a aplicação do Boomerang para Gmail se encontra ativa.

4. Comece a utilizar

Depois de estar tudo bem instalado, a primeira coisa que aparece no seu Gmail é a imagem acima. É uma boa forma de começar a utilizar o plugin, visto que dão a conhecer logo de cara tudo o que pode fazer com o Boomerang.

Vantagens do Boomerang

Agende emails para o futuro

Esta deve ser a principal vantagem do Boomerang. O plugin permite que você agende o envio de mensagens para a data que pretender. Escreva o email e diga para o Boomerang enviar daqui a três dias, que ele irá fazê-lo. Você nem sequer precisa de estar conectado à internet para que isso aconteça. Imagine que como freelancer você gosta de enviar uma mensagem personalizada aos seus clientes em datas especificas como o Natal ou o aniversário. Com o Boomerang, basta multiplicar a sua mensagem e escolher a data definida para que ela seja enviada para o seu cliente.

Como pode ver pela imagem acima, basta clicar no botão “Send Later” e terá várias possibilidades de agendamento. Se não quiser utilizar uma das opções pré-definidas, pode escolher uma data e hora específica.

Receba emails novamente

Outra ferramenta bastante interessante e que pode ajudar a manter a sua caixa de email vazia. Quando recebe uma mensagem eletrônica, por vezes não é conveniente responder naquele momento. Com o Boomerang, você pode pedir que a mensagem seja reenviada para uma data definida, mantendo a sua caixa de email vazia. Suponha que recebeu um email com um aviso de que, amanhã, necessita de fazer o pagamento a um cliente. Para que não se esqueça, pode agendar para receber essa mensagem apenas amanhã, aparecendo na sua inbox com algum destaque nessa data. No exato momento em que você agenda para receber no dia seguinte, ela desaparece da sua inbox.

Não se esqueça da troca de emails

Outro dos problemas que eu enfrento no meu dia-a-dia é o fato de me esquecer da troca de emails. Ou seja, estou em contato com alguém mas se essa pessoa fica dois ou três dias sem me dar a resposta, acabo por me esquecer que a conversa estava decorrendo. Com o Boomerang, esse problema fica resolvido. Isto porque o plugin irá relembrá-lo que estão trocando emails, bastando para isso que você defina uma data. Imagine que está trocando emails e quer que o Boomerang o lembre caso não receba a resposta nos próximos dois dias. Quando estiver escrevendo uma mensagem, basta selecionar a caixa do “Boomerang this message”, escolher a opção “If I don´t hear back” e definir daqui a quanto tempo quer ser relembrado caso não receba mais nenhum email com esse tema.

O Boomerang pode ser útil?

Para quem tem Gmail, o Boomerang é uma excelente opção, visto que pode poupar dezenas de minutos de trabalho por dia, além de ajudar a que não se esqueça de nada no seu email. Infelizmente, existe apenas para Gmail, o que o torna impossível de ser utilizado em pessoas que necessitem de gerir várias contas e utilizem o Thunderbird ou o Outlook. Mas para quem tiver o Gmail, aconselho vivamente a sua utilização, visto que é completamente gratuito.

E você, já conhecia o Boomerang? O que acha deste plugin? Antes de me despedir, deixo aqui um vídeo que explica sucintamente tudo aquilo que você necessita para utilizar o Boomerang.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link