Ferramentas 03/06/2013

Organize o dia e trabalhe em equipe com o Orchestra!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quem acompanha os artigos da Escola Freelancer sabe que sou viciado em aplicativos e que estou sempre procurando pelas principais novidades do mercado, tentando sempre melhorar a minha produtividade através da ajuda de softwares. Foi por isso que demos a conhecer a novidade dos lembretes do Evernote e aconselhamos aplicativos como o Paymo ou o Rescue Time. Ultimamente tenho experimentado um que me tem deixado bastante satisfeito: o Orchestra. Além de funcionar no iPhone o usuário também pode ter acesso a ele através do site, o que facilita na hora de organizar as suas tarefas, não ficando apenas dependente do seu smartphone.

Um dos pormenores que mais me chamou a atenção no Orchestra foi o seu design bem organizado, o que facilita em muito na produtividade do dia-a-dia. Além disso, o Orchestra tem a opção de organizar a sua tarefa através da sua voz. Isso mesmo! Basta que você clique no botão e enquanto o mesmo estiver sendo pressionado fale a tarefa que quer realizar o próprio aplicativo escreve. É certo que quando você fala em português o aplicativo não é muito preciso na escrita do texto (muitas vezes escreve em inglês) mas acredito que num futuro próximo ele possa evoluir esse problema. Mas se você gosta de aplicativos que criem tarefas através da sua voz, o melhor mesmo é dar uma olhada no Astrid.

Clique aqui e confira o Orchestra

COMO FUNCIONA O ORCHESTRA?

De realçar que o Orchestra é completamente grátis e você apenas necessita de fazer o seu registo. Depois, basta que crie a sua primeira tarefa. Nessa mesma tarefa você pode:

  • Inserir o nome da tarefa
  • Uma data
  • Definir se ela é prioritária ou não, selecionando a estrela (tal como acontece com o Wunderlist)
  • Adicionar comentários
  • Pedir para que seja lembrado da realização dessa tarefa
  • Pedir que ela se repita ou não

Depois de você definir todos os pormenores dessa tarefa, você poderá relacioná-la com uma lista de trabalho (nome do cliente, projeto, etc). Durante a realização do projeto ainda é possível que você envie comentários sobre essa tarefa, ficando todos eles guardados no próprio aplicativo.

POSSIBILIDADE DE COLABORAÇÃO: A GRANDE NOVIDADE

Até aqui não mostramos nada do outro mundo relativamente à Orchestra, até porque existem milhares de apps que fazem tudo o que referimos acima. Porém, ainda não falamos do grande diferencial deste aplicativo: a possibilidade de trabalhar em equipe. Para isso basta que você crie uma tarefa e adicione um email.

Depois, a outra pessoa receberá uma email igual ao que estamos mostrando. Se já estiver a sua conta criada apenas precisa de clicar no link. Caso essa pessoa não tenha a sua conta no Orchestra criada, receberá a tarefa na mesma mas terá de criar o seu perfil. De realãr que a Orchestra envia sempre um email cada vez que existir alguma alteração nessa tarefa, quer seja uma mudança da data ou o comentário de um elemento.

Esta possibilidade de poder colaborar ajuda em muito a produtividade pois impede que tenha de usar duas apps (uma para organizar o seu dia outra para trabalhar em equipe)

Nota: Se você está procurando por um app para organizar os seus projetos, dê uma olhada no Flow

ENVIE TAREFAS ATRAVÉS DO EMAIL

Outra das opções interessantes do Orchestra é que ele permite enviar tarefas através do email. Para isso basta que você envie um email para taks@orchestra.com que ele automaticamente cria uma tarefa para si. Você poderá ainda:

  • Escrever no final do corpo do email a palavra “!shhh” de modo a que a tarefa seja enviada apenas para si
  • Insira a opção “!everyone” no final do corpo do email para que a tarefa seja enviada para todos
  • Escolha quando quer que essa tarefa seja feita introduzindo uma destas palavras: !today, !soon or !someday
  • Ou então defina essa tarefa como importante acrescentando a palavra “!important

CONCLUSÃO

Ao início tinha algum receio de escrever mais uma review sobre um aplicativo para organizar o tempo, cometendo o erro de falar apenas sobre “mais um”. No entanto, o aplicativo Orchestra surpreendeu-me. Possibilita o trabalho em grupo, permite enviar tarefas por email e tem a opção de voz, que apesar de não estar ainda muito apurada poderá ser um grande vantagem no futuro. O fato de enviar as tarefas por email também ajuda muito, evitando que tenha de ir ao próprio aplicativo para saber se tem algo de novo. O seu único ponto negativo é que está em versão “Beta” e por isso ainda deve ter muitos bugs por corrigir. Porém, acredito que possa ser uma app com muito sucesso no futuro, desde que mantenha a sua simplicidade e foco no trabalho de grupo. Além disso, pode ser muito interessante para todos os freelas que podem trocar ideias sobre o projeto com o cliente através do aplicativo. Quanto aos usuários de Android o melhor é mesmo esperarem pois os desenvolvedores não dão sinais de quererem desenvolver a app para Android.Enquanto isso o melhor mesmo é irem utilizando o Orchestra através da web.

Clique aqui e confira o Orchestra

E você, o que achou do Orchestra? Já conhecia?

Até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link