Marketing Digital 08/03/2013

O que fazer quando não consegue vender os seus serviços de freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Qualquer empreendedor, seja ele um freelancer ou o dono de uma empresa, necessita de saber vender. Sem ter conhecimentos sobre vendas, marketing ou qualquer outra área que esteja relacionada com o processo de comercialização o empresário terá sérias dificuldades para conseguir bons resultados. O que muitos freelancers reclamam no seu início da carreira é a falta de clientes. Isso é algo comum e que exploramos de forma bastante clara no nosso ebook Ser Freelancer. No entanto, hoje vou dar a conhecer alguns passos que deve seguir para conseguir maximizar as vendas do seu negócio. São passos simples, eficazes e que certamente produzem resultados, independentemente da área em que você atue.

O primeiro passo que terá de fazer para conseguir reverter a situação é responder a esta questão: porque não estou a vender? E neste caso, as respostas podem ser muitas: falta de estratégia, um produto que os outros não precisam, uma má qualidade do produto/serviço. Enfim, existem várias respostas para esta questão e você deve conseguir retirar a sua própria dúvida. Só depois de perceber este problema poderá partir para o próximo. Se o seu produto não tiver qualidade, melhore-o. Se as pessoas não precisarem dele, reveja a sua opção. Para todos os problemas existem respostas, mas cada um fica responsável por encontrá-la. Agora, se você já encontrou a solução, estará pronto para ouvir as explicações que temos de seguida.

CRIE ALGO GRÁTIS PRIMEIRO

Se existe algo que eu não consigo compreender é que como um freelancer em início de carreira não começa um blog ou uma página de Facebook. No início do trabalho de freela a procura é muito pouca. Por isso, existe muito tempo livre para investir em algo que, mais tarde, possa dar origem a um local onde você possa vender os seus produtos. Eu próprio transformei a Escola Freelancer num local onde posso apresentar os meus textos aos clientes que pretendem contratar o meu trabalho.

O primeiro passo para conseguir mais clientes passa por isso mesmo: criar algo gratuito. Faça um Fan Page e partilhe conteúdo relacionado com a sua área. Crie um blog e faça tutoriais sobre a sua área de negócio. Se você trabalhar com imagem pode até iniciar uma conta no Pinterest! O que não falta hoje em dia são opções. Em vez de ficar trabalhando de graça para clientes que apenas querem contratar um freela sem custo, trabalhe de graça para você mesmo! Aprenda a construir algo seu e parta para a luta. Garanto que será uma excelente fonte de experiência e que todos aqueles problemas de produtividade e de organização que você possa ter desaparecem rapidamente.

Nota: Se você tem ideia de como outros freelas podem rentabilizar o seu negócio, deixe um comentário no final do artigo demonstrando o seu ponto de vista. Certamente ajudará outros freelancers!

CRIE ALGO GRÁTIS (2)

Você neste momento já deve estar pensando que o trabalho de freela deve ser quase sempre gratuito. Tenha calma. O que neste momento pretendo é que você aproveite o seu tempo livre – afinal de contas você não está conseguindo vender – e torne esse mesmo tempo livre em algo útil para a sua carreira. O passo número dois passa por criar algo gratuito para oferecer às pessoas que tiverem interessadas no seu trabalho. Escreva um ebook, grave um vídeo de uma hora resolvendo um problema ou dê um seminário utilizando o Go To Meeting.

Agora que você já tem um produto gratuito, está na hora de pedir algo em troca: o email. Isso mesmo: você vai oferecer algo gratuito em troca do contato dessa pessoa. Isso depois será uma forma de você fazer algum tipo de marketing de forma quase gratuita.

Nota: Grande parte dos freelas não consegue ter clientes porque não tem uma base de contatos fixa. Prefere ficar o tempo todo procurando por ofertas de emprego. Essa é uma opção, mas é uma opção que gera resultados mais demorados. Um dos segredos para o sucesso é encontrar uma forma de ter pessoas constantemente se lembrando do seu trabalho

Você agora deve estar pensando que tudo isto que eu falei parece muito perfeito mas que na prática é algo muito complicado. Na verdade, exige apenas um pouco de estudo e esforço pessoal. Visto que começamos falando sobre a criação de um blog e de uma Fan Page no Facebook como forma de conseguir angariar contatos, vou explicar de seguida o que precisa de fazer para conseguir colocar esta estratégica na prática:

  • Blog: Nós no blog temos o nosso ebook gratuito e já conseguimos através dele angariar oito mil emails, o que nos garante uma base de dados de público muito grande para quando for lançado algum produto ou quando lançarmos artigos. E como fizemos isso? De fato, os passos a seguir são do conhecimento público. Em primeiro lugar você deve produzir um ebook de qualidade. De seguida, peça a alguém para editá-lo. Por fim, adquira o Pop up Domination para que possa captar emails de uma forma eficiente no seu blog. Como é óbvio, requer algum investimento, mas você também ficará com uma base de contatos muito alargada.
aumentar as vendas
  • Facebook: Esta estratégia também é muito simples e pode ser vista em muitas Fan Pages. É criada uma Tab para que a pessoa veja um vídeo. No entanto, para que ela possa ver o vídeo necessita de criar em “curtir”. Desta forma, você transforma uma pessoa que ainda não seja fã em uma pessoa que passará a acompanhar a sua página. Como é óbvio, esta técnica apenas é eficaz se você apostar em Facebook Ads. Em alguns casos ainda é possível visualizar a caixa da newsletter logo abaixo. Aqui o intuito continua sendo claro: curtir a página, gostar do vídeo que viu e depois subscrever a newsletter.

RENTABILIZANDO O PROJETO

Depois de alguns meses de muito trabalho e de ter uma quantidade enorme de emails na sua base de dados poderá, então, começar a pensar em divulgar os seus serviços de freela ou até vender cursos sobre a sua área. Tudo depende daquilo que você pretende conseguir. Você tem logo abaixo uma lista de excelentes Fan Pages que estão aproveitando a sua área de negócio para conseguirem criar uma boa base de dados:

Todas elas têm acima de 50 mil fãs. Ou seja, o seu trabalho nos últimos meses rendeu uma extensa lista de seguidores que poderão facilmente requisitar os seus serviços. Todos os donos destas Fan Fages em vez de ficarem organizando portfólios, preferiram investir o seu tempo na criação de páginas de fãs e agora têm naquele local uma excelente forma de angariar novos clientes.

TENTE OUTRAS FORMAS DE RENTABILIZAÇÃO

Além de servir como forma de divulgação do seu trabalho os blogs e o Facebook podem servir como uma excelente forma de conseguir novos rendimentos. Poderá explorar o Google Adsense, programas de afiliados ou mesmo a venda publicações no Facebook. Mas sobre este tema não nos vamos alongar muito pois já publicamos um artigo sobre como poderá ganhar dinheiro enquanto freelancer. Pode conferi-lo clicando aqui.

PROCURE MAIS E MELHOR

Agora que já falamos sobre como pode ganhar dinheiro clicando mais contatos para o seu negócio, chegou o momento de falarmos um pouco sobre a importância de procurar emprego de forma eficiente. O primeiro passo para você ser bem sucedido na procura de emprego é procurar pelos sites certos e nós no blog já criamos um artigo onde você pode conferir os 30 sites para procurar emprego. No entanto, não basta apenas enviar muitas propostas: é necessário enviá-las com qualidade. E para isso temos vários posts para si. Basta clicar aqui, aqui e aqui e acredito que encontrará a resposta para todas as possíveis perguntas sobre como entrar em contato com o seu cliente.

como aumentar as vendas

TRABALHE AS REDES SOCIAIS

 As redes sociais, como referi acima, são outro ponto muito importante na hora de conseguir aumentar o número de interessados nos seus serviços. Contudo, referimos até agora a questão do Facebook mas existem outros sites em que você deve se focar para conseguir mais clientes: o LinkedIn e o Twitter. Apesar de não terem um número tão elevado de usuários como o Facebook, a verdade é que este gênero de sites têm um resultado melhor quando o assunto é procura de emprego e angariação de clientes. Ainda há pouco tempo o Twitter foi considerada a melhor rede social para quem está procurando emprego. Já o LinkedIn é ideal para conseguir novos clientes e criar uma reputação positiva na internet. Confira logo abaixo três artigos de cada rede social que o podem ajudar a melhorar nesta área:

LinkedIn

Twitter

TRABALHE EM CAUSAS SOCIAIS

Mais um trabalho gratuito mas que pode gerar bons resultados: ajudar em causas sociais. Imagine que você é escritor e está com pouco clientes. E na sua cidade, existe uma causa humanitária que necessita de uma pessoa para escrever conteúdos para o blog e para o Facebook. O meu conselho é que entre em contato com essa entidade e ofereça os seus serviços. Em troca, peça que o seu nome ou da sua empresa seja assinado no final dos textos. Nesses casos, a possibilidade de uma empresa contratar os seus serviços aumenta consideravelmente pois, por norma, a exposição é maior. Bem mais do que se estivesse escrevendo guest-posts para um blog, por exemplo.

CONCLUSÃO

Quando um produto não vende, a imaginação é a palavra chave para alterar essa situação. Claro que não existe imaginação que possa tornar um mau produto/serviço em algo que seja um sucesso de vendas. Mas se você considera que o que você está vendendo tem qualidade, use a sua criatividade para mudar um resultado menos positivo. Fazer mais do que tem feito apenas vai levá-lo ao mesmo fim: o insucesso. Mude, mas mude com inteligência. A qualidade da mudança é mais importante do que a velocidade!

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link