Facebook para iniciantes 09/11/2017

Todas as novidades sobre a nova atualização do Messenger

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook anunciou uma atualização para o seu mensageiro. Em seu site dedicado, o Messenger lança versão 2.2, com funcionalidades voltadas à empreendedores que usam o Messenger para atender seus clientes. Entre as principais novidades temos um plugin chamado Customer Chat, que promete manter o contato com um visitante do seu site mesmo que ele saia do seu site e novos botões de chamada para ação em vídeos e imagens no Facebook.

O que é o Customer Chat Plugin?

Principal anúncio da nova versão do Messenger, o Customer Chat Plugin é dedicado especialmente a quem usa o Messenger para negócios. O plugin está atualmente em fase de testes fechados e, no lançamento, permitirá que visitantes e negócios continuem um atendimento iniciado no site ou no Messenger. Ou seja, se começar a atender um cliente em seu site, ele pode sair da página e, ainda assim, continuar conversando com sua equipe no Messenger e vice-versa.

messenger-nova-versao-customer

O plugin também contará com funcionalidades atuais do Messenger como pagamentos e processamento de linguagem natural – a tecnologia usada pelos chatbots do Messenger para respostas automáticas. O Facebook divulgou algumas das empresas que começaram a testar o novo plugin, entre elas as companhias aéreas Air France e a holandesa KLM.

Dica: Clique no link para se cadastrar e ser notificado quando o plugin de atendimento ao consumidor estiver disponível para todos os usuários.

messenger-nova-versao-notificacao

 

Como ver o feedback dos usuários no Messenger

Além da classificação da Fan Page no geral, usuários também podem avaliar seu atendimento no Messenger. Com a atualização da plataforma, agora ficou mais fácil para administradores e donos de Fan Pages acessarem esse feedback. Primeiro, acesse sua página e clique em Configurações:

messenger-nova-versao-configuracoes

Em seguida, clique na opção Comentários do Messenger no menu à esquerda:

messenger-nova-versao-comentarios

O número de estrelas e quantidade de avaliações será mostrada no topo e, deslizando para baixo, poderá ver depoimentos deixados por seguidores que entraram em contato pelo Messenger.

messenger-nova-versao-feedback

Chatbots em português!

A tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP) passou a ter suporte para mais idiomas além do inglês. Isso significa que, a partir da nova versão, seus chatbots poderão reconhecer alguns tipos de mensagens enviadas em português à sua Fan Page automaticamente e reagir de acordo.

Aparentemente, tanto o português de Portugal quanto o brasileiro estão recebendo suporte. A tecnologia reconhece dados como: tempo e hora, localização, valor em moeda, número de telefone e email. Outros tipos de mensagens como como saudações, agradecimentos e despedidas ainda são reconhecidas apenas em inglês.

messenger-nova-versao-chatbots

Saiba mais sobre o Facebook e o Messenger lendo esses artigos no blog:

Outras atualizações do Messenger

Melhorias e funcionalidades menores também fazem parte do lançamento. Maior compatibilidade entre aplicativos do Facebook e o Messenger foram anunciadas através do lançamento oficial do protocolo de entrega, que estava em fase de testes.

Um novo API para informações da Fan Page também está disponível, oferecendo relatórios semelhantes aos que já podem ser tirados na página, mas permitindo também ver o número de mensagens enviados através da API de transmissão que mencionei ao longo do texto.

Dois modelos de mensagem automática também foram adicionados: o primeiro informa usuários inscritos sobre a atualização de um aplicativo. A segunda envia uma mensagem quando o usuário faz uma solicitação de informação. Ao solicitar a verificação de uma vaga livre no estacionamento de um shopping, por exemplo, o Messenger enviará uma mensagem automaticamente assim que uma vaga estiver sido liberada.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link