Facebook Avançado 18/05/2018

5 principais novidades sobre Facebook e Instagram da semana

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O meio de maio está bem movimentado para nós que trabalhamos com mídias sociais. Não pararam de surgir novidades sobre Facebook e Instagram, com chegada de novos tipos de anúncios, relatórios e possibilidade de novos tipos de conteúdo nos Stories do Instagram, entre outros. Se não teve tempo de acompanhar as notícias de perto, elaborei esse artigo com as 5 principais novidades sobre Facebook e Instagram. Saiba o que as principais redes sociais liberaram para seus usuários e anunciantes nos parágrafos seguintes!

Leia também: 11 ferramentas para criar Instagram Stories facilmente

1. Compartilhar posts no Stories

Após uma extensa fase de testes, finalmente muitos dos usuários já podem compartilhar posts no Stories do Instagram. A funcionalidade está liberada para usuários no Android e iOS e, para fazer o compartilhamento, basta clicar no botão em formato de avião de papel e escolher a opção Adicionar publicação à sua história.

novidades-sobre-facebook-e-instagram-compartilhar

compartilhar posts no stories adicionar

Em seguida, você será levado à tela de edição das suas Stories e poderá incluir GIFs, adesivos, hashtags e todos os outros elementos disponíveis para criação de histórias.

compartilhar posts no stories enviar

A novidade é uma excelente maneira de reaproveitar conteúdo já publicado no Instagram e manter seus Stories com conteúdo.

2. Nova versão do relatório de anúncios do Facebook

No próximo mês, uma nova versão do relatório de anúncios do Facebook será lançada. A edição permitirá que arraste e solte métricas relevantes para suas Fan Pages, dando maior poder de personalização. Além disso, a estruturação de sua campanha ficará disponível em um painel lateral, evitando que tenha de ficar alternando tabelas no Gerenciador de Anúncios.

Será possível visualizar, acessar e realizar ações banais como duplicar ou excluir diretamente a campanha, conjuntos de anúncios ou os anúncios propriamente ditos. Falando nos anúncios, o Gerenciador de Negócios do Facebook trará um novo relatório sobre os criativos desses anúncios. Cada linha nessa tabela mostrará uma unidade criativa, com seu título, texto, chamada e a foto, galeria ou vídeo usado.

Caso utilize o mesmo bloco de anúncios em diversos conjuntos e campanhas diferentes, poderá avaliar em qual deles seu criativo se sai melhor e quais de seus criativos trazem os melhores resultados. As informações desse novo relatório mostrarão como seus públicos respondem aos criativos que usa em seus anúncios de Facebook, como mostrado nesse post do Facebook.

3. Posts orgânicos do Instagram poderão se tornar anúncios

A terceira principal notícia entre as novidades sobre Facebook e Instagram na semana é a possibilidade de tornar seus posts orgânicos do Instagram em anúncios na plataforma. Já era possível impulsionar posts direto do Instagram, mas agora também é possível fazer isso através do Gerenciador de Negócios.

novidades-sobre-facebook-e-instagram-anuncioinstagram

A possibilidade de criar anúncios através de posts orgânicos do Instagram no Gerenciador está sendo disponibilizado aos poucos para usuários ao redor do mundo e deve estar disponível para todos nas próximas semanas. Esse tipo de anúncio poderá ser criado em campanhas para Reconhecimento da marca, Envolvimento, Alcance e Visualizações de vídeo.

Porém, apenas anúncios de imagem única e vídeos podem ser criado através dos posts. Publicações no formato Carrossel, Stories, Instagram Shopping e conteúdo de marca ainda não podem virar anúncios.

4. Facebook vai liberar posts em áudio

O Facebook está testando posts em áudio na Índia. Inspirado nas mensagens de áudio do WhatsApp, é possível que em breve será possível criar posts exclusivamente por voz. As publicações em áudio poderão ser publicadas nas Facebook Stories, feito através do app de câmera integrado ao app. Além disso, o Facebook também trará a opção de salvar vídeos e fotos em um sistema próprio de armazenamento em nuvem.

5. Anúncios nas Facebook Stories começam a ser testadas

A rede social de Mark Zuckerberg anunciou que suas Facebook Stories chegaram a 150 milhões de usuários ativos diariamente. Além disso, a ferramenta começará a receber seus primeiros anúncios, que serão disponibilizados através de testes limitados aos Estados Unidos, México e Brasil. Esses anúncios serão criados em formato de vídeos que duram entre 5 e 15 segundos e podem ser pulados pelos usuários.

Por ora, os anúncios não terão links clicáveis ou botões de chamada para ação. Anúncios criados para Instagram Stories também poderão ser usados aqui e anúncios criados para o feed de notícias do Facebook poderão ser usados para o Stories, com o texto ficando na parte inferior da história, como revelado pelo TechCrunch.

novidades-sobre-facebook-e-instagram-anunciostories

Leia também no blog:

Comece a testar as novidades sobre Facebook e Instagram já!

Como sempre digo em meus posts nas redes sociais e palestras: sempre teste novidades que as redes sociais estão a lançar. Novos formatos de posts e tipos de anúncios normalmente recebem maior alcance e uma vantagem no algoritmo dos feeds, como aconteceu com as transmissões ao vivo no Facebook, por exemplo. Por isso, verifique se as novidades sobre Facebook e Instagram que trouxe nesse artigo já estão disponíveis e comece a testá-las desde já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link