Instagram 15/06/2020

10 novidades do Instagram para 2020: o que esperar?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Apesar de estarmos no meio do ano, não faltam novidades do Instagram para 2020. A rede social está expandindo cada vez mais suas possibilidades de conteúdo e ferramentas para pequenos empreendedores.

Não faz muito tempo que o Facebook Shops – que também estará no Instagram – foi anunciado, por exemplo. Além disso, o Insta já revelou que será permitido vender produtos diretamente das lives do Instagram, além de revelar que, em breve, criadores de conteúdo poderão monetizar seus vídeos publicados no IGTV.

Todos os recursos que mencionei acima ainda estão para chegar, enquanto outros que verá abaixo foram lançados há menos de um mês. Para não se perder em meio às novidades do Instagram para 2020, confira os parágrafos abaixo e comece a preparar o seu negócio para tirar proveito das ferramentas que estão para chegar!

1. Facebook Shops

Apesar de já ser possível montar uma loja em Fan Pages do Facebook, dessa vez o Facebook Shops permitirá que crie uma página dentro da própria rede social para vender seus produtos.

Isso significa que terá mais opções de personalização, fazendo com que sua loja no Face se pareça mais ao seu site do que mais uma página do Facebook. Além disso, você poderá definir detalhes como quais serão os destaques do seu catálogo que aparecerão na página principal, entre outros.

Fiz um artigo com todos os detalhes sobre o Facebook Shops até agora, incluindo parcerias com grandes plataformas de ecommerce, como Shopify e BigCommerce. Clique no link para saber mais!

facebook shops é uma das novidades do instagram para 2020

A funcionalidade já está disponível nos Estados Unidos, mas será liberada gradualmente para todos os usuários globais até o final desse ano.

2. Instagram Shop

O Instagram terá uma nova aba dedicada inteiramente às compras. Diferente do Facebook Shops mostrado acima, nesse você vai poder navegar pelos catálogos de produtos vendidos por marcas ou influenciadores.

Além disso, poderá filtrar produtos de uma determinada categoria e o algoritmo do Instagram também funcionará na sugestão de itens, analisando suas compras e buscas na rede social para mostrar coisas que podem ser de interesse.

Assim como no Facebook Shops, o Instagram Shop já está disponível nos EUA e será uma das novidades do Instagram para 2020 no resto do mundo em breve.

3. Anúncios no IGTV

Dois anos após a chegada do IGTV, o Instagram anunciou para esse ano a primeira oportunidade de monetizar diretamente da plataforma. Os anúncios do IGTV permitirão aos produtores de conteúdo monetizarem seus vídeos sem recorrer às afiliações ou venda indireta de produtos, permitindo que foquem na produção dos vídeos.

Os anúncios durarão cerca de 15 segundos e já foi revelado que os produtores de conteúdo receberão o percentual de 55% de comissão, o mesmo praticado no rival YouTube.

Por ora, apenas algumas marcas e influenciadores de destaque na plataforma estão com acesso ao uso de anúncios, mas é provável que fiquem disponíveis para todos até o final do ano.

4. Badges nas lives do Instagram

Um recurso amplamente usado pelo TikTok, as badges são uma espécie de ícone personalizado que influenciadores desenvolvem e colocam à venda em seus canais. Apoiadores podem comprar essas badges e passam a poder usá-las ao comentar em conteúdos desses mesmos influenciadores.

Extremamente populares, o Instagram não ficou de fora e já anunciou que possibilitará aos seus produtores de conteúdo a venda dessas badges durante as transmissões ao vivo do Instagram. Essas badges vêm em formato de coração e servem como uma maneira do criador de conteúdo ver quem são seus maiores apoiadores.

A cada coração ao lado do nome de usuário, mais vezes ele contribuiu durante as lives, como visto nesse print de uma live feita por uma influenciadora americana da área fitness.

badges poderão ser compradas em lives

Os testes com esses ícones começarão a partir do próximo mês nos EUA e a funcionalidade deve ser liberada ao longo do ano.

5. Live Shopping

Com o aumento na audiência das lives do Insta – a própria plataforma revelou aumento de 70% em visualizações de lives desde o começo da pandemia do coronavírus -, o Instagram viu a chance de facilitar a venda de produtos no meio das transmissões. Uma funcionalidade oportuna entre as novidades do Instagram para 2020.

A novidade será integrada ao Facebook Shops, significando que você poderá mostrar seus produtos e deixar etiquetas virtuais para que os espectadores da sua live possam comprá-lo diretamente da sua transmissão.

O link ficará posicionado na parte inferior da tela, acima da barra de comentários. Veja no print disponibilizado pelo Instagram abaixo.

live shopping é uma das novidades do instagram para 2020

Por ora, o Facebook e Instagram estão testando essa funcionalidade com empresas selecionadas, mas com a expansão dos testes e o subsequente lançamento mundial nos próximos meses.

6. “Tela verde” nos filtros do Instagram Stories

Aprender como criar filtros no Instagram Stories é uma habilidade que pode ser útil e lucrativa no futuro. Prova disso é o efeito “tela verde” que está sendo disponibilizado nos Stories.

Nele, você pode se fotografar ou filmar sobreposto a todo tipo de cenário. Tudo isso sem precisar usar técnicas, alugar estúdios ou simular um chroma key em seu escritório.

7. Filtros RA em fotos e vídeos da galeria

Uma novidade bastante requisitada por usuários de todos os tipos e uma das melhores novidades do Instagram para 2020. Em breve, será possível aplicar os filtros em realidade aumentada em fotos e vídeos que estão na sua galeria. A medida é uma excelente maneira de alavancar o engajamento no Instagram ainda esse ano.

Atualmente, a única maneira de aplicar os filtros são em fotos e vídeos capturados no momento. Para utilizar filtros AR em fotos que já existiam, era necessário baixar ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais. Ainda assim, os filtros nativos do Instagram não estão disponíveis nesses apps.

Por isso, a possibilidade de aplicar os filtros AR tornam a experiência de criar posts para Instagram Stories mais fácil. Por outro lado, foi revelado que nem todos os filtros poderão ser usados desse modo.

8. Guias do Instagram

Uma funcionalidade que mudou de propósito por conta da Covid-19, os Guias do Instagram foi planejado com os produtores de conteúdo da área de turismo em mente. Nele, eles teriam uma aba dedicada às recomendações e dicas de viagem de influenciadores verificados, assim como organizações privadas e figuras públicas.

Com a parada total desse setor, o foco dos Guias de Instagram passou a ser os influenciadores na área de bem-estar. A função será a mesma e ficará disponível nas biografias de Instagram destes produtores de conteúdo.

Algumas organizações da área já foram selecionadas e estão testando a nova aba, inclusive uma no Brasil, a @vitaalere.

guias facilitarão acesso às publicações úteis de bem-estar

9. Instagram Checkout

Em testes desde 2019, o Instagram Checkout vem sendo usado por grandes marcas americanas e seu funcionamento é muito simples: lojas online podem vender seus produtos e todo o processo – inclusive o de pagamento – é feito sem sair do Insta.

10. Instagram Shopping para Influenciadores

Outra funcionalidade já em testes, produtores de conteúdo no Instagram poderão marcar produtos das marcas que representam em seus posts com Instagram Shopping.

Desse modo, os usuários poderão conferir de pronto o que seus influenciadores favoritos estão promovendo, ao mesmo tempo que o produtor de conteúdo ganha mais uma maneira de monetizar seus posts.

A funcionalidade está em testes apenas com algumas influenciadoras de destaque nos EUA, mas espera-se que ela saia da fase beta e seja expandida para o resto do mundo também em 2020.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.