Instagram 28/06/2018

5 novidades do Instagram em menos de 7 dias

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não é novidade para ninguém que as mídias sociais estão em constante – e rápida – mudança. Redes como Facebook e Instagram podem mudar quase totalmente do dia para a noite e o Instagram está provando isso nos últimos 7 dias. Durante esse curto período, a plataforma lançou uma série de novas funcionalidades e até mesmo um aplicativo novo, entre outros.

Se tirou férias na última semana ou se esteve mais focado nas partidas da Copa do Mundo e não acompanhou as notícias, veja abaixo esse compilado que fiz com 5 novidades do Instagram que foram lançadas em menos de 7 dias!

Leia também: 11 ferramentas para criar Instagram Stories facilmente

1. Revelado o funcionamento do algoritmo do Instagram

Após muita especulação, o Instagram revelou por conta próprio como seu algoritmo funciona. Há alguns anos, o feed do Instagram era cronológico, ou seja, os posts mais recentes apareciam primeiro. Após a aquisição pelo Facebook, já fazem alguns anos que as publicações não são mais mostradas dessa maneira. O funcionamento do algoritmo continua alvo de polêmicas até hoje e mesmo com sua divulgação as discussões continuaram acaloradas.

novidades-do-instagram

Em uma postagem feita pelo site Newsfeed.org, foi mostrado que o algoritmo do Instagram é responsável por 90% dos posts que aparecem no feed dos usuários. Esse algoritmo possui três pilares para determinar os conteúdos que aparecem para você. O primeiro deles é o seu próprio comportamento na rede social. Baseando-se no tipo de posts que interage e os perfis que segue, o Instagram mostrará mais publicações do mesmo assunto.

A cronologia continua sendo um fator importante no algoritmo, porém não é o principal. Como segundo pilar, posts mais recentes são mais prováveis de aparecer no feed. Em terceiro lugar vêm os relacionamentos, ou seja, publicações feitas por contatos que se comunica com frequência tem maior probabilidade de aparecer no feed.

Fora esses pilares, o algoritmo do Instagram também leva em consideração a frequência que acessa a plataforma, o tempo que gasta no aplicativo e o número de perfis que segue na rede social. Além disso, o Instagram esclareceu alguns mitos sobre seu algoritmo. Entre eles, o retorno do feed cronológico – que não acontecerá -, a ocultação de posts e o favorecimento de fotos sobre vídeos.

2. Chegada do IGTV

O principal entre os anúncios do Instagram foi o lançamento mundial do IGTV. Alvo de rumores durante meses, a iniciativa finalmente permitiu que usuários do Instagram publicassem vídeos mais longos sem a necessidade de fazer uma transmissão ao vivo.

novidades-do-instagram-igtv

Porém, o IGTV funciona em uma aba separada ou através de um aplicativo alternativo. Os vídeos podem durar de 15 segundos a 10 minutos para contas padrão e até 60 minutos para contas verificadas. Clique no link para conferir todos os detalhes sobre a novidade!

3. Nova barra na aba Explorar do Instagram

Localizada na aba Explorar, a nova barra traz recomendações de acordo com sua atividade no perfil ou de temas específicos. Por exemplo, se for um fã de videogames e cultura pop, essa nova barra mostrará categorias como jogos, TV, cinema e quadrinhos. A barra é parecida com a que vemos nas recomendações do IGTV.

novidades-do-instagram-explorar

4. Conversa em vídeo no Instagram Direct

O Direct do Instagram se torna mais semelhante ao WhatsApp e o Facebook Messenger agora que também é possível iniciar conversas em vídeo pelo serviço. As conversas podem ser feitas tanto individualmente ou em grupo. O chat em vídeo comporta até quatro pessoas simultaneamente. Também é possível minimizar a janela do vídeo e fazer outras atividades no celular.

Para iniciar uma conversa em vídeo no Instagram Direct, é necessário que abra o app, acesse a aba do Direct e toque no novo ícone em formato de câmera para iniciar a conversa. É necessário ter uma conversa ativa no Direct para fazer o convite.

novidades-do-instagram-camera

5. Novos efeitos de câmera criados por celebridades!

O mais importante para quem usa e abusa dos efeitos de câmera nas Stories do Instagram, novos efeitos foram adicionados à câmera do Instagram – seja para publicar fotos no feed ou publicar Stories. Os efeitos foram criados por celebridades como Ariana Grande e Baby Ariel, além de organizações como o Buzzfeed e a NBA. Para ter acesso a eles, basta seguir as contas dessas personalidades e tocar no ícone em formato de rosto quando estiver usando a câmera do Instagram.

novidades-do-instagram-efeitos

Leia também – Mudanças no Facebook e Instagram: 6 dicas para sobreviver a elas

Teste as novidades e descubra resultados inesperados!

Como sempre falo em minhas palestras e posts no Facebook e desse blog, não existe uma fórmula ou regras escritas em pedra para ser bem-sucedido nas mídias sociais. Por isso, continue a testar as novidades do Facebook e Instagram e avalie os resultados, ajustando seu conteúdo a medida que mensura as respostas dos seus seguidores.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link