Facebook para iniciantes 29/02/2012

Nova Timeline do Facebook para Páginas de Fãs

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Depois de alterar as páginas dos seus utilizadores, o Facebook prepara-se agora para mudar o design das páginas de fãs das empresas. As alterações ainda não são visíveis para os usuários, tendo apenas os administradores das páginas acesso às mudanças. Contudo, o site já afirmou que as alterações vão ser visíveis para todos a partir de 30 de Março, pelo que aconselhamos que comece desde já a experimentar as novas opções. No fundo, as páginas ficarão praticamente iguais à timeline pessoal, de modo a facilitar a vida do usuário. Para os webmasters, empresas e blogueiros, estas alterações serão provavelmente uma má notícia, uma vez que se prevê mais difícil conseguir mais fãs no Facebook, não só pelo layout, mas pelo limite de aplicativos para o Facebook imposto pela empresa. É esperar para ver!

Mas antes de perceber o que vai mudar nas páginas de fãs, aconselho que dê uma leitura em alguns dos nossos artigos sobre o Facebook:

Foto de capa

Esta é das principais alterações. O Facebook continua com o objetivo de dar maior importância à imagem e por isso todas as páginas de fãs passarão a contar com uma imagem de capa. Como empresário, aconselho que dê grande relevância a esta imagem, visto que ela irá captar grande parte da atenção do utilizador. Além disso, pode ser uma excelente fonte de opções “curtir” ou de partilhas, algo que era impossível com o anterior design.

Destaque

Agora, você pode destacar os seus posts ou as imagens que considerar mais interessantes. Esta alteração já acontecia nos perfis pessoais e passa agora a estar presente nas páginas de fãs. No entanto, dou um conselho: não abuse desta opção. Destaque apenas os artigos que considerar mesmo importantes, de modo a não saturar o leitor.

Tipos de publicação

Agora, pode escolher que gênero de publicações você quer que apareçam no seu mural. Existem três opções:

  • Destaque: O Facebook define automaticamente aquilo que tem mais destaque para si. Com esta opção selecionada, aparecem as opções “curtir” que você aconselha, publicações em que a vossa página tenha sido mencionada ou número de amigos que tenham curtido a página
  • Atividades de amigos: Mostra apenas as interações que os seus amigos tenham feito nessa página, ignorando as restantes publicações
  • Publicações por página: Aparecem todas as publicações no mural dessa página, sem qualquer filtro, tal como aparecia na versão antiga

Mensagens privadas

É outra das funcionalidades interessantes na timeline. Agora, qualquer usuário poderá enviar uma mensagem privada para a própria página, facilitando a comunicação com o autor. Esta opção evita que os leitores necessitem de enviar um comentário público cada vez que quiserem falar com o autor. Além disso, com certeza irá aumentar os contatos para publicidades nas páginas de fãs. Quem não quiser esta opção, poderá desativá-la a qualquer momento.

Painel administrativo

Verificar as estatísticas também ficou mais fácil com o novo design. Agora, o administrador terá sempre no topo da página um pequeno painel, que indica todas as notificações, os novos fãs e como a sua página tem evoluído estatisticamente. Apesar de aparecerem todas com um tamanho bastante reduzido, é possível aumentar a visualização clicando na opção “ver todos”. Estas estatísticas, como seria de esperar, apenas estão visíveis para os administradores das páginas.

Dicas para trabalhar com a nova página de fãs

Tal como seria de esperar, os donos das páginas de fãs vão necessitar de se adaptar a todas estas mudanças. Isto porque a forma de trabalhar com a timeline é bastante diferente da forma de trabalhar como o formato anterior. Em primeiro lugar, a imagem será cada vez mais relevante, visto que estas irão aparecer muito maiores quando os leitores visitarem a sua página de fãs. Mas também acredito que em páginas como as da Escola Freelancer, que vivem maioritariamente de conteúdo do blog e da interação com os leitores, essa mudança não traga grandes vantagens.

O painel administrativo pode ser uma grande ajuda, fazendo-o lembrar da importância das estatísticas para a sua página de fãs. Além disso, retira a informação do “falando sobre isto” das páginas, que muitas vezes criava uma competição desnecessária entre páginas concorrentes.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link