Ferramentas 07/04/2014

NearJob: Uma plataforma inovadora para conseguir clientes enquanto freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Conseguir clientes é um dos maiores desafios que um freelancer enfrenta. Atualmente existem inúmeros sites que podem ajudá-lo a conseguir mais clientes, porém, muitos deles não apresentam uma qualidade aceitável, o que acaba por prejudicar tanto o freelancer como o próprio cliente.

Contudo, surgiu recentemente um site que eu recomendo vivamente: a NearJob. Esta plataforma conta com um design bastante inovador, uma navegabilidade interessante e é uma excelente opção para aqueles que pretendam ter mais segurança nos seus trabalhos com clientes.

Clique aqui para fazer o cadastro grátis na NearJob

Parceria entre a Escola Freelancer e a NearJob

Antes de avançar para a explicação daquilo que é a NearJob e de todas as suas funcionalidades, gostava de anunciar para vocês, leitores da Escola Freelancer, a parceria que vai existir entre o nosso blog e esta plataforma.

A pedido dos criadores deste site, fui convidado a tornar-me um dos parceiros desta plataforma de vagas. O objetivo é que ajude o site a desenvolver-se e a tornar-se numa das melhores plataformas do mercado brasileiro.

A nossa parceria tem um único objetivo: melhorar as suas funcionalidades de forma a tornar este site numa excelente opção para todos os freelancers.

Por esse motivo, gostaria de deixar bem claro que esta junção ao NearJob não se deve apenas por interesse, mas sim por acreditar que este site pode ajudar milhares de freelancers a darem um novo rumo às suas carreiras.

Por isso estou (e estarei) sempre aberto a ouvir todas as críticas ou melhorias que possam ser feitas à plataforma. Se quiser começar por fazê-lo já nos comentários deste artigo, seria já uma excelente ajuda!

Vamos então às principais funcionalidades do NearJob..

Um site para freelancers e contratantes

A NearJob é uma plataforma com dois sentidos: por um lado está disposta a receber freelancers de língua portuguesa e por outro, é uma excelente possibilidade para os clientes angariarem mais profissionais para a sua empresa.

O site conta com os mais variados tipos de áreas de atuação:

  • Engenharia
  • Vendas & Marketing
  • Design e Multimídia
  • Business Services
  • Desenvolvimento Web
  • Escrita
  • Suporte administrativo
  • Desenvolvimento Web
  • Tradução de textos

Entre muitos outros!

Perfil próprio do freelancer

O primeiro ponto muito positivo da NearJob é que o freelancer pode ter o seu perfil pessoal dentro da própria plataforma, com todas as suas informações. Funciona como um “portfólio” onde o freela terá todas as suas informações, as suas especializações, os seus contatos, as opiniões dos clientes e o valor dos projetos que realizou, entre outras funcionalidades.

Perfil no NearJob

Isso traz várias vantagens ao freela e destaca, desde logo, a NearJob de muitos sites de vagas existentes no mercado. Com o seu perfil, o freelancer consegue mostrar ao cliente tudo aquilo que ele já fez e as avaliações de outros clientes, o que aumenta as chances do freela ser contratado.

Assim, o freela evita de encaminhar o cliente de um lado para o outro, mandando ele ver o seu portfólio num endereço, o seu perfil no Facebook no outro, etc. Com o NearJob, fica tudo no mesmo local!

O NearJob tem, ainda, uma avaliação por “estrelas”, o que dá maior credibilidade e chama mais a atenção do cliente.

Como concorrer a vagas

As vagas no NearJob são bastante simples. A imagem abaixo é o exemplo de uma vaga no site:

Vagas na Nearjob

O cliente tem sempre duas opções de propostas. A primeira é o lance (como está na imagem acima), na qual o cliente descreve o projeto e os freelas dizem o valor que pretendem receber por esse mesmo projeto. A segunda forma é através de um valor definido, que terá sempre um valor máximo e um valor mínimo proposto pelo cliente.

Depois de realizadas as ofertas dos freelas, o cliente analisa essas mesmas propostas e escolhe com quem vai trabalhar. É neste momento que entra uma das principais funcionalidades do NearJob…

Segurança para o freelancer

Conseguir ser pago por clientes é uma das principais dificuldades dos freelancers, tal como demonstra este infográfico. Para colmatar essa dificuldade, a NearJob criou uma plataforma que garante que o freelancer é pago quando terminar o seu job.

A metodologia é muito simples: a partir do momento que o cliente aceita trabalhar com o freelancer, o valor do projeto é depositado na NearJob, que depois entrega o valor ao freelancer quando o projeto estiver concluído. Isso traz uma garantia enorme para o freela!

O freelancer pode definir, ainda, o valor que vai receber por entrada do projeto. Ou seja: o profissional autônomo pode definir que vai receber 30% do projeto no momento do acordo do projeto e os restantes 70% no final, por exemplo, sendo esse percentual definido pelo próprio freela.

Mais vantagens da NearJob

Outras das vantagens da NearJob é o fato de ele não cobrar qualquer custo para o freelancer! Ao contrário do que acontece na maioria dos sites, onde o freela fica sem um percentual do valor do projeto e ainda tem que pagar uma mensalidade para ter o cadastro no site, na NearJob o freela não gasta um único centavo para ter acesso a toda a plataforma!

Mais clientes, uma plataforma profissional e nenhum custo para o freela!

Confira, ainda, mais alguma vantagens da NearJob:

  • Possibilidade de guardar os seus projetos favoritos, para que possa pesquisar sobre eles no futuro.
  • Pesquisar por categorias, orçamentos, etc.
  • Uma plataforma onde poderá trocar todas as suas ideias com o cliente.
  • Saiba todos os lances recebidos dos seus projetos.
  • Faça saques quando quiser, sem qualquer limitação de valores ou de datas.
  • Receba os seus pagamentos através do Paypal ou do PagSeguro.
  • Ranking com destaque para os freelancers que obtiveram melhor feedback dos clientes.

Em breve..

Para os próximos meses, a NearJob está preparando várias novidades para você, tais como artigos com conteúdo sobre como tirar melhor partido da plataforma, conteúdos sobre como ser um melhor freelancer, tutoriais, etc..

Eu próprio, publicarei aqui na Escola Freelancer alguns artigos sobre como retirar melhor partido da NearJob.

Clique aqui para fazer o cadastro grátis na NearJob

Conclusão

A NearJob é uma plataforma que está a dar os seus primeiros passos no mercado freelancer mas eu acredito bastante que ela possa ser uma grande referência para o mercado freela..

Por isso peço a si, enquanto profissional freelancer, que se inscreva na plataforma e que dê o seu feedback. Estamos numa fase Beta e todo o tipo de feedback é extremamente válido.

Conto com o seu comentário e espero por você na NearJob!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link