Facebook para iniciantes 05/12/2013

Aviso: não publique no Facebook quando os seus fãs estão online

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Desde que o Facebook lançou o novo design das estatísticas que ficou mais fácil visualizar quais são os melhores horários para publicar aos seus fãs. Isso gerou uma procura desenfreada pela melhor hora para publicar. É certo que esta opção já existia antes da atualização, mas ela apenas era possível de ser analisada depois de exportado o documento Excel fornecido pelo Facebook. Agora, tudo ficou mais fácil.

Com poucos cliques os donos das páginas sabem quando publicar. Isso tornou-se muito relevante, principalmente num momento em que o Facebook afirma que o engajamento nos posts tem vindo a diminuir e que essa será uma tendência para os próximos meses.

Apesar dos números não mentirem, eu vou dar um conselho para você: não publique quando os seus fãs estão online. Isso mesmo. A melhor estratégia que você pode utilizar é…publicar quando eles não estão online. Fique comigo nas próximas linhas que você vai perceber o motivo.

A melhor hora é a melhor hora para (quase) todos

Apesar do número de pessoas online variar ligeiramente conforme os nichos, os hábitos dos usuários são praticamente os mesmos em todas as áreas. Ou seja, é normal que existam mais pessoas no Facebook à noite do que às quatro da tarde, correto? Essa é uma tendência geral, que pode variar um pouco conforme o seu nicho de mercado (principalmente por culpa da faixa etária). Porém, a tendência é que mais de 90% dos usuários estejam no Facebook à mesma hora.

Isso quer dizer que ao utilizar os dados fornecidos pelo Facebook estará publicando exatamente no mesmo momento que 90% das páginas. E mais: como grande parte dos usuários também estão online a esta hora, você está competindo com as publicações deles e dos amigos deles!

Esta não é, certamente, a melhor estratégia para conseguir a atenção dos seus fãs…

Nota: Eu sei que muitos “gurus” do Facebook Marketing têm aconselhado que olhe para este horários como o momento ideal para publicar. Porém, tenha cuidado. Nem tudo é tão bom como parece…

Como ter a certeza que isso é verdade?

Para você ter a certeza que o que estou falando é a verdade, olhe para as estatísticas da sua Fan Page.

Já viu?

Então agora olhe para as quatro imagens que estão logo abaixo:

estatísticas Facebook_1

estatísticas Facebook_2

estatísticas Facebook_3

estatísticas Facebook_4

Viu como as quatro imagens são bastante semelhantes? Existem pequenas diferenças, mas elas são quase iguais.

Vejamos, logo abaixo, uma imagem divulgada pelo Wisemetrics, que analisou mais de cinco mil Fan Pages.

estatísticas-da-páginas

Das 5 mil páginas analisadas, o Wisemetrics retirou nove à sorte e veja como elas são semelhante em termos de horários e dias da semana. Outra conclusão muito interessante que eles chegaram é que, para 52% das páginas, o melhor dia para publicar era a quinta-feira.

A imagem abaixo representa outra conclusão do Wisemetrics: 30% das páginas têm como melhor horário entre as 9 e as 10 da noite.

optimal hour

Interação vs Estatísticas do Mark

Agora que já entendemos que publicar quando todos estão publicando não é a melhor opção e que praticamente todas as Fan Pages têm estatísticas iguais, chegou o momento de definir estratégias que permitam chegar aos fãs e conseguir a interação deles.

Vamos novamente pegar no estudo da Wisemetrics. O que eles também analisaram foram os dias em que as marcas conseguiam atingir mais fãs. Veja o resultado logo abaixo:

interação dos fãs

Ou seja, segunda-feira e domingo são os dias que as marcas mais conseguem engajar com os fãs. Se olhássemos apenas para as estatísticas do Facebook, estes seriam os dias em que você ,provavelmente, menos fãs teria online.

Outro dos pormenores analisados foi obviamente, o horário das publicações. Repare na imagem abaixo quais são os horários em que as marcas mais conseguem interação:

horário_dos_fãs_no_Facebook

Ao contrário do que o Facebook sugere, as 21 horas são apenas o terceiro melhor horário para conseguir interação com os seus fãs.

O que acontece comigo é exatamente o mesmo…

Apesar de já ter a noção de quem assim era, decidi confirmar utilizando o aplicativo Quintly. Isto é o que as estatísticas do Facebook me dizem:

estatísticas-da-Escola-Freelancer

Segundo as estatísticas do Facebook eu devo:

  • Focar-me no domingo e na quarta-feira, com principal foco neste último dia.
  • Devo publicar entre as 14 e as 19 horas

Porém, o que o Quintly me diz é muito diferente em muitos aspectos. Confira os dois gráficos abaixo:

melhor_horário_para_publicar
Captura_de_ecrã_2013-12-5_às_16

Pensar na perspectiva de conseguir interação é bem diferente de pensar na perspectiva de “quando os fãs estão online”. Eu acredito que eles estejam online àquela hora, mas nesse momento estarei concorrendo com milhares de páginas!

“Ataque” quando os seus concorrentes estiverem “descansando”. Obviamente que caso você publique às cinco da manhã, também não conseguirá bons resultados. É necessário equilibrar um bom horário, um bom dia e um bom post.

Estratégias para contornar a situação 

Agora que você já percebeu que publicar no horário sugerido pelo Face não é a melhor opção, chegou o momento de partilhar algumas estratégias com você que podem ajudá-lo a contornar esta situação. Confira algumas:

  • Utilize aplicativos como o Quintly. Eles darão uma melhor noção de como está a sua Fan Page.
  • Siga os seus concorrentes e analise quando eles publicam. Normalmente as Fan Pages seguem uma lógica. Tente percebê-la e antecipe-se aos seus concorrentes.
  • Foque-se em conteúdo de qualidade, publicando antes e com melhor qualidade que os seus concorrentes.
  • Concentre-se em criar uma comunidade e fazer com que as pessoas interajam constantemente com a sua Fan Page. Aumentar o EdgeRank garante que, mesmo em horários de maior “trânsito” na timeline do Facebook, as pessoas vejam os seus conteúdos.
  • Varie o tipo de publicações. Existem perfis que gostam de interagir mais com texto, outros com imagem, etc.
  • Tenha atenção ao Story Bump. Há alguns meses o Facebook introduziu este conceito no seu algoritmo, o que faz com que as suas publicações, mesmo que sejam mais antigas, ainda sejam vistas pelos seus fãs, desde que elas continuem a gerar interação. Se você fizer publicações interessantes algumas horas antes do “pico de pessoas” online, o seu post estará na timeline de grande parte dos seus fãs nesse momento.

Conclusão

Acredito que o título esteja um pouco exagerado, mas espero que isso tenha servido para alertar que não deve focar-se demasiado naquilo que o Facebook fornece, tendo uma visão mais crítica sobre os dados.

Se você gostou do nosso conteúdo, considere adquirir a nossa palestra Facebook para Negócios. Falo lá sobre o EdgeRank, Story Bump e sobre a qualidade das publicações. Acredito que será um produto que vai melhorar bastante a sua Fan Page!

E você, já tinha pensado neste tema? A que horas costuma publicar?

Abraço,

Luciano Larrossa

 

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.