Ferramentas 21/09/2012

MyPrice: um excelente aplicativo para definir os seus preços de freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Conseguir calcular o preço do trabalho de freelancer normalmente é uma dificuldade enorme para todos os profissionais, principalmente para os que estão no seu início. Já exploramos esse tema neste artigo e neste, mas nunca demos a conhecer qualquer aplicativo para freelancers que pudesse ajudá-lo neste gênero de tarefas de forma tão eficiente. No entanto, há poucas semanas surgiu um aplicativo que promete ajudar muitos freelancers a calcularem o seu preço à hora mais facilmente. Tem como nome MyPrice e já está a ser utilizado por vários profissionais de todo o mundo.

O que este aplicativo faz, em primeiro lugar, é juntar um grande número de dados fornecidos por si, tais como local onde trabalha, há quantos anos trabalha, qual a sua experiência nessa área, qual o seu nível de escolaridade, etc. Depois, ele irá fazer um cálculo com todas as suas despesas e indicar um valor que você deve cobrar à hora ao cliente. Mas esse é o seu valor base. Depois, cabe a si criar novos projetos e dar todos os pormenores necessários sobre o cliente para o MyPrice calcular o valor a cobrar. Mas para que perceba melhor, vamos dar a conhecer todos os pormenores deste aplicativo que promete ajudar muitos freelancers ao redor do mundo!

myprice app

COMO FUNCIONA

Atualmente, o MyPrice apenas trabalha num número limitado de países, não estando incluídos Brasil ou Portugal. Para calcular o valor à hora o aplicativo tem como base o salário mínimo, o número de residentes no país, entre outras diretrizes. Portanto, quando iniciar o aplicativo aconselho que escolha a opção “Outros países”. Depois, basta dar o seu email para poder registar-se no aplicativo.

Depois de entrar, o MyPrice irá “fazer” várias questões para que consiga perceber que gênero de trabalho você faz, de forma a que no final seja definido o preço a cobrar ao seu cliente. Vamos analisar todos os separadores do aplicativo:

  • Freelancer Life: Aqui, você irá escolher a sua área de trabalho. Compreendo que possa trabalhar em várias áreas mas escolha apenas aquela mais relevante. De seguida, escolha os seus “skills”. Seja bastante sincero aqui. Se você começou a trabalhar como escritor freelancer há apenas um mês, escolha mesmo a opção “beginner”. Com o passar do tempo e conforme for fazendo mais trabalhos pode ir atualizando. Depois terá ainda as opções de escolher se trabalha a tempo inteiro ou em part-time, onde trabalha ou o que pretende fazer no seu futuro enquanto profissional.
  • Location: Como o próprio nome indica, é o país onde você trabalha.
  • Education: Aqui você irá escolher qual o seu nível de estudos. Mais um fator importante na hora de definir o preço.
  • Work Experience: Este separador também irá depender muito da sua sinceridade enquanto profissional. Quantos anos tem de experiência, qual é o seu gênero de clientes ou que gênero de portfólio você tem são apenas algumas das questões que devem ser assinaladas.
  • Expenses: Para que o aplicativo consiga fazer as contas corretamente, você precisa de dar dados de todas as suas despesas. Nesta secção, você terá de apontar tudo o que gasta: aluguer da casa, carro, celular, entre outras coisas. Infelizmente não podemos inserir um preço certo, apenas o intervalo que está nestes valores. Atenção que os valores aqui apresentados são por ano e você é obrigado a preencher todos os campos. Caso não tenha despesas em alguma das abas, você poderá sempre assinalar que o seu custo com essa parte é zero.

Quando terminar todo este processo, chegou o momento de clicar no separador onde diz “Calculate”. Ao fornecer as suas informações, o aplicativo acabou por definir um valor à hora.

A aba “Calculate” também permite que você crie um novo projeto. Para isso basta clicar no botão “New Projet” e depois preencher todos os campos. Nesta parte, o aplicativo é bastante completo pois irá pedir todo o gênero de informações para tornar o seu cálculo mais certeiro. Eu, por exemplo, fiz um novo projeto para escritor freelancer e o aplicativo perguntou-me quantas horas teria de estudar para conseguir elaborar o artigo, quantas palavras ele teria ou qual será a audiência desse mesmo site. Fantástico! No final, basta clicar em “Calculate” e o aplicativo irá dar-lhe todos pormenores e indicar um preço final. No final, poderá sempre salvar, enviar por email para o cliente ou enviar para o Fresh Books.

No final, todos os seus projetos guardados vão para o separador “History”, onde poderá sempre visualizar todos os pormenores ou alterar os que pretender.

OUTRAS FUNÇÕES

Apesar de ter como principal característica definir quanto você deverá cobrar pelo seu trabalho, o MyPrice conta ainda com outras funções bastante interessantes. No separador “Tips”, o próprio aplicativo partilha conselhos para todos os freelancers através dos textos escritos no seu blog. Por último, para quem tem por hábito trabalhar com clientes nos Estados Unidos ou outros países de línguas inglesa, o MyPrice conta com um Job Board onde todos os dias são divulgadas novas ofertas de emprego para os profissionais independentes.

CONCLUSÃO

Sem qualquer dúvida, o MyPrice é um dos melhores aplicativos que surgiu nos últimos anos para os freelancers. Ele facilita em muito a sua vida e realmente faz uma análise bastante completa sobre todos os pontos que devem ser analisados antes de definir os seus preços. O aplicativo dificilmente irá definir o preço certo para o seu trabalho, mas certamente poderá ser uma ajuda para, pelo menos, perceber quanto deve cobrar.

No entanto, ainda conta com alguns pontos que podem ser melhorados.Em primeiro lugar, o fato de não ter a opção de escolher Brasil ou Portugal torna o cálculo da sua hora menos fiável. Isto porque o aplicativo faz os cálculos com base nos salários dos vários países e do custo de vida. Se o país que queremos não está na lista, o MyPrice não garante que consigamos valor exatos (Na verdade, será sempre difícil consegui-lo). Outro ponto negativo é o fato de você não puder inserir os valores exatos da suas despesas. O intervalo de 200 dólares presentes entre cada despesa pode levar a variar os cálculos por hora sem qualquer necessidade disso.

O aplicativo ainda continua a precisar de muitas melhorias. Entre as quais o fato de não ter todas as profissões, tais como jornalista ou fotógrafo. E por último, mas não menos importante, é o fato de trabalhar num sistema de cloud computing apenas para Iphone e Ipad, faltando criar uma aplicativo web para podermos aceder no computador ou então um aplicativo para baixar e utilizar no próprio computador.

No entanto, temos de ter em consideração que o aplicativo MyPrice tem apenas alguns meses de vida e ainda tem muito para melhorar. Resta-nos esperar por novas atualizações e esperar que alguns destes pontos evoluam. No entanto, uma coisa parece ser certa: o MyPrice é desde já um dos melhores aplicativos a nível mundial para calcular os seus preços de freelancer.

E você, o que achou deste aplicativo? Poderá ser uma boa ajuda para calcular os seus preços?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.