Marketing Digital 03/04/2019

Fazer sorteios nas redes sociais: mudanças em 2019

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

É inegável que aprender como fazer sorteios nas redes sociais pode trazer excelentes resultados.

Principalmente quando o objetivo é conseguir leads de email marketing ou dar uma impulsionada em seu número de seguidores. Afinal, não é à toa que podemos ver sorteios no Instagram diariamente.

Mas o que muitos não sabem é que não basta apenas criar um post, escolher os produtos e usar alguma ferramenta de sorteios. É possível dizer que essa é mais uma das verdades sobre o Marketing Digital que não te contam.

Tanto em Portugal quanto no Brasil é importante ficar atento à dois conjuntos de regras: a legislação do país e os termos de uso da mídia social que pretende fazer sorteio. Ainda mais considerando que houveram mudanças nas regras para fazer sorteios nas redes sociasi no Brasil

No Instagram, por exemplo, é obrigatório mencionar que o Instagram é isento de responsabilidade total pelos participantes do sorteio.

Mas como fazer sorteios nas redes sociais de acordo com a legislação de cada? Veja nos próximos parágrafos!

Mudança fazer sorteios nas redes sociais no Brasil em 2019

Desde o dia 13 de dezembro de 2018, é necessário pedir autorização ao Ministério da Fazenda do Brasil através desse link. Antes disso, era necessário enviar a documentação para a Caixa Econômica Federal.

Esse pedido deve vir acompanhado de documentação, além do comprovante de pagamento de uma taxa de fiscalização. O valor da taxa varia de acordo com o valor total dos prêmios oferecidos.

Veja a tabela completa no site do Ministério da Fazenda.

O prazo para concessão da autorização é de 40 a 120 dias. Durante esse prazo, você não pode divulgar seu sorteio. Use o tempo para se planejar, agendar os posts no seu gerenciador de mídias sociais favorito ou preparar seus anúncios de maneira que eles não sejam reprovados.

como fazer sorteios nas redes sociais sorteio

Vale lembrar que, após receber a autorização, deve publicar seu sorteio em até 1 ano desde a emissão do documento.

Mas o que pode acontecer caso eu faça o sorteio sem cumprir essas exigências?

O texto do capítulo IV, artigo 28 da lei 13.756/18 diz que as punições por não cumprir com as exigências ou cometer irregularidades é de cassação da autorização, proibição de realizar sorteios por um período estabelecido pelo Ministério – máximo de dois anos – e/ou multa de até 100% da soma dos valores prometidos pelo sorteio.

Dica: depois de receber sua autorização para sorteio, você poderá publicar seus posts e anúncios. Para te ajudar na tarefa de escolher um vencedor, confira essa ferramentas de sorteios para Instagram!

Como fazer sorteios nas redes sociais em Portugal

Assim como no Brasil, é necessário obter uma autorização legal antes mesmo de aprender como fazer sorteios nas redes sociais.

O órgão que administra os sorteios no país é o Ministério da Administração Interna. Portanto, as requisições devem ser feitas ao SGMAI, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna. O órgão exige que a documentação e pagamento de taxas sejam feitos no mínimo 15 dias antes da publicação do sorteio.

Os documentos exigidos para o pedido são: regulamento do sorteio e prêmios a serem distribuídos, seguro de caução ou garantia bancária, documento comprovativo do IRC e cartão de pessoa coletiva.

e necessario apresentar documentos para conseguir aprovacao

Diferente do que acontece no Brasil, em Portugal a taxa para autorização de sorteios é de 500€, independente do valor da premiação.

Com a autorização em mãos, você já pode publicar seu sorteio nas redes sociais!

Dica: para ter a certeza de criar conteúdo promocional incrível para divulgar seu sorteio, confira esse artigo com 40 sugestões de ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais!

5 dicas de como fazer sorteios nas redes sociais

  • Defina os objetivos do sorteio com clareza: não faça sorteios apenas por fazer. Como em qualquer campanha de anúncios para Facebook ou Instagram, tenha objetivos claros. Especifique se o objetivo é ganhar seguidores, adicionar nomes à lista de email ou simplesmente impulsionar o engajamento com a sua marca, entre outros;
  • Clareza nas regras: o que não falta é picareta fazendo sorteio em redes sociais. Por isso, tenha as regras de seu sorteio definidas de maneira clara e concisa, para que seja visto como confiável. Vale lembrar que, no Brasil, é necessário comprovar que o sorteio é autorizado pelo Ministério da Fazenda, o que é mais um motivo para ter paciência e esperar a autorização sair;
  • Escolha um prêmio que seja atraente e esteja de acordo com seu público: se está querendo atrair seguidores de um determinado público, nada mais óbvio que escolher um prêmio que seja de interesse dele. Se o seu público se interessa por rock, não faz sentido promover um sorteio que premie álbuns de samba, por exemplo. Também vale mencionar que o prêmio deve ser algo desejado por esse público;

como fazer sorteios nas redes sociais premio

  • No Instagram, crie uma hashtag da promoção e a promova: uma das vantagens no uso das hashtags do Instagram. Crie uma especial para o sorteio que está promovendo e peça para os participantes as utilizarem nos comentários ou em seus próprios perfis;
  • Incentive os participantes a compartilhar o sorteio: mesmo que seu objetivo seja apenas o de incluir nomes em listas de emails, encorajá-los a compartilhar seu post é algo chave para melhorar seus resultados. Por isso, procure colocar nas regras de seu sorteio a necessidade de compartilhar o post ou marcar amigos para também participar.

Aprenda a criar imagens para seus sorteios

Criar anúncios é uma excelente forma de alcançar um público ainda maior em seus sorteios.

Saber como criar imagens para anúncios também.

Afinal, são eles que irão capturar a atenção dos usuários e seguidores, seja no Facebook ou Instagram.

Por isso, não saia desse blog sem conhecer o curso Imagens para Anúncios Online. Nele, eu e o Diego Rangel ensinamos como criar anúncios que geram mais cliques, combinações que aumentam suas conversões e muito mais!

Clique no link e entenda como o Imagens para Anúncios Online pode te ajudar a trazer ainda mais usuários para seus sorteios nas redes sociais!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link