É inegável que aprender como fazer sorteios nas redes sociais pode trazer excelentes resultados.
Principalmente quando o objetivo é conseguir leads de email marketing ou dar uma impulsionada em seu número de seguidores. Afinal, não é à toa que podemos ver sorteios no Instagram diariamente.
Mas o que muitos não sabem é que não basta apenas criar um post, escolher os produtos e usar alguma ferramenta de sorteios. É possível dizer que essa é mais uma das verdades sobre o Marketing Digital que não te contam.
Tanto em Portugal quanto no Brasil é importante ficar atento à dois conjuntos de regras: a legislação do país e os termos de uso da mídia social que pretende fazer sorteio. Ainda mais considerando que houveram mudanças nas regras para fazer sorteios nas redes sociasi no Brasil
No Instagram, por exemplo, é obrigatório mencionar que o Instagram é isento de responsabilidade total pelos participantes do sorteio.
Mas como fazer sorteios nas redes sociais de acordo com a legislação de cada? Veja nos próximos parágrafos!
Mudança fazer sorteios nas redes sociais no Brasil em 2019
Desde o dia 13 de dezembro de 2018, é necessário pedir autorização ao Ministério da Fazenda do Brasil através desse link. Antes disso, era necessário enviar a documentação para a Caixa Econômica Federal.
Esse pedido deve vir acompanhado de documentação, além do comprovante de pagamento de uma taxa de fiscalização. O valor da taxa varia de acordo com o valor total dos prêmios oferecidos.
Veja a tabela completa no site do Ministério da Fazenda.
O prazo para concessão da autorização é de 40 a 120 dias. Durante esse prazo, você não pode divulgar seu sorteio. Use o tempo para se planejar, agendar os posts no seu gerenciador de mídias sociais favorito ou preparar seus anúncios de maneira que eles não sejam reprovados.
Vale lembrar que, após receber a autorização, deve publicar seu sorteio em até 1 ano desde a emissão do documento.
Mas o que pode acontecer caso eu faça o sorteio sem cumprir essas exigências?
O texto do capítulo IV, artigo 28 da lei 13.756/18 diz que as punições por não cumprir com as exigências ou cometer irregularidades é de cassação da autorização, proibição de realizar sorteios por um período estabelecido pelo Ministério – máximo de dois anos – e/ou multa de até 100% da soma dos valores prometidos pelo sorteio.
Dica: depois de receber sua autorização para sorteio, você poderá publicar seus posts e anúncios. Para te ajudar na tarefa de escolher um vencedor, confira essa ferramentas de sorteios para Instagram!
Como fazer sorteios nas redes sociais em Portugal
Assim como no Brasil, é necessário obter uma autorização legal antes mesmo de aprender como fazer sorteios nas redes sociais.
O órgão que administra os sorteios no país é o Ministério da Administração Interna. Portanto, as requisições devem ser feitas ao SGMAI, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna. O órgão exige que a documentação e pagamento de taxas sejam feitos no mínimo 15 dias antes da publicação do sorteio.
Os documentos exigidos para o pedido são: regulamento do sorteio e prêmios a serem distribuídos, seguro de caução ou garantia bancária, documento comprovativo do IRC e cartão de pessoa coletiva.
Diferente do que acontece no Brasil, em Portugal a taxa para autorização de sorteios é de 500€, independente do valor da premiação.
Com a autorização em mãos, você já pode publicar seu sorteio nas redes sociais!
Dica: para ter a certeza de criar conteúdo promocional incrível para divulgar seu sorteio, confira esse artigo com 40 sugestões de ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais!
5 dicas de como fazer sorteios nas redes sociais
- Defina os objetivos do sorteio com clareza: não faça sorteios apenas por fazer. Como em qualquer campanha de anúncios para Facebook ou Instagram, tenha objetivos claros. Especifique se o objetivo é ganhar seguidores, adicionar nomes à lista de email ou simplesmente impulsionar o engajamento com a sua marca, entre outros;
- Clareza nas regras: o que não falta é picareta fazendo sorteio em redes sociais. Por isso, tenha as regras de seu sorteio definidas de maneira clara e concisa, para que seja visto como confiável. Vale lembrar que, no Brasil, é necessário comprovar que o sorteio é autorizado pelo Ministério da Fazenda, o que é mais um motivo para ter paciência e esperar a autorização sair;
- Escolha um prêmio que seja atraente e esteja de acordo com seu público: se está querendo atrair seguidores de um determinado público, nada mais óbvio que escolher um prêmio que seja de interesse dele. Se o seu público se interessa por rock, não faz sentido promover um sorteio que premie álbuns de samba, por exemplo. Também vale mencionar que o prêmio deve ser algo desejado por esse público;
- No Instagram, crie uma hashtag da promoção e a promova: uma das vantagens no uso das hashtags do Instagram. Crie uma especial para o sorteio que está promovendo e peça para os participantes as utilizarem nos comentários ou em seus próprios perfis;
- Incentive os participantes a compartilhar o sorteio: mesmo que seu objetivo seja apenas o de incluir nomes em listas de emails, encorajá-los a compartilhar seu post é algo chave para melhorar seus resultados. Por isso, procure colocar nas regras de seu sorteio a necessidade de compartilhar o post ou marcar amigos para também participar.
Aprenda a criar imagens para seus sorteios
Criar anúncios é uma excelente forma de alcançar um público ainda maior em seus sorteios.
Saber como criar imagens para anúncios também.
Afinal, são eles que irão capturar a atenção dos usuários e seguidores, seja no Facebook ou Instagram.
Por isso, não saia desse blog sem conhecer o curso Imagens para Anúncios Online. Nele, eu e o Diego Rangel ensinamos como criar anúncios que geram mais cliques, combinações que aumentam suas conversões e muito mais!
Clique no link e entenda como o Imagens para Anúncios Online pode te ajudar a trazer ainda mais usuários para seus sorteios nas redes sociais!