Marketing Digital 02/12/2014

8 motivos para qualquer freelancer criar um blog ainda hoje!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Se você é freelancer e ainda não tem um blog, acredite: está a perder excelentes oportunidades de negócios. Ter um blog é talvez a forma mais barata e eficaz de angariar clientes hoje em dia. Exemplos como o do Walter Mattos que criou este blog e já tem mais de 5 mil subscritores no Youtube, da Monica Fuchshuber que compartilha os seus trabalhos neste blog ou até do Bruno Ávila que compartilha conteúdos sobre design são claras demonstrações de que os blogs para os freelancers funcionam!

A pergunta é: porque razão VOCÊ ainda não tem um?

Talvez pense que criar um blog é caro, dá muito trabalho ou até mesmo que é só para profissionais. Nada disso. Criar um blog é algo relativamente barato, não “rouba” mais do que algumas horas por semana e é a melhor forma de divulgar o seu trabalho, independentemente da sua situação atual. Este artigo do Paulo Faustino demonstra bem como é possível criar um blog com apenas R$ 200.

Obviamente, para ter resultados, terá que criar um blog minimamente profissional, mas mais uma vez repito: isso não custa mais do que algumas centenas de reais.

Vejamos algumas razões para você criar um blog ainda hoje:

1. As pessoas pesquisam mais do que nunca

Tal como você, os seus potenciais clientes pesquisam por informação na internet. E se você for encontrado nessa pesquisa…bingooo! As suas chances de ser contratado são bastante elevadas!

Imagine que um cliente pesquisa por “Freelancer para gerenciar páginas de Facebook” e aparecem estes resultados…

freelancer para gerenciar paginas de Facebook

Repare que, à exceção das pesquisas pagas, 5 dos primeiros 6 resultados são artigos ou vídeos da Escola Freelancer! Isso aumentaria em muito as chances de eu ser contratado por esse cliente.

O segredo é pensar naquilo que o seu cliente pesquisaria e escrever artigos relacionados com isso, para que possa ser contratado através das pesquisas do Google!

Pense no seguinte:

  • Quais são os termos que o meu cliente pesquisa no Google?
  • Como eu pesquisaria se quisesse encontrar algum freelancer da minha área?
  • Quais seriam as palavras exatas que usaria para fazer essa pesquisa?

Imaginemos que você é um designer. Algumas das pesquisas que o seu cliente faria são estas:

  • “Quero contratar designer freelancer”
  • “Como contratar um designer freelancer”
  • “Onde contratar designers”
  • “Como escolher um designer”

Vá ao Google e confira se está bem posicionado para algumas destas pesquisas. Se não estiver, ai está a primeira razão para criar um blog.

2. Maior facilidade em conseguir projetos

Se você tiver um blog com autoridade, conseguir projetos torna-se mais fácil. Isso acontece porque um blog de sucesso melhora a percepção do seu cliente relativamente ao seu trabalho. O raciocínio é mais ou menos este: “Se ele tem um blog de sucesso na área é porque ele é realmente bom nisto!”

Quando apresento projetos aos meus clientes uma das minhas principais preocupações é referir que sou autor do blog Escola Freelancer.

3. Os seus concorrentes provavelmente não têm um blog

Além de ser uma forma de aumentar a autoridade, o blog também o diferencia dos concorrentes. Ter um blog bem estruturado, com bom conteúdo e com um excelente nível de visitas marca a diferença. Infelizmente nem todos os freelancers estão dispostos a investirem tempo e dinheiro num blog e essa é uma falha no mercado que você pode aproveitar.

“Mas Luciano, e se os meus concorrentes já tiverem um blog?”

Se no seu caso, os seus concorrentes já têm um blog, a sua função será fazer melhor do que eles! Existem várias formas de você destacar-se dos blogs dos seus concorrentes. Isso pode ser feito através do design, através da criação de um conteúdo melhor, pela criação de vídeos, etc. Se você está sem ideias do que fazer, este artigo do Paulo Faustino pode ajudar: Blogueiro, destrua os seus concorrentes velhos e fracos!

4. Angariação de emails de forma rápida (e sem custo!)

O email marketing é uma forma extremamente eficaz de vender os seus serviços de freelancer. O disparo de emails para divulgação dos seus serviços ou apenas para aumentar o relacionamento com possíveis clientes são estratégias que funcionam. Com um blog, angariar emails torna-se uma tarefa fácil e diária. Todos os dias surgem novos emails para as suas listas!

Já imaginou o que é disparar emails para 3 mil ou 5 mil pessoas divulgando os seus serviços? Certamente alguns clientes interessados nos seus serviços iriam aparecer!

No exemplo abaixo, mostro que como através do disparo de um email para uma lista de 2.753, consegui gerar 884 aberturas e 254 cliques:

Email marketing para freelancers

E esta foi apenas para uma das listas do meu negócio!

Já imaginou o que é disparar um email e mais de 800 pessoas mostrarem interesse por aquilo que está a vender?

5. Expansão de contatos nas mídias sociais

Ter um blog também ajuda a expandir os seus contatos nas mídias sociais. E como sabemos, mais contatos nas mídias sociais são sinônimo de mais oportunidades de negócio!

Mensagens como a que está a ver logo abaixo são recorrentes depois da criação de um blog:

Proposta de trabalho LinkedIn

 

Obviamente, mensagens como esta não surgem de forma imediata. Elas só começam a aparecer ao fim de alguns meses de artigos escritos.

6. Possibilidade de criar um ebook

A criação de um ebook tornou-se algo muito comum hoje em dia. Apesar de ser cada vez mais banal escrever um ebook, a verdade é que ele continua a ser uma excelente forma de mostrar o seu conhecimento e acima de tudo, de angariar emails. Se tiver um blog pode utilizar os seus artigos e fazer uma compilação dos mesmos, dando posteriormente origem a um ebook.

7. Adquire outros conhecimentos

Ao criar um blog você vai ser, automaticamente, obrigado a adquirir novos conhecimentos. Na criação de um blog, você vai ter que entender de algumas áreas tais como:

  • Escrita de conteúdo: Vai ter que aprender a escrever de forma correta e que chame a atenção do leitor.
  • Email marketing: Vai ter que aprender a trabalhar o envio de emails para os seus subscritores.
  • Mídias sociais: Os seus conteúdos necessitam de divulgação e para isso nada melhor que as mídias sociais.
  • SEO: Mesmo que não seja um expert, terá que saber pelo menos alguns princípios de Social Search Optimization.
  • Vídeos: Se quiser criar um canal do Youtube, terá que adquirir novos conhecimentos principalmente sobre como falar para a câmera, editar vídeos ou trabalhar um canal do Youtube.
  • Organização: A sua organização do dia-a-dia no trabalho terá que ser aprimorada, de forma a conseguir atender os seus clientes e ainda escrever para o seu blog.

E ao adquirir estes novos conhecimentos, novas oportunidades de negócio podem surgir no seu negócio de freelancer. No meu caso, a gestão de mídias sociais surgiu por isso mesmo! Ao criar o blog, comecei a gerir a Fan Page da Escola Freelancer e ao fim de alguns meses comecei a angariar os primeiros clientes nesta área.

8. Outra fonte de rendimentos

Um blog também pode ser outra fonte interessante de rendimentos. E você pode rentabilizá-lo das mais variadas formas. Confira algumas:

  • Publicidade: Você pode ver espaços publicitários no seu blog ou vender resenhas de produtos.
  • Ebooks: Além de criar ebooks gratuitos, você também criar ebooks pagos. O Ser Freelancer e o Facebook para Negócios são o melhor exemplo disso mesmo.
  • Programas de afiliados: Através da venda outros produtos, você pode ganhar uma comissão sobre essas vendas.
  • Cursos: Pode criar os seus próprios cursos e vendê-los para a audiência do seu blog.
  • Palestras: Você pode gravar palestras e de vendê-las no seu blog. Esta, esta, esta e esta palestra são outros bons exemplos disso mesmo.
  • Consultoria: Vender consultoria é outra opção bastante viável e que traz um excelente retorno para quem tem um blog.

Conclusão

Criar um blog é algo relativamente simples. Porém, não caia no erro de criar um blog usando um domínio com extensão blogspot ou wordpress ou até em terceirizar conteúdo de pouca qualidade. Quando fizer um blog, faça isso de forma profissional e acrescentando valor ao mercado!

E você, já criou um blog? Se nunca criou, quando pretende criar um?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.