Marketing Digital 28/10/2011

9 motivos para anunciar o seu trabalho de freelancer no Google Adwords

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Já falei aqui muitas vezes que os freelancers necessitam de promover o seu trabalho. Caso contrário, serão praticamente esquecidos. Claro que quando se faz um trabalho de qualidade, com o passar dos anos  o boca-a-boca começa a fazer efeito e você começa a ser mais procurado pelo que já fez do que pela publicidade que faz. Contudo, quem está a começar e não sabe o que fazer, o Google Adwords é uma excelente opção.

adwords

1. Vai diretamente ao seu público-alvo

Ao fazermos publicidade com um banner num blog, os cliques que recebemos nem sempre correspondem a pessoas realmente interessadas no nosso trabalho. Alguns clicam por curiosidade, outros porque até querem saber um pouco mais pelo assunto. Mas no fundo, apenas fizeram esta “viagem” porque costumam visitar o site e viram lá aquela publicidade. Com o Google Adwords, alguém que procure por freelancer por exemplo, já sabe que é esse o assunto que está a pesquisar. Caso o seu site tenha qualidade, não existe possibilidade de ele clicar e não ficar satisfeito.

2. Aparece no motor de busca mais utilizado

Mais de 90% das pesquisas feitas no Brasil e em Portugal vêm do Google. Se fizer publicidade no Google Adwords, estará a anunciar para milhares de pessoas que procuram por aquelas palavras-chave que você escolheu. Além disso, poderá ficar à frente dos seus concorrentes mais diretos. Imagine que tem um site sobre Dreamweaver. Se utilizar esse tipo de anúncio, ficará nas primeiras posições e à frente de outros blogs que já estejam à mais tempo no mercado.

3. Só paga por clique

Outra das grandes vantagens do Google Adwords é que apenas irá pagar pelos cliques que as pessoas lhe fizeram. Ou seja, com estes 30 euros de oferta, poderá ter milhares de impressões sem gastar muito dinheiro. É claro que isso significa que ninguém clicou. Mas isso por vezes até nem é o mais importante. Dou-lhe o exemplo da Coca-cola. Será que as pessoas compram mais Coca-cola por verem anúncios? Duvido disso.  O que a marca faz é fazer com que as pessoas não se esqueçam dela, ajudando a ficar na memória dos seus clientes cada vez que eles forem ao supermercado.

4. Você define quanto irá gastar

O fato de pagar por clique não faz com que você gaste centenas de euros caso as pessoas comecem a clicar demasiado nos seus anúncios. Bem pelo contrário. Você é que define qual o seu orçamento (neste caso serão 30 euros) e quando esse saldo acabar, você não gasta mais nenhum cêntimo. O melhor disto é que mantém sempre um bom equilíbrio entre o dinheiro gasto e o número de visitas geradas com esse dinheiro.

5. Aparece em outros blogs

Ao anunciar no Google Adwords, ganha também o direito de aparecer em outros blogs ou sites que falem sobre o seu tema, desde que eles tenham optado por fazer publicidade Google Adsense (o que é feito pela grande maioria). Ou seja, se tem um blog que fale sobre motivação, com certeza esta será uma das suas palavras-chave. Ora, quando um blog escreva um texto sobre esse assunto, a sua publicidade irá aparecer lá, fazendo com que as pessoas interessadas nesse tema tenham na sua publicidade, mais uma oportunidade de saberem um pouco mais sobre o tema.

google adwords

6. Tem direito a um painel de estatísticas

O mais importante numa publicidade é saber o seu ROI (Return On Investment). De nada lhe vale gastar centenas de euros em algo que não sabe os resultados, ficando sem ter ideia do que realmente você ganhou com isso. Com o Google Adwords, você tem acesso a um painel que lhe mostra vários dados. Veja alguns:

  • Quantos cliques teve por dia
  • Quanto gastou, em média, por cada clique
  • Quanto gastou por dia
  • Fica a saber a sua percentagem de cliques comparativamente ao número de impressões
  • Quais as palavras que têm convertido mais

7. Quanto mais utilizar, mais eficaz será

Tal como tudo na vida, a experiência com o Google Adwords vai fazer com que melhore cada vez mais a sua eficácia nesta plataforma. E ao ser mais eficaz, acaba por conseguir mais visitas por menos custos. No livro de Tim Ferriss, 4 horas por semana, no qual referi como sendo um dos melhores livros para melhorar o seu negócio, o autor explica que uma das estratégias para conseguir sobreviver a tempo inteiro na internet é criar um ebook ou outro produto qualquer e fazer publicidade com o Google Adwords. Desde que a margem das vendas compensem o preço da publicidade que você paga.

8. A melhor estratégia para quem está a começar

Quando começamos o negócio com um blog e o objetivo é ganhar dinheiro, a maior dificuldade é mesmo aparecer à frente dos nossos principais concorrentes. Mesmo que tenhamos conteúdo de melhor qualidade, o fato de os outros blogs serem mais antigos faz com que fiquem à nossa frente nos motores de busca. Com o Google Adwords, você tem uma excelente oportunidade de ficar à frente dos seus concorrentes e “driblar” esta dificuldade inicial para muitos blogueiros.

9. Uma equipe de suporte disponível para si

Para quem está pela primeira vez no painel do Google Adwords, pode sentir-se um pouco perdido e não perceber muito bem o que está a fazer. Isso acontece porque o Google tem o objetivo de lhe dar o máximo de possibilidades possíveis de tornar a experiência com a campanha publicitária algo valioso para si. Mas quem não conseguir perceber o que deve fazer, o site conta com uma central de ajuda que lhe pode dar dicas preciosas a qualquer momento.

Já utilizou o Google AdWords?

Como pode ver, existem muitos motivos para você para você anunciar com o Google Adwords, ainda por cima quando essas mesmas vantagens podem ser oferecidas de modo gratuito. Analise todos os pontos positivos que lhe dei e veja se esta é uma boa opção para divulgar e conseguir encontrar trabalho de freelancer.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.