Facebook Avançado 20/12/2017

Monetização de vídeos no Facebook: novas atualizações

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O que talvez indique a última atualização de 2017, a rede social anunciou mudanças nas diretrizes para distribuição e monetização de vídeos no Facebook. O anúncio foi realizado na página para imprensa do Facebook e mostra os esforços da empresa de Mark Zuckerberg em trazer melhorias à plataforma de vídeos nativos, especialmente com a chegada do Facebook Watch. Confira as mudanças divulgadas nos parágrafos seguintes!

monetizacao-de-videos-no-facebook

Atualizações na distribuição de vídeos

O primeiro anúncio se refere à maneira como os vídeos são distribuídos na rede social. Atualmente, a maior parte dos vídeos são mostrados diretamente do feed de notícias. Isso não vai mudar com a nova atualização, mas a grande mudança fica por parte do ranqueamento desses vídeos.

A partir de agora, vídeos de criadores de conteúdo ou empresas serão mostrados com mais frequência por pessoas que ativamente buscam assistir o material dessas pessoas. Ou seja, quanto mais você buscar por vídeos de um criador de conteúdo em particular, maiores são as chances dos vídeos deles aparecem em seu feed sem necessitar que os busque.

Além disso, toda vez que assistir a um vídeo que faz parte de uma série, se torna mais provável que o próximo episódio apareça. Porém, o Facebook também divulgou que vídeos com bastante engajamento continuarão a ser bem ranqueados em seu algoritmo, mesmo com as atualizações.

monetizacoes-de-videos-no-facebook-distribuicao

Voltando a falar do Watch, o Facebook declarou que também irá priorizar mostrar vídeos de uma série que já tenha começado a assistir pelo seu novo serviço. Vídeos procurados na aba Descoberta do Watch também irão receber um aumento de posicionamento.

Dica: Considerando as mudanças dessa atualização, fica cada vez mais importante conseguir ser encontrado facilmente nas buscas do Facebook. Por isso, não deixe de conferir esse tutorial que fiz ensinando como garantir que sua página apareça nas buscas da rede social.

Monetização de vídeos no Facebook: Novas soluções

O Facebook divulgou as novas soluções para monetizar vídeos na plataforma. A primeira delas é através de conteúdo patrocinado. O modelo mais tradicional não sofrerá mudanças, permitindo que produtores publiquem vídeos patrocinados por empresas. Vale lembrar que a possibilidade de publicar conteúdo patrocinado foi liberado para todas as Fan Pages esse ano, o que rendeu 4 vezes mais conteúdo patrocinado no Facebook que em 2016.

monetizacoes-de-videos-no-facebook-patrocinado

A segunda solução para monetização de vídeos no Facebook será feita através de anúncios inseridos no meio de vídeos e programas exibidos na rede social. De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio Facebook e divulgado no anúncio, usuários preferem ver anúncios em meio a vídeos que, de alguma forma, “merecem” ter um anúncio pela sua qualidade narrativa.

Começando já em janeiro de 2018, a plataforma irá expandir o uso desses anúncios – que passam durante a exibição de um vídeo – para conteúdo que tenha no mínimo três minutos de duração. O anúncio só poderá ser mostrado a usuários que assistirem ao menos um minuto desse mesmo vídeo e não poderá levar mais que 20 segundos.

Dica: Saber como esse tipo de anúncio será utilizado pode ser essencial para produtores de conteúdo em vídeo no Facebook. Por sorte, é possível que o Facebook possibilite em breve ver anúncios de outras páginas. Saiba como nesse artigo!

Usando dados de satisfação dos consumidores para justificar a decisão, o Facebook mostrou em seu próprio post que a satisfação dos usuários melhorou ao aumentar o tempo mínimo de vídeo que podem ter anúncios. Anteriormente, o Facebook estava testando anúncios com vídeos a partir de 90 segundos. Aumentar o tempo mínimo para três minutos trouxe melhora na resposta de 18%.

monetizacoes-de-videos-no-facebook-adbreak

Para auxiliar produtores de conteúdo a entenderem melhor a resposta de seus seguidores aos ad breaks – intervalo de anúncios -, novas métricas serão disponibilizadas. Elas trarão uma nova aba dedicada, que mostrará diretamente os ganhos com esse tipo de anúncios.

Duas novas métricas também foram adicionadas: impressões dos anúncios em intervalo por cada vídeo e custo por mil impressões de anúncios em intervalo por cada vídeo. Isso significa que poderá ver quantas vezes um anúncio foi mostrado em cada vídeo publicado e o custo para cada mil vezes que ele foi exibido.

Dica: Já conhece o mais novo relatório do Gerenciador de Negócios no Facebook lançado em novembro? Saiba mais dele acessando o texto!

Os anúncios de intervalo também poderão ser exibidos durante transmissões ao vivo para negócios. Porém, eles não poderão ser usados por perfis pessoais e só estarão disponíveis para Fan Pages com mais de 50.000 seguidores.

O Facebook justificou essa restrição por conta da probabilidade de lives feitas por perfis terem maior probabilidade de ir contra as diretrizes de conteúdo para monetização de vídeos no Facebook. Para as Fan Pages com menos de 50.000 seguidores, a rede social informou que um número menor que isso possui pouco potencial de rendimento.

monetizacoes-de-videos-no-facebook-live

Primeiros testes: anúncios antes da exibição do vídeo

A princípio, o Facebook testará anúncios que serão exibidos antes de um vídeo publicado, tal qual faz o Youtube atualmente. Os testes também começarão a ser feitos no próximo ano em locais onde os usuários procuram ativamente pelos vídeos, principalmente no Facebook Watch.

Esses anúncios que aparecem antes do vídeo terão duração de apenas 6 segundos e não serão mostrados em vídeos que aparecem no feed de notícias. A revelação sobre as formas de monetização de vídeos no Facebook mostram o comprometimento da plataforma em superar o Youtube em seu próprio território.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link