Facebook para iniciantes 01/11/2017

Mito do Facebook desvendado: ele NÃO está lendo seus arquivos do Google Docs

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não é de hoje que teorias conspiratórias sobre o Facebook aparecem na mídia. Não faz muito tempo que executivos da rede social tiveram de ir a público afirmar que a plataforma não estava invadindo os microfones de computadores e celulares de usuários para ouvir suas conversas e assim encaminhar anúncios com base no que foi escutado, como revelou o The Next Web. Mas um novo mito do Facebook começou a circular por esses dias: a plataforma estaria supostamente lendo arquivos de usuários criados pelo Google Docs.

Como começou esse novo mito do Facebook?

Um post no fórum Reddit levantou essa possibilidade. De acordo com um usuário não identificado, o Facebook poderia estar roubando dados de links do Google Docs compartilhados no Messenger. Seu relato menciona o envio de uma planilha criado no app, configurada de maneira que qualquer pessoa que clicasse no link pudesse ver o documento.

mito-do-facebook-share

Ele enviou esse link para seu irmão no Messenger, mas o mensageiro apresentou um erro com os dizeres, traduzidos do inglês: “Desculpe, essa funcionalidade não está disponível no momento“. Como ele nunca havia visto tal mensagem, ele tentou enviar o link mais algumas vezes, sem sucesso.

mito-do-facebook-mensagem

Ao fazer uma pesquisa pela mensagem no Google, ele descobriu que sua mensagem tinha sido barrada pelo filtro de spam do Facebook, e que funcionários iriam revisar e aprovar a mensagem antes de encaminhá-las ao seu irmão. Ao retornar para sua planilha do Google, o usuário identificou dois acessos anônimos em sua planilha, tentando contato com eles pelo chat e tirando uma captura de tela, que pode ver abaixo:

mito-do-facebook-anonimo

Pouco após tentar o contato, o usuário tentou enviar o link para seu irmão, mas dessa vez com sucesso. E temos aí um novo mito do Facebook: funcionários da plataforma estão bisbilhotando seus arquivos no Facebook. Mas o usuário está interpretando errado as informações sobre a resolução desse problema, levando-o a crer – e uma parcela da internet – que a rede social está lendo seus arquivos no Google Docs.

Mito do Facebook desvendado: provavelmente não são funcionários

Embora seja seguro dizer que o link enviado tenha caído no anti-spam, também é correto afirmar que os “intrusos” em sua planilha não eram funcionários reais, e sim bots do Facebook enviados para investigar se o link continha arquivos maliciosos. A grande questão é que o Google reconheceu a entrada desses bots no link e, quando você não possui o contato do usuário que acessou o link, ele é identificado como anônimo.

Porém, a história viralizou e, até o momento do fechamento desse artigo, já contava com cerca de 2380 curtidas e 254 comentários no Reddit. Apesar de parecer óbvio, é incrível que os números tenham chegado a esse ponto, considerando que todo link enviado por mensageiros como o próprio Hangouts da Google e até o WhatsApp podem ter bots enviados para conferir sua autenticidade. É dessa maneira, inclusive, que as prévias são mostradas antes do usuário clicar no link.

mito-do-facebook-luciano

Qual será o próximo mito do Facebook a surgir na internet?

Para não ser completamente injusto, de fato o Facebook já contou com uma falha de segurança que permitia a terceiros visualizar links privados através do Messenger, mas esse erro já foi consertado e não acontece mais. Mesmo assim, é bastante improvável – talvez impossível – que funcionários do Facebook estejam a espionar links para seus arquivos pessoais criados no Google Docs.

O site The Next Web, que revelou a história, entrou em contato com o Facebook para um posicionamento oficial da companhia sobre o caso, mas ainda não obteve retorno. Qual será o próximo grande mito do Facebook a aparecer na internet?

Esqueça os mitos e aprenda coisas reais sobre o Facebook nesses artigos:

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link