Marketing Digital 13/01/2012

Os 7 melhores sites do mundo sobre Mídias Sociais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Um freelancer que queira se manter atualizado e com um bom número de clientes, precisa de estar constantemente a atualizar os seus conhecimentos. Este hábito, garante que esteja por dentro das últimas novidades e que saiba o que de melhor o mercado tem para oferecer nesse momento. E as mídias sociais não são excepção neste campo. Além de serem uma forma de promover o seu trabalho, garantem um contato mais próximo com futuros clientes. Aqui no blog, já dei várias dicas sobre como melhorar o Edgerank no Facebook ou como conseguir mais fãs nesta rede social, mas a verdade é que existem um número infinito de coisas que você necessita de saber para ser eficiente nesses tipos de plataformas.

Isto porque muitas pessoas têm se concentrado apenas no site de Mark Zuckerberg, mas a verdade é que existem outros sites que podem fazer a diferença quando o assunto é gerar mais contatos para o seu negócio próprio. Há bem pouco tempo, tinha uma amiga minha que queria iniciar a carreira como tradutora, mas estava com dificuldades em conseguir os primeiros clientes. Até que lhe falei que no Twitter ela teria várias ofertas durante o dia, o que a acabou por deixar espantada com a quantidade de projetos que ela estaria deixando de parte, apenas por não visitar este microblog. De certa forma, se ela não tivesse conhecido o Twitter dificilmente poderia ter começado a sua carreira de tradutora freelancer e hoje poderia estar em outra área de negócio qualquer.

Recentemente, o Google Plus também tem crescido de um modo bastante interessante. O site Terra, publicou há algum tempo um artigo exaltando que o Brasil é o sexto maior utilizador do mundo nesta rede social. No Twitter, os brasileiros são o segundos maiores utilizadores do mundo. No ano de 2011, o Brasil foi o país que mais cresceu a nível de utilizadores de Facebook no planeta! Não estar nas redes sociais é, sem dúvida, o mesmo que deitar muitos reais fora nos dias de hoje. E os portugueses também podem tirar benefício de tudo isto, visto que têm a facilidade da língua ser bastante semelhante.

Como saber mais sobre redes sociais?

Há bem pouco tempo, dei alguns perfis do Twitter que qualquer freelancer deve seguir. Neles, dei lhe a conhecer algumas contas bastante interessantes e que, sem dúvida, devem ser revistas todos os dias. Mas isso não basta para ser influente nas redes sociais enquanto freelancer. É necessário procurar pelos melhores sites do mundo, que lhe deem a conhecer um pouco mais sobre as novas tendências. Por isso, hoje vou lhe dar a conhecer algumas das melhores páginas sobre mídias sociais do mundo. Alguns já estão há alguns anos no mercado, enquanto outros tiverem um crescimento gigantesco em 2011. Mas antes disso, confira alguns dos meus artigos sobre mídias sociais:

7 melhores sites do mundo sobre mídias sociais

1. Social Media Examiner

É o melhor a nível mundial. Além de contar todos os dias com um novo artigo, o conteúdo é de extrema qualidade. Dá a conhecer novas ferramentas em primeira mão, tendo todas as novidades que pode imaginar sobre mídias sociais. Conta também com vários eventos durante o ano, sendo as conferências realizadas online. Tem alguns dos melhores especialistas a nível mundial a escrever para o site.

  • Subscritores: 125 mil
  • Facebook: 73 mil fãs
  • Twitter: 45 mil seguidores

2. Jeff Bullas

Tem um estilo um pouco diferente do anterior, mas também é uma excelente ajuda. O ponto positivo é que o seu autor publica vários artigos por dia. Alguns com mais qualidade do que outros, Jeff Bullas consegue analisar vários pontos de vista e ensinar, de forma exímia, como gerir contas em redes sociais. A única coisa que não aconselho a fazer é seguir o seu Twitter. Com a quantidade de tweets que faz durante o dia, é bem provável que encha a sua timeline facilmente..

  • Subscritores: 130 mil
  • Facebook: 5 mil fãs
  • Twitter: 80 mil seguidores

3. Heidi Cohen

Com um artigo por dia, Heidi Cohen consegue juntar um número variado de temas, escrevendo sempre textos criativos. Com pouco mais de um ano de vida, o blog tem crescido a olhos vistos. O único ponto é o fraco design do site, mas que é compensado com o conteúdo de qualidade.

  • Facebook: 675 mil fãs
  • Twitter: 7 mil seguidores

4. Jeff Korhan


Mais virado a área dos negócios, este site é excelente para pessoas que trabalhem com internet marketing. O autor conta com vários anos de experiência no mercado e o próprio site ficou entre os 100 melhores blogs de mídias sociais a nível mundial na lista do Technorati.  Publica em média três artigos por semana.

  • Facebook: 700 fãs
  • Twitter: quase 8 mil seguidores

5. Viral Blog

Aconselho vivamente que sigam este blog. Apesar de um design um pouco antigo, o conteúdo é de extrema qualidade. O seu autor sabe como explorar os mais variados temas, desde a interação do Barack Obama nas redes sociais até à análise de várias marcas no Facebook. Em menos de um ano, tem conseguido cada vez mais seguidores. O único ponto negativo é não ter página de fãs no Facebook, algo que não se compreende para um blog que fala sobre mídias sociais..

  • Subscritores: 6 mil
  • Twitter: 7 mil seguidores

6. Who is Hosting This?

sites-sobre-midias-sociais-whoishostingthis

Uma ferramenta para descobrir qual serviço de hosting um site usa, o blog do Who is Hosting This? também aborda mídias sociais em seus textos. Um de seus artigos mais populares mostra como empresas de coisas padrão – como utilitários ou produtos de papelaria, por exemplo – estão fazendo bom uso das redes sociais, mesmo não sendo de áreas criativas ou de entretenimento. Clique no link para ler (em inglês).

  • Facebook: quase 3 mil fãs
  • Twitter: cerca de 2,5 mil seguidores

7. Pushing Social

Apesar de não ser apenas dedicado a redes sociais, este blog conta com dicas de grande valor. Esta página é mais dedicada a blogueiros, visto que utiliza um misto entre artigos dedicados às redes sociais e estratégias de marketing. Tal como o exemplo acima, também conta com um ebook que vale a pena conferir.

  • Facebook: 500 fãs
  • Twitter: 10 mil seguidores

Este são alguns dos melhores sites que você, como freelancer, deve seguir. Considere assinar a newsletter, curtir a página ou seguir no Twitter. Afinal de contas, estes sites podem dar-lhe um grande conhecimento sobre como conseguir mais clientes.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link