Instagram 12/02/2020

8 melhores métricas do Instagram em 2020

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Mesmo que tenha passado mais de um mês que 2020 começou, não duvido nada que ainda não tenha estabelecido suas metas para alavancar seu negócio no Insta. Ou pior, estabeleceu as metas, mas não está acompanhando as métricas do Instagram em 2020.

Como você vai saber se está alcançando o que estabeleceu no início do ano?

É fato que o Instagram mudou muito em 2019, a começar pela remoção dos likes nas publicações, o que tornou o jogo das mídias sociais mais complexo.

Mas te digo de antemão: like não paga boleto e, mesmo antes da mudança, usar as curtidas para parametrizar seu sucesso não era uma boa estratégia. Ou seja, agora é a sua chance de rever como analisa suas estratégias e é por isso que escrevi esse artigo.

Por isso, me acompanhe por mais alguns minutos e saiba quais são as melhores métricas do Instagram em 2020. Ao analisar esses fatores, você terá um panorama melhor do seu crescimento na rede social e poderá ajustar suas ideias de posts para Instagram de maneira a atrair mais seguidores e…vendas!

1. Alcance

Talvez uma das métricas que mais causem confusão, principalmente por sua semelhança com outro dado: as impressões.

É sabendo o quanto os seus posts estão alcançando novos usuários que você terá noção quanta visibilidade seus posts estão atraindo para a sua marca. Conferir se um post está conseguindo mais ou menos alcance te informa o que está dando certo ou errado na estratégia, te permitindo mudar a tempo.

Uso de hashtags do Instagram, tipo de chamada para ação ou até mesmo o tamanho da legenda de um post podem afetar o alcance e a solução para isso é testar diferentes alternativas.

Qual é a diferença entre alcance e impressão?

Alcance e impressão são métricas bastante parecidas, mas com uma diferença primordial entre si.

alcance indica quantas contas únicas um post seu alcançou. Já as impressões te dizem o número total de vezes que um post seu apareceu para usuários da rede.

Qual a diferença entre eles?

O alcance é contado apenas quando uma nova conta é atingida. Se o post que você fizer aparecer no meu feed uma vez, você conquistou mais um de alcance. Mas, se o mesmo post aparecer novamente, apenas a impressão é contada, mas o alcance permanece inalterado.

Qual o mais importante entre eles? Certamente o alcance. Ele quem indicará o número real de visibilidade que seu post alcançou.

metricas-instagram-2020-alcance

2. Toques no Botão Salvar

Não há nada como “pulo do gato” nas redes sociais. Publicar conteúdo de valor com consistência é o segredo para ser bem-sucedido. Mas se tivesse algo como “o grande macete para ser bem-sucedido no Instagram”, eu diria que é a quantidade de vezes que um post seu é salvo.

Um post é salvo quando o usuário se interessa pelo conteúdo, mas por algum motivo não pode dar atenção a ele agora, guardando-o para ver depois. Quando alguém clica no botão de salvar em um post seu, o algoritmo entende que o seu conteúdo é de valor. Quanto mais usuários salvarem suas publicações, maior será o seu alcance.

Avalie suas publicações e encontre os posts que mais foram salvos em seu perfil. Em seguida, tente encontrar o que fez esse post alcançar o número de salvamentos e replique essa fórmula em seus conteúdos futuros.

3. Vendas

Lembra do ditado “like não paga boleto”? Então não são as curtidas que deve perder seu tempo analisando, mas suas vendas.

Apesar de o Instagram ainda não contar com uma plataforma de venda imediata, é possível rastrear compras feitas no Instagram. Você pode fazer isso ao criar uma UTM para os links das páginas de venda que usa na rede social.

Para criar uma UTM, você pode instalar a extensão Google Analytics URL Builder no seu navegador Google Chrome. A UTM nada mais é que um código que vai com a URL da sua página de venda que te permitirá saber a origem de uma visita nas páginas do seu site – inclusive do Instagram.

Clique no link para instalar a extensão no seu browser.

4. Taxa de engajamento

A taxa de engajamento também é uma das principais métricas do Instagram em 2020. Ela é calculada considerando o número de curtidas e comentários dados em suas publicações.

Depois do botão de salvar, essa é uma das principais maneiras de conseguir mais alcance para as publicações do seu perfil. O melhor de tudo é que a taxa de engajamento no Instagram é fácil de calcular, como vou te mostrar abaixo.

Como calcular minha taxa de engajamento?

Existe uma fórmula básica para calcular sua taxa de engajamento, que envolve somar o número de curtidas e comentários em post.

Depois de pegar esse resultado, divida-o pelo seu número de seguidores atuais e multiplique o resultado por cem.

engajamento

Porém, é importante mencionar que essa fórmula tem algumas falhas que deve considerar. Uma delas é que ela não considera o número de vezes que um post foi salvo, o que também conta como engajamento.

Por outro lado, ela já é um bom indicativo de como está a performance dos seus posts. Agora, imagino que você queira saber como descobrir se sua taxa de engajamento é boa ou ruim. O padrão para uma boa taxa de engajamento está entre 1% e 3%. Um post acima disso é considerado ótimo!

Abaixo de 1% já significa que a sua publicação não está sendo bem recebida pelo público. É interessante avaliar ambos os casos, já que eles podem demonstrar o que funciona e o que não está funcionando em seu perfil. A partir daí, pode começar a aplicar algumas maneiras de aumentar engajamento no Instagram esse ano.

Para saber mais sobre como calcular a taxa de engajamento em seu Instagram confira também esse guia completo que preparei para você!

Dica: alguns programas facilitam e fazem o cálculo da taxa de engajamento por você. Por isso, confira agora essa lista completa com as melhores ferramentas de marketing do mercado!

5. Visualizações nos Stories

Ignorar as Stories do Instagram é um erro que você não pode cometer. Apesar disso, reconheço que pode ser difícil avaliar seus resultado e descobrir o que ressoa com o público.

Apesar de não ser ideal, a melhor maneira de ver isso é conferindo o número de visualizações nos posts feitos no Stories. Para estabelecer uma média de visualizações que seus Stories recebem, basta acessar os Instagram Stories Analytics de cada um tocando no botão inferior esquerdo da tela.

Registre o número de visualizações de cada um e, em seguida, divida a soma desses números com o total de slides publicados.

Pronto! Você terá uma média de quantas visualizações no Instagram Stories você recebeu.

6. Melhores horários para postar

Saber quais são os melhores horários para postar também é de grande ajuda para ter uma noção melhor de como o seu público se comporta no Instagram. Ou seja, também pode ser considerado uma das principais métricas do Instagram em 2020.

Felizmente, essa é um relatório do Instagram muito fácil de conseguir, como vou te mostrar nos passos abaixo. Primeiro, abra o app do Instagram e acesse o seu perfil. Em seguida, clique no ícone no canto superior direito.

metricas-instagram-2020-menu

Depois, clique em Informações.

menu informações

Selecione a aba Público.

metricas-instagram-2020-publico

Deslize para baixo até encontrar a seção Seguidores.

menu seguidores

Nessa seção, você pode ver em quais horários seus seguidores estão mais ativos na rede e também em quais dias da semana ele ficam mais tempo no Instagram.

Dica: Se ainda tiver dúvidas sobre como analisar os melhores horários para postar no Instagram, clique agora nesse artigo!

7. Crescimento

Além do alcance, você também precisa ter conhecimento sobre o crescimento em seu número de seguidores no Instagram. Você está ganhando ou perdendo seguidores? Por que isso está acontecendo?

É respondendo essas perguntas que conseguirá desenvolver estratégias para o seu Instagram crescer. Assim como no item anterior, também é bastante fácil descobrir se está a ganhar ou perder seguidores na plataforma.

Basta seguir os mesmos passos do item anterior, acessando também a aba Público. A primeira informação que aparecerá para você são o número de seguidores atuais e um comparativo mostrando quantos ganhou e quantos perdeu.

metricas-instagram-2020-crescimento

8. Tráfego para site

Fechando a lista das principais métricas do Instagram em 2020, o tráfego para o seu site não poderia ficar de fora. Afinal de contas, seus esforços na plataforma tem como objetivo final melhorar suas vendas ou facilitar esse processo, como na captação de leads para WhatsApp ou email marketing.

Para isso, você também pode criar as UTMs que citei no item 3 do artigo. Porém, quero te apresentar outra alternativa.

Principalmente se você se sente limitado em relação à quantidade de links que pode colocar no Instagram. E se você pudesse ter mais de um link na sua biografia do Instagram e ele fosse totalmente rastreável?

Você pode fazer isso por meio do AppTuts.bio! Nessa ferramenta, você criará uma landing page personalizada, que possibilita encaminhar seus seguidores do Insta para diversos links do seu site. Esses links podem direcioná-los à sua página de vendas, artigos do seu blog ou qualquer outra página que considere interessante.

Todos os links que inserir são contabilizados na área de relatórios que o AppTuts.bio possui, te permitindo analisar quais são as páginas mais acessadas por seus seguidores no Insta.

Se interessou pela ferramenta? Então clique agora no link e comece a usar já o AppTuts.bio!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link