Marketing Digital 17/08/2011

Os 9 melhores livros para melhorar o seu negócio

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Ler é um hábito que deve fazer parte do seu dia-a-dia de freelancer. Renovar os seus conhecimentos é algo essencial para quem trabalha nesta área, visto que as atualizações são constantes e se você não está por dentro das últimas novidades o mais certo é que os seus clientes deixem de o procurar para começarem a apostar em quem realmente está por dentro do assunto. Eu tenho por hábito ler muito. Até porque a minha profissão de jornalista o obriga. Mas a verdade é que os livros assumem uma parte essencial na minha organização semanal.

Defini como objetivo ler, pelo menos, um livro por mês. Quando consigo, tento sempre ler dois. Ter uma meta de leitura mensal também é importante, pois cria uma obrigação na sua mente. Mas fique abaixo com a minha lista dos nove livros que deve ler o mais rápido possível!

livros para freelancers

1. Rework

Rework é um livro criado por Jason Fried e David Hansson, os criadores da milionária empresa 37signals, conhecida pelo seu software Basecamp. O livro apresenta uma abordagem incrível para todos aqueles que desejam tornar-se empreendedores no futuro, evitando uma série de princípios que os próprios consideram errados: as reuniões só servem para perder tempo, os planos de negócios não servem para nada, ter uma equipa grande de vendas não significa que você consiga vender mais, entre muitas outras desconstruções simplesmente incríveis. Um livro mais que recomendado para quem deseja criar uma empresa e/ou estabelecer-se no mercado da melhor forma possível e com uma visão de sucesso. A 37signals tem mais de 10 anos de mercado, mais de 5 milhões de clientes e factura várias dezenas de milhões de dólares por mês, naquele que é considerado por muitos o modelo de negócios perfeito para a internet.

2. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

O livro Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes é baseado em várias pesquisas, que foram realizadas nos últimos 200 anos relativamente ao sucesso e o que as pessoas faziam para alcança-lo. O autor Stephen Covey verificou quais as características das pessoas vitoriosas a nível mundial e compilou-as todas neste livro fantástico, que aconselho vivamente. Ideal para quem sente que o dia lhe escapa por entre as mãos, para quem realizar tarefas é uma coisa muito complicada e que conseguir equilibrar a vida profissional e familiar é um mito. Toda a informação é partilhada de uma forma bastante organizada, o que facilita a leitura e a compreensão da publicação. O autor é também dono da empresa Franklin Convey, que realiza workshops em todo o mundo sobre organização e desenvolvimento empresarial e pessoal. Vendeu cerca de 18 milhões de cópias em todo o mundo.

3. 4 Horas por Semana

Já imaginou alguém conseguir trabalhar quatro horas por semana e mesmo assim receber um excelente salário ao final do mês? Se considera isso impossível, aconselho-o vivamente a ler o 4 horas por semana, livro escrito por Tim Ferris. O norteamericano conta como passou de constantes despedimentos, a um jovem que trabalhava apenas umas horas por semana e viajava todos os meses. Ensina também como ter o seu próprio negócio através da internet, delegar grande parte das funções que tem e descobrir um negócio que lhe permita desfrutar de todo o seu tempo livro. Um livro muito particular, que foi bem aceite pela crítica internacional. Ideal para quem quer definitivamente abandonar o seu atual emprego e entrar no mundo do freelancing.

4. O Homem Mais Rico da Babilônia

Foi dos primeiros livros que li e continua atualmente guardado, pois serve para ser revisto cada vez que tiver alguma dúvida relacionada com as minhas finanças pessoais. O Homem mais rico da Babilónia, escrito por George Samuel Clason no ano de 1926, este livro dá-lhe concelhos sobre economia que são válidas até aos dias de hoje, baseado em parábolas que aconteceram na Babilônia. George Samuel Clason, militar e professor, analisa vários pontos que o ajudam a atingir o sucesso como Investir no seu conhecimento, fazer o que mais gosta ou técnicas de poupança, entre muitas outras, num livro que já vendeu milhões de cópias em todo o mundo. De fácil leitura.

5. The Unlimited Freelancer

Ao contrário dos outros livros, o The Unlimited Freelancer é apenas dedicado ao trabalho de freelancer e é quase como um guia obrigatório para quem quer trabalhar nesta área. Aborda vários temas como: produtividade, organizar o ambiente de trabalho ou conseguir mais clientes. Apesar de estar em inglês, o The Unlimited Freelancer é de leitura fácil e o preço de 29 dólares pelo ebook é bastante aceitável para a qualidade que ele traz. Aconselho vivamente a quem está indeciso entre começar, ou não, a carreira de freelancer, pois dá excelente perspectivas sobre o que é realmente necessário. O mais certo é que no final chegue à conclusão que é preciso bem menos do que pensava. Contudo, o site conta com uma promoção, estando nos próximos dias à venda por 19 dólares.

6. How to be a Rockstar Freelancer

O How To Be Rockstar Freelancer é outro livro apenas dedicado à área de freelancer. A obra conta com pontos bastante interessantes, apesar de eu considerar que acaba por ser um pouco inferior ao The Unlimited Freelancer, pois aborda temas com menos profundidade. Contudo, não deixa de ser uma leitura bastante agradável. A parte que financeira, mais propriamente a que ensina a calcular o seu valor por hora, o que deve fazer para lidar bem com os clientes ou o como lidar com a gestão financeira do seu negócio é o ponto forte do How To Be a Rockstar Freelancer.

7. Vai Fundo

A Winelibrary, propriedade do enérgico Gary Vaynerchuk, é atualmente um sucesso de vendas nos EUA, com uma faturação anual no valor de 50 milhões de euros. No livro Vai Fundo, o autor revela como conseguiu chegar ao sucesso da sua empresa no mundo da internet, através do seu simples blog. Vaynerchuk mostra-lhe o que deve fazer, tanto a nível de redes sociais como de palestras para tornar o seu blog um sucesso. O escritor revela também outro pormenor que considero muito interessante: nos dias de hoje você tem uma oportunidade única da fazer aquilo que ama. Para isso, basta criar um blog e a partir daí o mundo se abrirá, se realmente você for bom naquilo que faz. A sua visão otimista cativa qualquer um que ainda esteja na dúvida se deve abandonar o seu emprego ou não.

8. Free

No livro Free, Chris Anderson aborda um tema bastante em voga na internet: a gratuitidade. No fundo, o autor afirma que todos os produtos no mundo podem (e devem) ser grátis, desde que tenham uma forma alternativa de ganhar dinheiro. E isso apenas acontece graças à internet, visto que apenas neste meio é possível criar produtos digitais, o que facilita este gênero de negócio. No entanto, Chris Anderson dá ideias reais de ideias inovadoras de negócios em que pode ser aplicado este conceito de ter todos os produtos grátis.

9. Zen to Done

Se quer viver uma vida tranquila no seu dia a dia, cheia de produtividade, este é um excelente livro. Uma obra escrita pelo conceituado  Leo Babauta, autor do blog Zen Habits. No fundo, o livro ajuda-o a criar hábitos que garantam que viva em harmonia com o trabalho e com a sua vida pessoal. Ajuda essa que apenas começará a dar frutos a longo prazo, mas que com certeza valerá a pena.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.