Ferramentas 03/05/2019

41 melhores ferramentas de marketing

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Simplificar o marketing digital é um dos propósitos do meu negócio, como você pode ver em palestras e cursos online na minha página. E é impossível trabalhar com mais agilidade sem escolher algumas ferramentas de marketing.

Da mesma maneira que o marketing digital engloba uma grande quantidade de assuntos – e muitas verdades que poucos contam -, também existe uma imensidão de ferramentas de marketing que pode usar no seu dia a dia.

Esses programas, aplicativos e sites atendem a diversos tipos de demanda. Elas podem servir para ganhar seguidores no Instagram, gerenciar mídias sociaisfazer Instagram Stories criativos, entre uma infinidade de outras possibilidades.

Você pode estar procurando ferramentas de marketing para começar uma carreira na área ou simplesmente para substituir alguma ferramenta que queira substituir.

Por isso, confira abaixo algumas opções de ferramentas de marketing que uso ou já usei algum dia e recomendo!

1. Top Posts

Uma das melhores ferramentas para fazer curadoria de conteúdo no Instagram, especialmente se não sabe bem como criar conteúdo para engajar seu público. Com o Top Posts, você pode pesquisar por um perfil influente que atenda ao mesmo nicho que o seu.

use a ferramenta top posts

Ao fazer essa pesquisa, a plataforma te retorna com os posts mais curtidos ou comentados. Dessa maneira, você pode analisar elementos da publicação que fizeram com que ela atingisse o pico de engajamento daquele perfil.

Para começar a usá-la é muito simples. Basta clicar no link para fazer seu cadastro, vincular sua conta do Instagram e colocar os nomes de perfil que deseja estudar.

A partir daí, basta clicar em um post para saber como ele é e a quantidade de likes e comentários que recebeu!

2. Gerenciagram

O serviço foi criado para usar interações automáticas para encontrar e interagir com usuários que podem se tornar seguidores que podem ter interesse no seu conteúdo.

Como ele faz isso? Permitindo que configure essas buscas automatizadas de acordo com hashtags, localizações ou outros perfis na rede social. Todos esses filtros e seleção são configuradas por você e esse é o único trabalho que você vai ter ao usar o Gerenciagram.

Além das interações, você pode usar o Gerenciagram para agendar posts no Instagram, enviar mensagens de boas vindas a novos seguidores e acompanhar relatórios sobre o crescimento do seu perfil.

Dica: o Gerenciagram oferece 5 dias de testes GRÁTIS em sua plataforma. Basta clicar no link e fazer seu registro para começar seu teste!

3. Bume

Assim como o Gerenciagram, o Bume é uma excelente alternativa para quem está procurando uma maneira de gerenciar seu perfil no Instagram.

ferramentas de marketing bume

Além de contar com as interações automáticas que falamos acima, o Bume permite agendar posts no feed ou Stories do Instagram sem maiores problemas.

Você também pode criar campanhas de directs automáticas. Essa ferramenta pode ser usada para dar boas vindas a novos seguidores ou anunciar promoções e lançamentos aos seus seguidores, por exemplo.

O Bume também oferece aos novos usuários 5 dias de testes GRATUITOS com todas as funcionalidades liberadas. Clique no link para se cadastrar e aproveitar já!

4. Seguir.me

Focado nas interações automáticas para conquistar mais seguidores, o Seguir.me também oferece a oportunidade de criar filtros para buscas automatizadas de novos seguidores para seu perfil.

Ele é um dos poucos que permite configurar curtidas, seguidas e também comentários nas interações automáticas. Você pode colocar mais filtros em suas buscas, segmentando as interações por gênero ou de acordo com o tipo de conta do usuário (padrão ou a conta business). Uma das feramentas de marketing focadas apenas no Insta.

Aproveite o período limitado de testes  GRÁTIS do Seguir.me e conheça todas as suas funcionalidades! Clique no link e se cadastre já para começar a aproveitar!

5. Etus

Se o seu foco não está no Instagram mas precisa de ferramentas de marketing para gerenciar todas as mídias sociais dos seus clientes, o Etus é uma das mais indicadas. A plataforma traz uma funcionalidade que permite gerenciar o fluxo de trabalho, que vai da criação de um conteúdo, sua aprovação, agendamento e avaliação de resultados.

Vale lembrar que o Etus também foi atualizado de maneira a também permitir o agendamento nas plataformas de Stories, tanto do Facebook quanto do Instagram.

Por fim, você pode analisar métricas, criar landing pages para suas mídias sociais e responder mensagens em sua Fan Page ou perfil no Instagram ou Twitter. Clique no link para conhecer todos os benefícios de usar o Etus para administrar suas mídias sociais.

6. MailChimp

Uma das principais ferramentas de email marketing não poderia ficar de fora dessa lista. O MailChimp é uma plataforma gratuita e ideal para quem está começando a montar uma lista de emails e newsletter.

Através dele, você pode segmentar sua lista em diversos nichos, criar o conteúdo dos emails e avaliar métricas como taxa de abertura e quantidade de emails enviados, entre outros. Acesse o link para começar a usar o MailChimp!

7. GetResponse

O GetResponse é uma alternativa ao MailChimp. Também criado para facilitar o email marketing, ele não se sustenta apenas nos emails. A plataforma também permite a criação de landing pages, criar webinários e fluxos de trabalho automatizados, entre outros.

a plataforma serve para automatizar seu marketing

Por isso, veja mais sobre o GetResponde acessando sua página e conhecendo suas ferramentas.

8. E-Goi

Assim como o GetResponse, o E-Goi foi criado para ser uma plataforma de automação em marketing digital. Isso significa que ele traz algumas funcionalidades em comum.

Entre elas ferramentas para gestão de email marketing, possibilidade de criar campanhas de SMS automáticas e inclusão de notificações web ou mobile. Clique no link para ver o que o E-Goi tem a oferecer.

9. Leadlovers

Outra plataforma completa para o marketing digital. O Leadlovers junta funções de email marketing, SMS automáticas e atendimento pelo Facebook Messenger.

Além disso, a plataforma permite a seus usuários encurtar URLs e aproveitar gatilhos emocionais nos conteúdos de vendas que envia a seus leads, como o gatilho de escassez e da urgência. Entenda como o Leadlovers funciona acessando seu site em português.

10. OptinMonster

Apesar de serem consideradas irritantes no passado, maneiras menos invasivas de usar os famigerados popups melhoraram a relação do usuário com esse tipo de janela. Agora aparecendo no mesmo site, elas se tornaram ferramentas muito úteis para converter vendas e, principalmente, leads para o email marketing.

O OptinMonster é a principal ferramenta para criação e instalação dos popups em seu site. É com ela que você criará as janelas e também poderá avaliar seu desempenho e fazer testes de performance. Clique no link para entender mais sobre como o OptinMonster funciona!

11. InstaPage

Usar landing pages é uma das melhores coisas que pode fazer em seu site. Destinadas a vender ou capturar nomes para sua lista de email, elas normalmente são a primeira parada de quem clica em um link de um anúncio nas mídias sociais ou no Google.

O InstaPage permite que crie essas páginas de maneira fácil e ágil, sem precisar da ajuda de um programador ou designer, por exemplo. Através do acervo de templates, você pode editar e deixá-lo com a identidade de sua marca, utilizando para capturar leads em seu negócio.

Veja mais detalhes sobre o InstaPage acessando seu site.

12. Landingi

O Landingi é uma alternativa ao InstaPage e recomendo bastante que teste cada um deles separadamente antes de decidir qual dessas ferramentas de marketing você prefere para criar landing pages.

ferramentas de marketing landingi

Ele traz seu acervo próprio de templates para as páginas de captura que for criar, permitindo editá-las de acordo com sua identidade visual. Além disso, pode criar várias versões de uma mesma landing page para fazer testes e comparar resultados.

Veja tudo sobre o Landingi acessando o link.

13. Ferramenta de Sorteio no Instagram AppTuts

Além das interações automáticas, uma boa estratégia para aumentar seu número de seguidores no Instagram são os sorteios. Existem diversas regras e regulamentações para fazê-lo no Brasil que mencionei nesse artigo.

Mesmo que o processo seja burocrático, ele vale bastante a pena. Mas como fazer esse sorteio? Existem diversas ferramentas para isso, mas a do AppTuts é uma das mais completas e simples a serem lançadas.

Basta ligar sua conta do Insta, apontar em qual post está sendo realizado o sorteio e configurar as regras. Depois disso, o próprio app elege um sorteado aleatório. Acesse o link para usar a ferramenta GRATUITAMENTE.

14. Ferramenta de links para Instagram

Uma das principais regras do Insta é a possibilidade de colocar apenas um link na biografia do Instagram. Esse link pode ser para qualquer site externo, mesmo que a página simplesmente te encaminhe para outros sites.

Esse é o propósito da ferramenta de links para Instagram da Ana Tex. Através dele, você conseguirá criar uma página de menu. Nela, seu seguidor poderá escolher para qual conteúdo ou página do seu site ele deseja ir. Clique no link para conhecer a ferramenta.

15. Followers Insight

Uma ferramenta externa que serve para gerar relatórios no Instagram. O Followers Insight apresenta dados como crescimento no número de seguidores em um determinado período, taxa de engajamento e até mesmo quem te bloqueou no app. Baixe-o no Android ou iPhone.

use o app para gerar relatorios sobre seu insta

16. Gerador de link para WhatsApp

Enviar seguidores para se cadastrar em uma lista de WhatsApp é um passo importante para criar uma comunicação mais próxima e orientada à venda. Como não há feed no mensageiro, você pode falar com esse lead com menos distrações. Mas como colocar esses seguidores em uma lista?

Você pode colocar um link para WhatsApp através de uma ferramenta que gera links para uma janela de conversa contigo. Para aprender como usá-la gratuitamente, basta acessar a página!

17. Hootsuite

Uma das primeiras plataformas para administrar contas nas mídias sociais o Hootsuite já possui mais de 10 anos desde sua criação, sendo uma das primeiras ferramentas de marketing digital.

ferramentas de marketing hootsuite

Antes disponível apenas como uma maneira de gerenciar várias contas do Twitter, hoje ele dá suporte à uma considerável quantidade de redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e LinkedIn. Aprenda tudo sobre uma das mais antigas ferramentas de marketing clicando no link.

18. Buffer

Uma das melhores ferramentas para profissionais de redes sociais, o Buffer é um dos gerenciadores mais conhecidos para quem trabalha com mídias sociais. Disponível em planos gratuitos e pagos, você pode usá-lo para agendar posts no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas.

A ferramenta analisa o engajamento de seus posts e oferece sugestões dos melhores horários para postar. Isso permite que apenas crie seus posts e os envie para uma fila, agilizando o trabalho. Clique no link para conhecer o Buffer.

19. Sprout Social

Diferente das ferramentas de marketing que mencionei até aqui, o Sprout Social oferece uma solução mais holística na área de mídias sociais. Ou seja, ela serve tanto para agendar suas publicações em diversas plataformas quanto para analisar os resultados de suas ações.

O Sprout Social avalia tanto seu perfil como um todo como a performance de cada post. Com esses dados, o próprio app oferece sugestões sobre quais tipos de posts geram mais engajamento e em quais horários seu público está mais ativo. Veja mais sobre o Sprout Social através do link.

20. Hubspot

Se o Sprout Social é considerado uma plataforma completa nas mídias sociais, o HubSpot eleva mais um nível e serve para conduzir todo o marketing do seu negócio. O custo também é considerável e indicado para agências de marketing digital.

Com o Hubspot, você será capaz de calcular informações mais complexas. Entre elas, o retorno sobre investimento de suas campanhas de anúncios, sejam eles do Facebook, Google ou email, por exemplo.

Você também pode agendar posts e configurar alarmes sobre o uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Acesse o link para conhecer o Hubspot.

o hubspot e uma plataforma para cuidar de toda sua empresa

21. Reportei

Uma das melhores ferramentas de marketing criadas no Brasil. O Reportei é especializado em gerar relatórios de mídias sociais como Pinterest, Face e Insta, por exemplo.

Esses relatórios são gerados automaticamente, bastando vincular sua Fan Page ou perfil para que o próprio Reportei faça a coleta e análise dos dados. Você pode usá-lo tanto para entender como seus conteúdos podem gerar engajamento quanto o retorno de seus anúncios. Clique no link para conhecer o Reportei.

22. Google Analytics

Não há como negar que o Google Analytics é essencial para qualquer um que tenha um site na internet. A ferramenta do Google levanta todo tipo de informação em sua página.

Número de visitantes, quais artigos são mais acessados, onde seus visitantes costumam clicar com mais frequência e até mesmo quantas vendas fez em seu website, ideal para quem tem uma loja virtual.

O melhor de tudo: a ferramenta é gratuita e basta ter um conta Google para começar a usá-la! Acesse a página para começar!

23. Canva

Se você é uma agência de um homem só e não é um designer de formação, então o Canva será sua melhor alternativa entre as ferramentas de marketing para criar artes para seu site e mídias sociais. O serviço é gratuito e pode ser usado tanto nos navegadores quanto celulares.

A ferramenta de design possui diversos modelos, criados de acordo com os tamanhos ideais de imagens para mídias sociais. Dessa maneira, basta escolher o tipo de post que irá fazer e começar a procurar imagens e elementos para compor seu conteúdo.

ferramentas de marketing canva

A interface do Canva é intuitiva e fácil de usar, permitindo a qualquer iniciante começar a fazer trabalhos satisfatórios na criação das imagens. Veja mais sobre o Canva através do link.

24. BeFunky

Uma alternativa interessante ao Canva, já que possui ferramentas parecidas. Através dele, você também será capaz e selecionar modelos baseados nas exigências das mídias sociais.

O BeFunky permite criar diversos tipos de trabalho, como colagens e mosaicos, entre outros. A ferramenta ainda facilita a vida dos usuários, ao oferecer diversos guias e tutoriais para explorá-lo melhor. Acesse o link para usar o BeFunky.

25. Pablo

O Buffer não serve apenas para agendar posts em mídias sociais, como mencionei antes. Por conta do Pablo, você também passa a poder criar conteúdo na mesma janela, agendando-o através do Buffer logo em seguida.

Esse editor de imagem foi feito com a intenção de fazer o usuário permanecer na ferramenta, ao invés de usar duas ferramentas de marketing distintas. Assim como o Canva e o BeFunky, o Pablo possibilita a profissionais de outras áreas criar imagens para redes sociais de maneira fácil e descomplicada.

Conheça mais sobre o Pablo acessando o link e experimentando suas ferramentas.

26. Quik

Enquanto os três exemplos anteriores são ideais para criar imagens sem ser um profissional em design, o Quik faz o mesmo para quem precisa produzir vídeos. E ele faz tudo de maneira automatizada, mas permitindo que faça mudanças.

O que eu quis dizer com isso?

Que a única coisa que precisa para ter um vídeo pronto no Quik é adicionar imagens, músicas e gravações suas, que ele mesmo dará conta de criar o conteúdo. Após fazer isso, ele te dará uma prévia do resultado para aprovação. O Quik oferece diversos modelos de vídeos, inclusive o padrão vertical das Stories. Baixe o Quik em seu iPhone e veja porque ele pode ser considerado uma das melhores ferramentas de marketing para seu celular.

use o quik para criar conteudo em video

27. Lumen5

Talvez uma das melhores ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais. Diferente dos criadores de vídeos e editores e imagens mostrados até aqui, o Lumen5 cria conteúdo de um jeito bem diferente.

Ao invés de gravar oferecer pequenas opções de edição, o Lumen5 é, provavelmente, o único app que cria conteúdo a partir de um texto.

Possui um texto bem acessado no seu blog?

O Lumen5 permite transcrevê-lo em uma apresentação ou vídeo a partir de um artigo em seu blog. Para isso, basta acessar sua página, colar o artigo do blog e escolher o formato da apresentação. O Lumen5 possui modelos para Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, entre vários outros. O melhor: é gratuito!

ferramentas de marketing lumen5

28. Video Resizer for IGTV

Apesar do início conturbado, o IGTV está começando a se tornar um sucesso e a ser adotado por usuários e empresas. Se não acha necessário usar o IGTV por já ter um canal no YouTube, talvez essa ferramenta o faça mudar de ideia.

O Video Resizer for IGTV é um software que otimiza seus vídeos para o IGTV. Para preencher lacunas deixadas pela conversão, o app cria borrões das cores que estão nas bordas do vídeo. Clique no link para baixá-lo no iPhone!

29. Videoshop

Se os vídeos do seu canal são feitos através do telefone, o Videoshop pode ser o app ideal para você. Disponível para smartphones, o Videoshop permite gravar vídeos e editá-los imediatamente.

Ou seja, ele acaba por economizar o trabalho que teria para importar o vídeo em outro app. Suas ferramentas de edição incluem cortes, redimensionamentos, adição de músicas e texto e diversas opções de filtros e transições. O Videoshop pode ser baixado tanto no Android quanto no iPhone.

30. Crop Video

Outra opção interessante para ajustar seus vídeos ao formato do IGTV ou Stories do Instagram. O Crop Video pode ser usado direto do seu navegador – acesse o site! -, bastando enviar seu vídeo em formato horizontal.

transforme seus videos na horizontal para outros formatos com esse app

A partir daí, ele usa inteligência artificial para reconhecer rostos e objetos do vídeo. Depois do reconhecimento, ele irá cortar o conteúdo de maneira que destaque esse objeto. Vale lembrar que, se o corte automático não agradar, você pode editar por conta própria.

31. PostMuse

Ideal para encontrar imagens e ilustrar seus posts nas mídias sociais, o PostMuse traz diversos modelos que pode editar de maneira que atinja seu público, podendo se tornar uma de suas principais ferramentas de marketing.

Além disso, o app traz truques e dicas de como usar esses templates para dar vida às suas ideias de post para Instagram ou qualquer outra mídia social. O app também conta com diversos filtros, fontes e outros elementos gráficos.

Você pode enviar suas próprias imagens para usar na criação dos posts. O PostMuse pode ser baixado tanto no iPhone quanto no Android.

32. Zest

O Zest é uma ferramenta para fazer curadoria de conteúdo especialmente focada em quem busca aprender mais sobre marketing. Ou seja, acaba se tornando obrigatório para quem precisa aprender mais sobre o assunto.

Você pode personalizar a plataforma para o assunto que te interessar mais. Por exemplo, se prefere conteúdo sobre email marketing ou anúncios de Instagram, pode configurar o Zest para que mostre os conteúdos mais relevantes sobre esses temas.

Conheça o Zest acessando o link.

33. Google Trends

Se estiver buscando ideias de posts, o Google Trends pode ser a ferramenta ideal para você. Ele mostra as principais tendências de pesquisa sobre qualquer assunto que precisar. Para usá-lo, basta acessar o site e definir uma palavra-chave, como mostro no exemplo abaixo:

ferramentas de marketing trends

Depois, você receberá quais as principais tendências acerca daquele assunto, inclusive as palavras-chave em crescimento no número de pesquisas. Ideal para descobrir o que os usuários estão buscando de novo dentro do seu tema. Veja mais acessando a página.

34. Planejador de Palavras-Chave Google

Junto ao Google Trends e o SEMRush que falarei abaixo, o Planejador de Palavras-Chave é mais uma maneira de obter ideias para seus artigos no blog. Para usá-lo, basta ter uma conta no Google Ads (mas não precisa gastar em anúncios) e começar a pesquisar pelas palavras-chave.

Você pode tanto verificar o volume de pesquisas mensais para um termo como obter alternativas semelhantes à palavra-chave que inseriu. Os três apps, em conjunto, são a melhor maneira de gerar ideias para seus posts. Conheça o planejador através do link.

35. SEMRush

Uma das principais ferramentas de marketing para quem trabalha com SEO. O SEMRush disponibiliza informações completas sobre sites – incluindo o seu! – e suas respectivas páginas, palavras-chave e comparações entre você e sua competição.

Através dele, você também pode gerar todo tipo de relatório. Você pode montar relatórios sobre o crescimento no número de visitantes, quais páginas foram mais acessadas e efetividade dos seus anúncios, entre uma infinidade de métricas que pode acompanhar. Clique no link para conhecer todas as ferramentas do SEMRush.

36. SimilarWeb

Se precisa saber mais sobre seus concorrentes, o SimilarWeb pode ser a solução ideal para você entre as ferramentas de marketing dessa lista. Essa plataforma permite comparar o tráfego de seus sites com o de seus concorrentes.

Dessa maneira, você poderá entender melhor como seu site se compara a outros dentro do seu nicho e, então, desenvolver estratégias para superá-los. Acesse o SimilarWeb para saber mais.

37. Browseo

Já sentiu curiosidade em saber como um bot do Google lê o seu site? A proposta do Browseo é justamente essa: mostrar sua página com a perspectiva dos bots. Ele ignora as estilizações que inseriu e destaca as partes importantes para o ranking SEO desse site.

Com isso, você poderá ter ideia de como otimizar seu site e aumentar o SEO para melhorar seu número de visitas mensais. Veja mais sobre o Browseo acessando sua página.

38. LanguageTool

Não importa se o seu foco está na produção de artigos para blogs, vídeos para YouTube, transmissão de lives ou até mesmo nos podcasts: em todos eles você precisa, ao menos, escrever um roteiro. E para isso, precisa escrever bem.

o languagetool ajuda a escrever suas pecas com maior qualidade

Ou seja, independente do tipo de conteúdo que produza, o LanguageTool é uma das ferramentas de marketing mais úteis para você. Mesmo com o nome em inglês, a ferramenta corrige textos em português.

Para usá-lo, basta clicar no link e colar o texto que escreveu. A partir daí, a ferramenta analisa seu texto e oferece correções gramaticais, sinônimos para evitar repetição de palavras e acertos na sintaxe. Tudo isso gratuitamente!

39. Ulysses

Se utiliza ferramentas de marketing para produzir e vender ebooks, o Ulysses é ideal para você. Disponível para Mac ou iPhone e iPad, a ferramenta é interessante pois melhora sua produtividade na escrita de projetos longos.

Você pode fazer marcações em seus textos para deixar alguma observação – por exemplo, checar uma informação para saber se ela é verdadeira -, além de sua interface ser desenvolvida para focar na escrita, eliminando distrações. Veja mais sobre o aplicativo acessando o site.

40. Scrivener

Já o Scrivener é uma solução para escrita de ebooks que também está disponível nos computadores Windows. Com funcionalidades parecidas aos do Ulysses, a ferramenta também o ajuda a focar na escrita e permite fazer marcações.

Além disso, seus projetos podem ficar organizados de maneira acessível, não te obrigando mais a percorrer pastas e mais pastas em busca do rascunho de um livro. O Scrivener também permite dividir seu ebook por capítulos e fazer um esboço da diagramação. Clique no link para conhecer o app.

41. Ferramentas de Marketing – IG:dm

Apesar de existirem diversos gerenciadores de Instagram que permitem responder às directs, o IG:dm tem foco especial nisso. Ou seja, você não terá acesso ao feed ou a outros módulos que podem te distrair, focando apenas na troca de mensagens.

ferramentas de marketing igdm

Ele pode ser útil caso tenha uma equipe com diversos profissionais e não deseja abrir todas as informações do seu negócio no Insta. Quem utilizar o IG:dm, poderá acessar apenas a parte das mensagens e ver quais dos usuários que está seguindo não te segue de volta.

O programa está disponível para Mac ou Windows, e pode ser acessado através do link.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link